.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Evangelhos Dominicais Comentados-Jorge Lorente


24/dezembro/2016 – Natal do Senhor Jesus

Evangelho: (Lc 2, 1-14) - (Missa da noite - véspera)

Naqueles dias saiu um decreto do imperador Augusto, ordenando o recenseamento do mundo inteiro. Este foi o primeiro recenseamento no governo de Quirino na Síria. Todos iam registrar-se, cada um em sua cidade. Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da família e da descendência de Davi para se registrar com Maria, sua esposa, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito. Envolveu-o em panos e o deitou numa manjedoura, por não haver lugar na sala dos hóspedes. Naquela mesma região havia uns pastores no campo, vigiando à noite o rebanho. Um anjo do Senhor apresentou-se diante deles e a glória do Senhor os envolveu de luz, ficando eles muito assustados. O anjo lhes disse: “Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria, que é para todo o povo: Nasceu-vos hoje, na cidade de Davi, um Salvador, que é Cristo Senhor. Este será o sinal: encontrareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura”. Imediatamente juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus, dizendo: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados”.

COMENTÁRIO


É Natal! O Evangelho de hoje narra o grande acontecimento esperado por toda a humanidade: o nascimento do Salvador. Aquele que viria para tirar do trono os poderosos e opressores. Aquele que viria para libertar.

Este texto bíblico é caracterizado por um grande contraste. Enquanto todos esperavam um Messias se apresentando cheio de armas e de pompas, com seu exército destruidor, o Salvador veio ao mundo de forma inesperada, sem grandes preparativos, desarmado e indefeso.

As informações históricas que Lucas nos deixa, são muito importantes. Ele inicia mencionando o imperador César Augusto, dominador do mundo da época, o qual, através de decreto, impõe um censo de todos os habitantes submetidos à dominação romana.

Este decreto de Cesar Augusto é que liga José e Maria a Belém da Judéia, pois eles residiam em Nazaré da Galiléia. Lucas sublinha que Belém é a cidade natal de Davi, de onde descende José.
Desta maneira, temos uma referência à promessa e à espera messiânica ligada a Belém e a família de Davi, conforme menciona Isaias: “Grande será o seu reino, e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado” (Is 9,6).

Chegando o tempo devido, Maria deu à luz o seu filho primogênito. Convém ressaltar que o termo “primogênito” não quer indicar que Maria posteriormente teve outros filhos, mas sim que Jesus é o primeiro filho de Maria.

Nunca é demais lembrar que Maria era tão humana e tão mulher como qualquer outra mulher. Ela sentiu as dores do parto, sentiu também a angústia de não ter sequer um local para receber com dignidade seu filho. Certamente ela sentiu tudo aquilo que milhares de pessoas sentem nos dias atuais quando precisam de atendimento médico e internação hospitalar.

Simplesmente não havia lugar para acomodá-los. Não encontraram alguém para acolhê-los, e abrigá-los. Dessa forma veio ao mundo o Salvador. Nasceu pobre e teve um estábulo como maternidade. Envolto em panos foi aconchegado numa manjedoura.

A noite tornou-se clara. O esplendor da Luz Celeste se fez presente. A partir daí, o mundo já não é mais o mesmo. O anjo confirma tudo isso ao dizer aos pastores: “hoje nasceu para vós na cidade de Davi, o Salvador, o Messias e Senhor”.

Sem a revelação dos anjos nunca entenderíamos que aquele menino na manjedoura é o Senhor, o Salvador. E sem o menino na manjedoura nunca entenderíamos que a glória do verdadeiro Deus é diferente da glória que o mundo nos apresenta.

Para encerrar nossa meditação, peçamos que a humildade invada o nosso ser para que neste Natal, o Senhor venha se instalar e aconchegar-se em nossos corações e assim, possamos acolhê-lo através dos irmãos e irmãs que mantemos tão distantes de nós, alegando falta de vaga em nossos corações.

 Para você, um feliz e santo Natal!

Tec - (01181)
Evangelhos Dominicais Comentados

25/dezembro/2016 – Natal do Senhor Jesus

Evangelho: (Jo 1, 1-18) – (Missa do dia)

No princípio era a Palavra e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. No princípio ela estava com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dela e sem ela nada se fez do que foi feito. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos seres humanos. A luz brilha nas trevas, mas as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado por Deus, de nome João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Era esta a luz verdadeira que, vindo ao mundo, ilumina todas as pessoas. Ela estava no mundo, e por ela o mundo foi feito, mas o mundo não a conheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não a receberam. Mas a todos que a receberam, aos que crêem em seu nome, deu o poder de se tornarem filhos de Deus; estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E a Palavra se fez carne e habitou entre nós; vimos a sua glória, a glória de Filho único do Pai, cheio de graça e verdade. João dá testemunho dele e clama: “Este é aquele de quem vos disse: O que vem depois de mim passou adiante de mim, porque existia antes de mim”. Pois da sua plenitude todos nós recebemos graça sobre graça. Porque a Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus. O Filho único de Deus, que está junto ao Pai, foi quem no-lo deu a conhecer.

COMENTÁRIO


Chegamos no Natal. Celebramos o maior acontecimento da história. Hoje é dia de festa, dia de alegria porque Jesus nasceu! Por tudo isso, nós desejamos para você um feliz e santo Natal!

Esta saudação tem um grande significado para o cristão. Pelo menos deveria ter. Não podemos dizer isso somente da boca para fora. As palavras devem nascer no coração, devem ser ditas com muita convicção.

Desejar feliz Natal significa dizer que meu desejo é que você seja feliz, não só no Natal, mas sim por toda a vida. É querer que Jesus reine em seu coração. Que em seu lar e em sua vida reine a paz e a alegria, pois o Menino Deus nasceu e está entre nós.




Como nos diz João em seu Evangelho: “O (Verbo), a Palavra de Deus se fez carne e habitou entre nós”. O nascimento de Jesus é a grande revelação de Deus Pai que quis usar seu Filho como portador de um comunicado muito importante. Verbo quer dizer palavra e, a palavra serve para comunicar, serve para fazer-nos entender algo que é preciso ser entendido, interpretado.

Jesus, a Palavra de Deus, se fez entender. Tornou-se um homem como nós, falou nosso idioma. Usou a linguagem universal para apresentar o Pai, para falar de seu amor por cada um de seus filhos e fazer-nos conhecer seu projeto para a salvação da humanidade.

O nascimento de Jesus, a Encarnação do Filho de Deus, nos ensina antes de tudo que o Pai ama intensamente cada um de seus filhos. É um Deus que ama! Ama a ponto de entregar seu próprio Filho para nos resgatar do pecado.

A festa de hoje não pode ser celebrada sem mudanças. O Natal propõe conversão, sugere mudança de mentalidade, mudança de atitudes e de vida. Não podemos celebrar o natal e continuar como antes. Jesus quer e precisa nascer no meu, no seu, nos nossos corações. O Natal deve acontecer em nossa vida, tem que alterar o nosso modo de pensar e agir.

Como vimos na Novena preparatória para o Natal, esta é a festa da unidade da família, dos amigos, da comunidade. É uma festa de fraternidade e partilha. Sobretudo é a festa do perdão. É a festa da reconciliação e da paz.

Um novo ano se aproxima, e com ele novos sonhos, novos projetos. Mais uma semana e estaremos reiniciando uma nova caminhada. Façamos juntos nossas orações para que as mudanças aconteçam. Para que a humanidade se reencontre ao encontrar o verdadeiro caminho, o aniversariante de hoje, a fonte da alegria e da paz, que é Jesus.   

(2818)




Nenhum comentário:

Postar um comentário