.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

O Senhor quer pressa-Helena Serpa


21/12/2016 – 4ª feira  IV semana do advento – Cântico dos Cânticos. 2, 8-14 – “o tempo das canções é agora
O poema do Livro dos Cânticos retrata a expectativa da  alma que caminha numa vida de oração e busca a Deus incessantemente. As palavras usadas pelo autor do Livro expressam poeticamente o amor e a misericórdia de Jesus que veio ao mundo para encontrar a cada um de nós e ter conosco uma comunhão perfeita, corpo, alma e espírito. Quando procuramos a Deus na oração nós O encontramos e percebemos a sua presença  que vem nos trazer a esperança de um tempo novo. O próprio Jesus nos chama: “levanta-te, minha amada,... o inverno já passou, as chuvas pararam e já se foram”, significando que alguma coisa boa irá acontecer e nós precisamos nos mover para desfrutar. Passou o tempo do pecado, da murmuração, da rebeldia. A chegada de Jesus vem nos trazer o tempo das canções, dos frutos, das flores, da beleza da alma. Coloquemo-nos como protagonistas desta mensagem e deixemos que esse diálogo aconteça entre nós e o nosso Deus amado que vem como uma gazela, como um cervo (alce), isto é vem em surdina, vem de mansinho, vem na simplicidade das coisas criadas.  Esta mensagem é espiritual, mas é preciso que ela se manifeste na nossa carne, na nossa vida e na nossa história. Precisamos obedecer ao chamado de Jesus, Ele anseia pela nossa companhia e quer apossar-se do nosso coração e da nossa vida. – Você tem escutado a voz do seu amado? – Você sente no coração a alegria pela proximidade do Natal? – Qual é a sua disposição para celebrar o Natal neste ano? -  O que você entende como tempo do inverno e das chuvas? 

 

Salmo 32 – “ Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Cantai para o Senhor um canto novo!”

Quando nós experimentamos a presença do Senhor nós podemos cantar de alegria porque a justiça de Deus se realiza em nós. É justo que esperemos no Senhor porque é dele que vem o nosso auxílio e proteção. É por isso que o nosso coração se alegra e canta um canto novo: o Senhor é a nossa única esperança. A Ele confiamos a nossa vida e a nossa caminhada aqui na terra.

 

Evangelho - Lucas 1, 39-45 – “O Senhor quer pressa ”


Na narrativa de Lucas, chama-nos atenção o fato de Maria ter se dirigido “apressadamente” a uma cidade da Judéia em busca da casa de Isabel, sua prima. Cheia do amor de Deus, plena do Espírito Santo e cheia de alegria, carregando no seu seio, Jesus, o Salvador e Redentor da humanidade, Maria apressou-se em se solidarizar com a sua prima Izabel conforme o anjo lhe falara. Maria é para nós o modelo da mulher perfeita, serva solidária, porque viveu conformada ao Plano de Deus e deixou-se guiar pelo Espírito Santo, sem perder tempo e oportunidade de ser solícita e fraternal com todos a quem encontrava. Neste Evangelho vemos como o Espírito Santo se manifestou vivamente naquele encontro entre as duas mães e o Amor do Senhor as plenificou naquele abraço fraterno. Assim também se manifesta em nós o amor de Deus, que pela ação do Seu Espírito no nosso coração nos motiva a também nos solidarizar com o próximo e ter pressa em ajuda-lo. O amor que sentimos pelos nossos irmãos e irmãs e o desejo de servir a eles por amor a Deus é o grande sinal de que estamos cheios do Espírito Santo. Quem concebe Jesus no seu coração sempre será motivado (a) a alegremente levar ao mundo a boa nova do Pai. O Senhor tem pressa e nos usa para ajudar a edificar o Seu reino aqui na terra. E o Espírito Santo nos enche de felicidade e nos motiva a ajudar as pessoas, a querer encontrá-las e falar para elas dos nossos sentimentos e da nossa vivência com a Palavra do Senhor.   - Você tem impulso de ajudar as pessoas quando você está feliz, ou gosta de ficar feliz sozinho (a)? – Como você está neste momento: feliz ou triste? Nossa Senhora quer entrar na sua casa, deixe-se abraçar por Ela. Ela é a alegria do Senhor!

3 comentários:

  1. OBRIGADO NOSSO DEUS E NOSSO PAI PERDAO POR MEUS PECADOS E OS PECADOS DO MUNDO,VEM MARIA VISITA A CADA LAR QUE AINDA NAO A RECONHECE COMO NOSSA MAE, ILUMINAI EXPIRITO SANTO PARA QUE OS ACORDEM DESSES NAO RECONHECIMENTO AMEM

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir