.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

“EIS QUE A VIRGEM CONCEBERÁ E DARÁ À LUZ UM FILHO.” – Olivia Coutinho

 
4º DOMINGO DO ADVENTO
 
Dia 18 de Dezembro de 2016
 
Evangelho de Mt1,18-24
 
O tempo se estreita e o nosso coração se alarga para acolher Jesus, que já está no meio de nós, mas às vezes, não o acolhemos como devíamos, não damos espaço para Ele na nossa vida! 
O amor grandioso do Pai ultrapassou todos os limites, Deus se fez homem para resgatar o próprio homem, trazendo-o de volta ao seu convívio! É através do próprio humano, que Deus age em favor do humano! Foi vestindo- se da fragilidade humana, que Ele nos ensinou a sermos fortes, a sermos inteiros no amor!
Em todos os anos, o Natal em si, é sempre o mesmo, novo, diferente, deve ser as nossas atitudes, o nosso olhar para a face de Jesus estampada nos rostos desfigurados de tantos irmãos esquecidos às margens do caminho!
O Natal é de Jesus, mas a festa é de todos, é a festa da vida, que será tanto maior quanto melhor, para aquele que  preparou ao longo destes dias se espelhando em Maria que tão bem preparou para que o Natal de Jesus acontecesse na vida de todos. Mais do que uma festa em que se partilha presentes, o Natal é a presença de Jesus em nós, sem a sua  presença na nossa vida, não há Natal!
Deus se revelou na pessoa de Jesus, Jesus é  modelo de humildade, do amor perfeito, Ele é o amor que une, que promove, que liberta!
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, nos fala da origem de Jesus, de uma história de amor que começou com o “sim” de Maria e que deu continuidade com a significante colaboração de José, um carpinteiro, que abriu mão de uma vida tranquila, na pacata cidade de Nazaré, para assumir o grande desafio: cuidar do Filho de Deus!
A história de Jesus, o seu nascimento, não está distante da nossa realidade, afinal, Jesus, o Deus que se fez homem, nasceu de uma mulher, viveu numa família como um de nós!
Olhando para Maria, a Mãe de Jesus, podemos ver uma mulher cheia de graça, uma jovem que abriu mão de todos os seus projetos pessoais para viver o projeto de Deus. Na sua humildade, Maria não hesitou em se entregar por inteira a vontade de Deus, deixando tudo acontecer exatamente como Ele quis!
Olhando para José, o pai adotivo de Jesus, podemos ver a figura de um homem bom, um homem simples, de pouca fala, mas que também, como Maria, acolheu na obediência a vontade de Deus: “José não tenhas medo de levar Maria para sua casa”... Na sua humildade, José, sem hesitar, acolheu estas palavras de Deus, proferidas pelo anjo em sonho, acolhendo Maria como sua esposa! E assim, o projeto de Deus começa a se desenvolver através do humano revestido do divino, é o início da história da Salvação! 
Hoje, nós vivemos os frutos desta bela história de amor, uma história que teve início, mas que nunca terá fim, pois ela continua de geração em geração, hoje, através de nós! É no amor, no carinho e no serviço ao outro, que vamos dando continuidade a esta bela história de amor!
É permitindo a ação de Deus em nós, a favor do outro, que vamos vislumbrando um novo céu e uma nova terra!
A nossa vida deve ser pautada no exemplo de Jesus, que mesmo sendo Deus, abriu mão de todas as suas prerrogativas divinas para se tornar "Filho", um filho totalmente dependente do Pai!
Graças ao "sim" de Maria e a significante colaboração de José, Deus se fez homem, veio morar conosco, experimentar as nossas dores e  as nossas alegrias!
Aprendamos com Maria e com José, que, para dizer “Sim” a Deus, não precisamos saber exatamente o que Ele quer de nós, basta nos colocarmos a seu dispor que Ele abre caminhos!

FIQUE NA PAZ DE JESUS - Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

3 comentários:

  1. Amem,traves de suas reflexões que vamos entendendo a historias da salvação.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM OLIVIA, GOSTO MUITO DE SUAS REFLEXÕES.

    ResponderExcluir
  3. Suas homilias abre nossa memte para uma realidade que vivemos. Faz com que possamos refletir melhor. Parabéns continue sua evangelização abençoada. Fique com Deus.

    ResponderExcluir