.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

4º DOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO-José Carlos Barbosa

4º DOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO 18/12/2016

1a. Leitura: Isaías 7, 10-14
Salmo: 23 “Levantai-vos, ó pórticos antigos, para que entre o Rei da Glória!
É o Senhor dos Exércitos!
2a. Leitura:  Romanos 1, 1-7
Evangelho: Mateus 1, 18-24

“Um Homem supostamente traído, confia em Deus e ajuda a Salvar  toda Humanidade”
Pense em um casal no primeiro ano de casado e quando de repente a esposa aparece grávida e o filho, que está em seu ventre, não é do esposo. Que final teria esta história? Nos dias de hoje, sem sombra de dúvida, a separação seria certa, além de o esposo achincalhar a esposa que o traiu com um amante. Uma situação assim, dificilmente seria remediada, evitando-se briga e separação com muitas ofensas, da parte do esposo traído.
Quando parece que tudo vai dar errado entre José e Maria, a Fé que ambos têm no Deus da Aliança, fá-los tomar outro rumo e a história tem um final feliz, não só para eles mas para toda humanidade. A sorte de toda humanidade dependeu, neste caso, da atitude deste casal, principalmente de José, que tinha a Lei a seu favor, caso quisesse denunciar Maria, por traição. A Fé sempre terá este cenário de contradição, quando tudo parece errado e perdido. A Fé crê no Deus do Impossível, que age e muda o final.
Certamente naquele momento difícil de suas vidas, este casal, por certo, nem imaginava, que da decisão que tomasse, a Salvação de toda Humanidade estava em jogo. Muitas vezes nesta vida, as decisões que tomamos, vão afetar a vida de muitas pessoas, ou da Família ou da própria comunidade. E o que o Evangelho põe em evidência com esta narrativa de um esposo, aparentemente “traído” , pelo menos aos olhos humanos?
Saber enxergar e entender, em meio a situações confusas e sem solução, a ação Divina, e submeter-se à vontade de Deus, ainda que pareça absurdo. Alguns exemplos do Antigo Testamento ilustram bem esta história: Noé, o tal que construiu uma imensa Arca, longe do Mar, prevendo o dilúvio que viria, o Patriarca Abraão, que deixa a segurança de sua terra, mesmo já idoso, e empreende uma peregrinação, em busca de uma terra prometida que ele nem sabe onde fica. E o modo de Deus agir, deste jeito, meio estranho, continua no Novo Testamento, quando Isabel, prima de Maria, mulher idosa e ainda por cima estéril, gera em seu Ventre seco um Filho que será o Precursor do Grande Messias.
E assim se chega à Maria, uma pré-adolescente prometida em casamento a José, que se torna escrava de Deus e aceita correr o risco de ser apedrejada, caso o noivo a denunciasse. Aceitou correr o risco de ser incompreendida pelos pais, pelos parentes e vizinhanças. Os buchichos maldosos devem ter corrido solto no Vilarejo de Nazaré...E o Noivo José, que agindo pela sua Fé no Deus da Aliança, consegue ver Deus, agindo naquele acontecimento que lhe dizia respeito e, a exemplo de sua noiva, curva-se diante da Vontade de Deus.

Com a colaboração deste valioso e Santo Casal, Jesus, que é de Deus, se dá inteiro aos homens, tornando-se um deles, no ventre Sagrado de Maria. Em tempos em que nossas Famílias são tão desvalorizadas, inspiremo-nos em José e Maria, Casal Fantástico e Santo, que correu todos os riscos de um fracasso total em suas vidas, e apostaram tudo o que tinham e tudo era da Vontade de Deus. 
Precisamos hoje de casais ousados e corajosos assim, que vivam pela Fé mais do que pela lógica do pensamento humano, que na maioria das vezes os leva ao fracasso e ao fim de um projeto de Vida. ( Diácono José da Cruz – Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim SP – Email jotacruz3051@gmail.com).
Revisor: Prof. JCBarbosa 


Nenhum comentário:

Postar um comentário