.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 30 de junho de 2013

Aqueles que têm saúde não precisam de médico -Claretianos


Sexta-feira, 5 de Julho de 2013
13ª Semana do Tempo Comum
Santo Antônio Maria Zaccaria, Presbítero (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Atanásio Atonita (abade), Atanásio de Jerusalém (mártir), Cirila de Cirene (mártir), Domício da Frígia (mártir), Edana da Irlanda do Oeste (virgem), Edana Whitby (abadessa), Estêvão de Reggio (bispo, mártir), Filomena de São Severino (virgem), Graça e Probo de Cornwall (casal), Numeriano de Trèves (monge, bispo), Zoé de Roma (mártir).

Primeira leituraGênesis 23,1-4.19;24,1-8.62-67
Isaac recebeu Rebeca por esposa e amou-a, consolando-se assim da morte da mãe.
Salmo responsorialSalmo 105(106),1-2.3-4a.4b-5 (R. 1a)
Daí graças ao Senhor, porque ele é bom.  
EvangelhoMateus 9, 9-13 
Aqueles que têm saúde não precisam de médico. Quero misericórdia e não sacrifício.
A misericórdia e o chamado de Deus não se encerram nos estreitos limites da condição social, criada pela sociedade. Jesus pede a Mateus que o siga, o que implica uma renuncia, não somente de sua profissão, mas da sua condição social. Os fariseus, baseados em suas rígidas estruturas morais e em seu nacionalismo excludente, questionam o comportamento de Jesus e dos discípulos.
Jesus reage apelando ao critério da tradição profética: “Quero a misericórdia e não o sacrifício”. Jesus se identifica como médico enviado a enfermos e pecadores e não a sadios e justos. Este convite do amor de Deus mostra que o querer de Deus é diferente da racionalidade humana; pelo contrario, deixa bem claro que quem quer segui-lo deve empreender um caminho de conversão.
Muitas vezes a fé cristã fica amarrada nos formalismos e formulismos (leis e fórmulas), no que se pode ou não fazer, no que aparentemente é bom ou mau; contudo, o chamado de Jesus a viver em autêntica misericórdia e generosidade é um princípio fundamental, que não pode ser relativizado na vida cristã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário