.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

“O MENOR NO REINO DOS CÉUS É MAIOR QUE JOÃO BATISTA” - Olivia Coutinho

 
Dia 15 de Dezembro de 2016
 
Evangelho de Lc7, 24-30
 
Estamos na terceira semana do advento, nos preparando para a grande festa da vida: o Natal do Senhor Jesus!
Que a alegria da certeza da presença de Jesus junto de nós, invada o nosso coração, intensifique a nossa disposição em dar passos ao encontro Dele, no encontro com o irmão.
A liturgia deste tempo está sempre nos trazendo a figura de João Batista ele é, depois de Maria, a figura de maior relevo no tempo do advento.
 João Batista foi o  último profeta do Antigo Testamento, foi ele quem fez a passagem do velho para o novo!
 A pregação de João Batista, tomou uma dimensão tão grande,  que chegou  ao conhecimento do poder centralizado em Jerusalém que enviou  mensageiros para pergunta-lo,  se ele era o Messias anunciado pelos profetas. João, na sua humildade, deixou bem claro que ele não era o  Messias e que ele nem seria digno de desamarrar as sandálias daquele que estava por vir!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus fala de João Batista, o profeta que continua falando ao nosso coração:  “Convertei-vos e crede no evangelho. “Eis o cordeiro de Deus...”
O profeta João Batista que representa o antigo testamento não se prendeu a mentalidade antiga, ele não se acomodou nas tradições do seu povo, pelo contrário,  buscou algo novo, fazendo-se anunciador de um tempo novo, um tempo que traria um sentido novo para humanidade, uma humanidade  que se distanciava de sua verdadeira origem.
“Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”. João Batista, apesar de ter sido chamado por Deus para preparar o caminho para a entrada de Jesus no meio de nós, não fez a experiência do Messias, daquele que ele anunciou.  O  batismo que João  realizava, era um batismo de conversão, enquanto que Jesus,  Batizava com o Espírito Santo.
Aquele que é Batizado com o Espírito Santo e que vive o seu Batismo,  nasce do alto, torna-se  servo, se fazendo o menor no Reino dos céus,  imitando o próprio Cristo que lavou os pés dos Apóstolos numa atitude de humildade e serviço. Este, ao fazer o que Jesus fazia, dá continuidade a sua presença no mundo,  tornando assim,   maior que João Batista, que anunciou o Messias, mas não pôde viver esta experiência.
Imitemos o profeta João Batista, sendo a voz que grita no deserto contra tudo e contra todos os que insistem em manter os caminhos tortuosos como “expressão de valores”. O nosso caminho é o caminho da justiça, do amor, um caminho traçado por Deus, é trilhando este caminho, que encontraremos a felicidade plena!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook
 

3 comentários: