.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Padre Queiroz

17 de Julho de 2013 QUARTA - Evangelho - Mt 11,25-27

Escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 
Este Evangelho nos mostra que Deus gosta das pessoas simples e humildes, e se revela a elas mais do que aos sábios e entendidos. Toda a Bíblia fala da predileção de Deus pelos “pequeninos”. 
Jesus mesmo era “pequenino”: “Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós” (Mt 11,29). 
Quando Jesus fazia um milagre e mostrava o seu poder divino, pedia aos discípulos que não divulgassem o fato. Isso porque ele queria continuar sendo tido na sociedade como uma pessoa simples e humilde, igual ao povo pobre com quem convivia. E ele nos pede para fazer o mesmo: “Cuidado! não pratiqueis a vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados... Quando deres esmola, não mandes tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos outros... Não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita” (Mt 6,1-3). 
“Quando fores convidado para uma festa, vai sentar-te no último lugar. Quando chegar então aquele que te convidou, ele te dirá: ‘amigo, vem para um lugar melhor!’ Será uma honra para ti, à vista de todos os convidados. Pois todo aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado” (Lc 14,10-11). 
“Ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Portanto, se Jesus ocultar dos sábios e entendidos os mistérios sagrados, eles não têm outro meio de conhecer esses mistérios. 
“O céu é o meu trono... Mas eu olho para o pobrezinho de alma abatida que treme ao ouvir minha palavra” (Is 66,1-2). 
“Não tenhais medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do vosso Pai dar a vós o Reino. Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei para vós bolsas que não se estragam, um tesouro no céu que não se acaba; ali o ladrão não chega nem a traça corrói” (Lc 12,32-34). 
“Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes” (Tg 4,6). Ninguém é mais que ninguém. Para Deus, todos os serviços têm a mesma dignidade. O prefeito da cidade não está acima do lixeiro; o que vale é o amor e a dedicação que colocamos em nossos trabalhos. 
Quantos problemas acontecem em nossas famílias e em nossa Comunidade, por falta de humildade! 
Santa Teresa dizia: “A humildade é a verdade”. De fato, só a humildade nos coloca no nosso verdadeiro lugar, pois nós não somos nada. Tudo o que temos de bom vem de Deus. Assim, por mais que alguém nos rebaixe, nunca nos colocará no ponto que merecemos, que é: “ 0 ”. 
Por isso que Jesus nos mandou virar a outra face para alguém que nos bate no rosto. Com este gesto estamos dizendo: “Óh! eu mereço muito mais do que isto que você me fez!” 
A humildade verdadeira não bloqueia as nossas qualidades, mas nos leva a expandi-las ao máximo, visando não a nós, mas a glória de Deus e o bem dos nossos irmãos e irmãs. 
“Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade... Para o mal do orgulhoso não existe remédio” (Eclo 3,19-31). 
“Nada faças por competição ou vanglória, mas com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante, e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro”. 
Certa vez, um casal mudou-se para uma cidade pequena, e já no dia seguinte a esposa comentou com o marido, na hora do almoço: “Esta vizinha não lava roupa direito. Olhe lá no varal, as manchas!” No outro dia, a mesma coisa. Ela disse: “Que mulher porca! Dê uma olhadinha no varal.” O esposo não falou nada. Mas, quando chegou do serviço, ela tinha saído de casa e ele aproveitou para limpar os vidros da janela. No outro dia, no almoço, não deu outra. Ela disse: “Interessante! A vizinha aprendeu a lavar roupa. Olhe agora no varal, como estão limpas!” O esposo falou: “Ô, bem! O que aconteceu foi que eu limpei os vidros da nossa janela!” 
É o que disse Jesus: “Se o teu olho é sujo, tudo será sujo para ti”. Quem é humilde, olha os próprios, mais que os defeitos dos outros. E assim está aberto à graça de Deus. 
Um dos exemplos mais bonitos que temos de humildade é Maria Santíssima. Na Anunciação, ela se considerou serva do Senhor. No magnificat, admirou-se de Deus ter olhado para ela, uma pessoa tão humilde. Em toda a sua vida, Maria nunca procurou lugares de honra e de destaque; a sua alegria era servir. Que ela nos ajude a ser “pequeninos”. 
Escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.

Padre Queiroz


Nenhum comentário:

Postar um comentário