.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

A Comunidade-Diac. José da Cruz

QUARTA FEIRA DA 2ª SEMANA DO ADVENTO 07/12/2016
1ª Leitura: Isaías 40,25-31
Salmo: 102  ‘BENDIZE, Ó MINHA ALMA, AO SENHOR”
Evangelho: Mateus 11, 28-30


O Evangelho de hoje é um convite muito sério para refletir sobre tudo o que fazemos e, principalmente, nossos trabalhos pastorais. Jesus fala de um fardo pesado que nos cansa e traz grande fadiga. Naquele tempo era a observância das leis de Moisés, que os fariseus haviam multiplicado e como Guardiães da Lei se davam ao direito de cobrar e exigir de toda a assembleia de maneira minuciosa, todos aqueles preceitos.

De igual modo hoje há em nossa Igreja o perigo de um ativismo exagerado, onde perdemos a noção daquilo que é essencial, que é sempre ter em vista o “por quê” fazemos. Os sintomas de fardo pesado sempre aparecem: são as brigas pelo poder, as discussões, desentendimentos, falta de compreensão e de paciência no relacionamento entre as pessoas de uma equipe, pastoral ou movimento. Uma das equipes de serviço que mais evidencia este Julgo Pesado  é a equipe de eventos, espelho e reflexo do restante da comunidade. Se nessa equipe faltar alegria, solidariedade, companheirismo, misericórdia, compreensão, pode saber que o restante das lideranças também está contaminado.
O que Jesus nos pede é para que O busquemos para sentirmos alívio em nosso fardo, e daí aquilo que é uma obrigação, e que se vai arrastando entre gemidos, queixas e lamúrias, tornando-se leve, suave, alegre.
Qual o segredo de Jesus? Exatamente o FAZER com e por AMOR. Jesus colocou um julgo diferente dos fariseus: o Amor que se doa, que serve a todos e que se entrega. Ele o tomou por primeiro ao carregar a cruz, sem praguejar, sem se queixar, sem se  lamuriar e sem se decepcionar com os homens que o condenaram.

Na comunidade há os que exigem e sempre reclamam. Há os que querem dominar, mas há outros que se entregam, se doam, sempre com alegria, tornando aquela ação prazerosa. Estes são os que fazem por amor, os que buscaram a Jesus e transformaram o peso insuportável das obrigações cristãs na leveza do Amor, que a todos ama e serve,  exatamente como Jesus.

Na Comunidade nada façamos por mera obrigação, mas por amor, e chega de nos valorizarmos a todo o momento, afirmando ou pensando que sem nós o trabalho não será feito. Que o nosso amor cristão se traduza unicamente em serviço, sempre feito na leveza do Amor, que gera em nós esta incontida e santa alegria no Senhor! 

Diácono José da Cruz
Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim SP
Revisor: Prof. JCBarbosa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário