.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Conhecimento da Palavra-Helena Serpa


18/12/2016 - IV Domingo do Advento -   Isaias 7,10-14 – “o grande sinal da virgem”
Mais uma vez somos chamados a refletir sobre as palavras do profeta Isaías quando anunciava ao mundo o grande sinal de Deus para a salvação da humanidade: “Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”. Assim, podemos avaliar que todo o povo de Israel já esperava o grande sinal da virgem escolhida para conceber no seu ventre o Deus encarnado. Por isso, a Virgem Maria é também um grande sinal de Deus para nós e é com ela que devemos nos preparar para receber mais uma vez o nosso Salvador no nosso coração. Maria, a escolhida para ser a Mãe do Salvador, era virgem de corpo, de alma e de espírito. Tinha um coração completamente desocupado e abandonou-se ao Pai para que o próprio Deus viesse a estar conosco.  Emanuel é o Deus conosco e que caminha conosco  dia  após dia. Emanuel é Jesus concebido no nosso coração pelo poder do Espírito Santo que se manifesta e nos faz ter a experiência de liberdade. Portanto, não precisamos tentar a Deus pedindo outros sinais, “quer provenham da profundeza da terra ou das alturas do céu”, como quis Acaz, mas apenas nos despojarmos das nossas dúvidas mantendo o nosso coração virgem das concepções do mundo, para acolher como Maria, o Menino Jesus que vem mais uma vez no Natal!  - Este é também o grande sinal para você: Jesus já foi concebido no seu coração. Deus está com você! Ele o (a) escuta! Ele fala com você!  Experimente-o agora! Ele está com você.

Salmo 23 – O rei da glória é o Senhor onipotente; abri as portas para que ele possa entrar!”
Subir ao monte do Senhor, permanecer na sua santa habitação, significa ter intimidade com Deus, sentir a Sua presença, o Seu consolo. Somente um coração puro, sem maldade, que não tem segundas intenções pode perceber o poder amoroso de Deus. Sobre esses desce a benção do Senhor diz o salmo!

2ª. Leitura – Romanos 1, 1-7 – “vocação para a santidade”
São Paulo convoca a todos os pagãos a receberem a graça da vocação para serem apóstolos de Cristo. Nós também que recebemos no nosso Batismo a graça da vocação para a santidade somos convocados a sermos discípulos de Jesus Cristo, seguindo os Seus passos e vivendo a Sua Palavra. Mesmo que sejamos os piores pecadores e até hoje tenhamos andado longe de Deus podemos a partir de agora, assumir a nossa vocação para a santidade, pois esse é o nosso desígnio. São Paulo estava preso em Roma, mas não deixava de anunciar o Evangelho de Cristo no meio dos pagãos, pois sabia que a Palavra de Deus tem poder para derrubar muralhas. Somos também amados de Deus e santos por vocação, temos assinalado em nós o sinal da Cruz de Jesus que é indelével e nunca se apagará. Precisamos estar bem conscientes de que somos salvos, não por méritos nossos nem porque fazemos muitas coisas boas, muita caridade, mas pela fé que nós temos em Jesus Cristo, o Filho de Deus feito Homem que veio ao mundo com a missão de Redentor da Humanidade. Assim sendo, o tempo em que vivemos aqui na terra nos é propício para que abracemos a fé em Jesus e tenhamos a nossa vida transformada pelo Espírito Santo que nos foi dado no Batismo. Nós não somos mais pagãos, pois já recebemos no Batismo o  legado de Filhos de Deus e irmãos de Jesus Cristo. No entanto, não podemos apenas nos orgulhar disso, mas assumir o nosso chamado de discípulos de Jesus. O discípulo aprende com o Mestre e faz tudo conforme ele ensinou, portanto, a Palavra de Deus e o Seu Espírito Santo são os nossos guias no seguimento de Cristo. – Você se considera filho de Deus e irmão de Jesus Cristo? -   Você realmente tem fé em que Jesus morreu para salvá-lo (a)? – Você já assumiu a salvação ou ainda tenta salvar-se por si mesmo (a)?

Evangelho – Mateus 1, 18-24 – “conhecimento da Palavra”
Foi a Palavra de Deus que fez com que José assumisse a sua missão de protagonista da salvação. Conhecer a Palavra do Senhor é, pois, algo imprescindível para a nossa caminhada de filhos e filhas de Deus. Dificilmente José teria aceitado aquela situação se não lhe fosse revelado o mistério da concepção de Jesus, pelo poder do Espírito Santo. Quando apareceu em sonho a José o anjo do Senhor se referiu à profecia de Isaías para confirmar a origem do filho que havia sido concebido no seio de Maria. Sendo ele, portanto, um homem que tinha intimidade com a Escritura Sagrada, ao acordar não teve mais dúvidas em fazer como o anjo do Senhor lhe havia ordenado. A Bíblia é como um receituário que nos prescreve o remédio e a solução certa para todas as nossas necessidades. No entanto, precisa ficar bem claro na nossa mente que não nos basta abri-La  quando estamos precisando de alguma coisa, pois assim não saberíamos encontrar o que desejamos. A Palavra precisa estar gravada no nosso coração, na nossa mente e em nossas mãos, isto é, entranhada na nossa vida de modo que sejamos movidos por Ela, nos pensamentos, sentimentos e ações.   Porém, sabemos que Deus nunca invade a nossa vida quando precisa de nós para realizar qualquer obra. De alguma forma, ele nos envia mensageiros para apascentar o nosso coração. Se estivermos atentos (as) aos Seus sinais iremos descobrindo o rumo que Ele quer dar à nossa vida. Todavia, precisamos sempre ter o cuidado de confirmar os acenos que recebemos na Palavra do Senhor a fim de que o nosso coração esteja em paz e nós possamos caminhar seguros. O exemplo de José e Maria é para nós o maior testemunho de fé na Palavra de Deus, por isso, precisamos segui-lo. – A Palavra de Deus está entranhada no seu coração? – O que você teria feito no lugar de José? – Você já recebeu alguma mensagem de Deus que mudou a sua vida? – Você usa a Palavra para confirmar os seus pensamentos?



2 comentários:

  1. Linda reflexão minha irmã, que Deus te ilumine sempre. Tenha um abençoado final de semana. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa suas homilias faz abrir nossa memte para uma realidade que vivemos. Faz com que possamos refletir melhor. Parabéns continue sua evangelização abençoada. Fique com Deus.

    ResponderExcluir