5 de Julho de 2013 SEXTA - Evangelho - Mt 9,9-13
No Império Romano, os
impostos eram cobrados em todas as províncias, pois era necessário pagar as
contas do imperador, mas também era o subsídio que manteria aquele gigante
império em pé.
Para coletar os
impostos das províncias, algumas pessoas eram recrutadas. Elas eram chamadas de
coletores de impostos ou publicanos. Na época de Jesus, esse era um dos
trabalhos mais indignos de serem feitos. Afinal, um judeu que cobrasse impostos
de seu próprio povo para ajudar o Império Romano era visto como o mais sujo
entre a população.
Os publicanos, além de
cobrar os impostos para o Império, ainda coletavam dinheiro para eles próprios.
E isso aumentava ainda mais a cólera dos judeus. Esses coletores, portanto,
eram considerados os piores pecadores da época. E, segundo os Evangelhos,
Mateus se encaixava nessa descrição de trabalho.
Mateus (em grego:
Ματθαιος – Matthaios), exercia o seu trabalho em Cafarnaum, na Galileia, – e
foi ali que Jesus o chamou para uma nova vida. Com certeza, Mateus já tinha
ouvido várias vezes as pregações do Mestre, e esse foi o seu processo de
conversão. No momento em que Jesus o chama, ele já está preparado para dar uma
resposta decisiva.
Segundo a Tradição, o
primeiro Evangelho de nosso Novo Testamento foi redigido pelo apóstolo Mateus.
Hoje, os estudiosos dizem que ele não foi o primeiro a ser escrito, mas
reconhecem que ele foi o primeiro a ser aceito nas igrejas nascentes. O
Evangelho de Mateus se dirige aos judeus convertidos ao cristianismo, essa é a
razão de existirem tantas citações do Antigo Testamento, visando a uma maior
compreensão do Mistério da Morte e Ressurreição de Jesus para aquele povo.
O Evangelho de Marcos,
depois de muitas pesquisas, é considerado o mais antigo dos quatro Evangelhos,
mas o Evangelho de Mateus, por sua linguagem mais completa, sempre foi
considerado o precedente, exatamente por causa de seu uso, como já dissemos.
Alguns padres antigos
nos falam a respeito de Mateus. Santo Irineu de Lion (130 – 200/202) diz o
seguinte: “Mateus, de fato, produziu seu evangelho escrito entre os hebreus no
dialeto deles...”. Outro padre apostólico, Pápias de Hierápolis (70 – 140/155),
também afirma: “Mateus pôs por escrito a sua história, a respeito de Jesus, em
dialeto hebraico e cada um traduzia segundo a sua capacidade (como podia)”. E
Orígenes (185 – 253), outro padre da Igreja, fala-nos assim: “Conforme recebi
da Tradição, sobre os quatro Evangelhos, eles são os únicos aceitos sem
resquício de dúvidas em toda a Igreja de Deus, no mundo inteiro. O primeiro foi
escrito por Mateus, aquele mesmo que fora publicano, mas depois se tornou
apóstolo de Jesus Cristo. Ele redigiu o seu Evangelho para os judeus
convertidos, e o escreveu em hebraico”.
Essas testemunhas
ajudam-nos a entender a importância de Mateus para a nossa Igreja. Mateus, ou
um de seus discípulos, deixou-nos um Evangelho bonito e com imagens vivas de
nosso Senhor Jesus. Que nós, cristãos católicos, sejamos capazes de deixar
todos os nossos antigos costumes que não nos ajudam a bem viver, e começar a
seguir Jesus incondicionalmente. Largar a nossa banquinha de cobradores de
impostos, que oprime o Povo de Deus, e ajudar Jesus a construir um Reino de paz
e amor aqui nesta Terra. Que São Mateus nos abençoe e nos ajude nesta difícil
caminhada para a construção do Reino de Deus!
Muito bonita essa visão do evangelho.. Rogai por nós São Mateus!
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