.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

“ÉS TU AQUELE QUE HÁ DE VIR, OU DEVEMOS ESPERAR OUTRO?” – Olivia Coutinho.

 
Dia 14 de Dezembro de 2016
 
Evangelho de Lc7,19-23
 
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vemos, através do testemunho de João Batista, que nem mesmo  a  prisão de um de um profeta consegue detê-lo! Mesmo preso, João continuava anunciando a vinda do Messias, e neste texto, podemos perceber que ele vai mais longe, ao  enviar alguns de seus discípulos até o Messias. 
A narrativa nos diz, que  João  Batista  ao ouvir falar das obras realizadas por Jesus, convoca dois de seus discípulos para irem até Ele e perguntar: "Es tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?
Esta  atitude de João Batista, não deve ser interpretada como se ele  tivesse alguma dúvida, pensar que João tinha dúvida  de que Jesus era o Messias, é no mínimo, desconsiderar o seu testemunho,  afinal, ele conhecia o livro do profeta Isaías,  e o que está escrito em  (Is 35,5-6;  e Is 61,1-2)  confirma  que aquelas  ações  realizadas por Jesus, que era do conhecimento de João, eram próprias do Messias. 
A intensão de João, ao enviar alguns de seus discípulos até Jesus, era no sentido de que eles pudessem ter um encontro pessoal com Jesus.  João sabia que não sairia vivo daquela prisão e antes  de  morrer, ele queria que os seus discípulos passassem  a serem  discípulos de Jesus.  (O que aconteceu  logo após a morte de João Batista os seus discípulos passaram a serem discípulos de Jesus.)  
A narrativa nos diz que Jesus não respondeu aos emissários de João, se Ele era o Messias, a confirmação que eles tiveram de que Jesus era de fato o Messias, veio através do testemunho. Esses enviados de João, viram e  ouviram  o que João já sabia: cegos voltando a enxergar, surdos ouvindo,  paralíticos andando, pobres sendo evangelizados... 
Com Jesus, foi inaugurado o Reino de Deus, neste Reino, ninguém fica marginalizado, os cegos recuperam a vista, os aleijados andam, os famintos são saciados, os pobres são amados e evangelizados.
“E feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim.” Com essas palavras Jesus está dizendo que é feliz aquele que acredita que as características do Messias são estas que Jesus apresenta, e não aquelas que o povo judeu esperava isto é: um rei triunfalista, com  poderes políticos... Escandalizar é não acreditar, é negar que Jesus é o Messias pela o fato Dele  se apresentar como o “Servo sofredor” o que fizeram os fariseus e mestres da lei.
O texto chama a nossa atenção também, sobre a importância do nosso encontro pessoal com Jesus, é  a partir deste encontro, que passamos a ser seus discípulos, que passamos a enxergar além dos que os olhos humanos alcançam!
Um dia, alguém nos falou de Jesus,  mas nós, só vamos conhece-Lo de fato, através de uma experiência profunda e pessoal  com Ele, como fizeram os  discípulos de João! 
A pedagogia usada por João, colocou não somente os seus discípulos junto de Jesus, como nós também que sentimos motivados a ir ao encontro de Jesus, a saber quem é Ele: “Vinde e vede.”(Jo1,39) 
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir