.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 1 de maio de 2020

O BOM PASTOR É AQUELE QUE DOA A SUA VIDA – Maria de Lourdes Cury Macedo.


Domingo, 3 de Maio  de 2020.
EVANGELHO DE Jo 10,1-10.

Já estamos no 4º Domingo da Páscoa, também chamado de Domingo do Bom Pastor. Nessa liturgia, rezemos pelas vocações sacerdotais, religiosas e por todas as que se põem a serviço do Reino de Deus.
A figura do pastor aparece muito no Antigo Testamento, nos Profetas e nos Salmos para destacar o cuidado especial de Deus pelo povo. No tempo de Jesus as lideranças religiosas e políticas não cuidavam do povo, esse até “parecia como ovelhas sem pastor”.
O Pai de bondade e misericórdia confiou as ovelhas ao cuidado de seu Filho Jesus, que ofereceu a vida para defender e salvar o rebanho. Jesus se apresenta “como o Bom Pastor”, Ele chama as ovelhas pelo nome, caminha à frente delas. Ele carrega as ovelhas no colo, cura suas feridas, defende-as do ladrão e assaltante. Recebem dele o carinho, amor e todo cuidado.
Era costume da época de Jesus, recolher à noite, num único curral todas as ovelhas de todos os pastores. Esse curral era cercado de pedras, tinha uma só porta, e nessa porta um vigia, um guarda noturno. De manhã, cada pastor se apresentava ao guarda, só assim podia entrar pela porta. As ovelhas ouviam a voz do seu pastor que chamava cada uma pelo nome. As ovelhas reconheciam o pastor pelos seus passos, pela sua voz e tendo reconhecido o pastor logo se levantavam, para segui-lo, que as tirava do curral e caminhava à sua frente, conduzindo-as para verdes pastagens e para beber em águas tranquilas.
Jesus, portanto, usa desse acontecimento para ensinar ao povo que ele é o Bom Pastor e nós somos suas ovelhas. Que ele é aquele que conhece todas pelo nome, cuida, alimenta, mata a sede, protege, ama, carrega no colo se preciso for, vai em busca daquela que se perdeu, e dá sua vida por elas. Essas ovelhas somos nós. Ele nos conhece desde a eternidade. Ele sabe quem somos, conhece o nosso ser, nossas qualidades, defeitos, erros, pecados, egoísmo, fraternidade, sentimentos, atitudes, tristezas, alegrias, angústias, esperanças, enfim conhece o nosso coração, sabe tudo de cada um de nós. Ele nos vê por dentro.
As ovelhas conhecem o seu pastor, escutam a sua voz. Será que nós também escutamos a voz de Jesus? Escutamos sua voz, seus ensinamentos como: a humildade, a mansidão, o amor, a solidariedade, a sinceridade, o perdão, a misericórdia, a justiça, a partilha, a verdade? Escutamos, estudamos e vivemos a sua Palavra?  Enfim, ouvimos a sua voz? Ouvir é acolher, obedecer, praticar, agir.
O bom pastor protege suas ovelhas do mal, dos bandidos que querem roubá-las, maltratá-las, ou levá-las para o mau caminho. Ele cuida para que nada de mal aconteça a elas. Jesus, além de ser dócil, cuidadoso, amoroso Ele é valente, forte, na hora do perigo ele não abandona suas ovelhas, mas protege-as. Age assim por intenso amor por elas, e se preciso for sacrifica sua própria vida.
É assim que Jesus age conosco. Quantas vezes nas horas de angústias Jesus nos carregou no colo, dando-nos coragem, paciência, esperança, entusiasmo, ânimo, fortalecendo nossa fé, dando-nos paz, indicando caminhos... E quando nos afastamos de Jesus, dos seus ensinamentos ele nos busca por meio de um irmão que nos chama, que nos ouve, que escuta nossas queixas, que nos aconselha e aponta caminho, soluções. Basta enxergarmos as mãos de Deus agindo em nossa vida, nos conduzindo sempre.
O bom pastor alimenta suas ovelhas com boas pastagens. E Jesus, o Bom Pastor nos alimenta com a sua Palavra e com a Eucaristia, que é o seu próprio corpo, seu próprio ser.
Vimos que aquele curral que Jesus falou só tinha uma porta para entrar e para sair. E Jesus se compara com a porta dizendo: “Eu sou a porta”.  Ele quer nos ensinar que ninguém vai ao Pai senão por Ele. Só pela porta Jesus, entraremos no Reino do Céu. E este Reino começa aqui na terra quando vivemos a paz, a fraternidade, a justiça, o amor, o perdão, quando somos verdadeiros.
Entrar pela porta Jesus é salvar-se, é aderir, é aceitar Jesus e sua mensagem. É ser acolhido, protegido, amado. Sair pela porta Jesus é caminhar para a liberdade, ao encontro da vida, não ter mais fome ou sede, porque Jesus basta, é tudo, preenche nosso ser.
Os discípulos tiveram de abrir as portas para continuar a missão de Cristo, para anunciar a Boa Notícia de sua ressurreição. Os pastores verdadeiros passam sempre pela porta do Bom Pastor, para conduzir as ovelhas até Ele. O Papa Francisco enfatiza que “O povo de Deus precisa ser guiado por pastores que gastam a sua vida ao serviço do Evangelho,” e nos exorta a rezar para “que o Senhor nos mande operários para a sua messe e nos dê sacerdotes enamorados do Evangelho”.
Somente nos amando, ajudando, acolhendo, perdoando, evangelizando, cuidando das nossas ovelhinhas, que é o próximo é que nós vamos provar que somos discípulos do verdadeiro Pastor Jesus, que deu a sua vida para que todos tivessem vida em plenitude. Jesus dando sua vida na cruz, com seu sangue divino, conquistou a vida eterna para todos nós.
Quem nunca sentiu os cuidados e o carinho do Bom Pastor em sua vida? Se você ainda não sentiu esse carinho, peça agora a graça de perceber quantos carinhos você já recebeu em sua vida do Bom Pastor Jesus.  Peça agora ao Espírito Santo essa graça.
Queridos irmãos e irmãs, escolha Jesus, decida por Jesus porque Ele é a única porta que lhe mostrará o caminho para a vitória, para a salvação, para o Reino do céu, para a felicidade e paz.   
        
Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes







Nenhum comentário:

Postar um comentário