.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

ESTEJAMOS ATENTOS AOS SINAIS DA PRESENÇA DO DEUS CONOSCO – Maria de Lourdes Cury Macedo


Domingo, 11 de dezembro de 2016.
Evangelho de São Mateus 1, 18-24


Sempre no quarto domingo do Advento surge a figura de Maria, a mãe do Senhor. Em Maria se realiza toda a profecia de Isaías dita a mais de setecentos anos antes.
A liturgia deste 4º domingo nos convida a olhar também além de Maria para a figura de José, o homem justo, descendente de Davi. Mateus quer demonstrar e provar que Jesus é descendente do povo de Deus, de Abraão, pai do povo de Israel, e descendente de Davi, o rei mais importante da história da Salvação. Jesus, o filho mais digno de Deus, levará até ao pleno cumprimento a promessa de salvação feita por Deus Pai. Maria e José são modelos de humildade, fé, fidelidade e de justiça, virtudes que nos ajudarão a celebrar bem o Natal. Celebrar o Deus conosco que já vive presente entre nós, por meio de Jesus.
Neste evangelho Mateus explica o nascimento de Jesus, que foi concebido de maneira prodigiosa, milagrosa. Todos seus antecedentes foram concebidos de maneira natural e comum, mas com Jesus não aconteceu o mesmo. Jesus foi concebido de maneira extraordinária, por obra do Espírito Santo.
Maria e José estavam noivos, ela estava comprometida em casamento com José, era como se já estivesse casada. Entre os hebreus o noivado tinha o compromisso de casamento, a noiva permaneceria mais um ano na casa dos pais e depois das núpcias é que iam morar juntos. Foi nesse período que Maria ficou grávida, antes de coabitar com José.
Maria, no seu habitual silêncio, não contou para ninguém que por obra do Espírito Santo ela concebera. José, ao perceber a  gravidez de Maria ficou preocupado, inquieto, não queria pensar mal dela, pois ela era muito pura, correta, cheia de virtudes. Ele não podia acreditar que ela o havia traído. José era um homem bom, justo, trabalhador, religioso, não queria acusá-la de nada. Pensou muito, ficou triste, aborrecido com o que estava acontecendo e para não denunciá-la, resolveu abandoná-la, sem que ninguém soubesse, assim Maria não seria considerada adúltera e apedrejada, até morrer. Abandonando-a ele pensava preservar a honra dela e a dele, foi a solução mais correta que achou. Essa atitude de José é considerada como de um homem justo.
José dormiu e no seu sono o anjo do Senhor lhe apareceu e contou a ele o que estava acontecendo com Maria, a situação problemática estava esclarecida. José deu seu sim a Deus e assim confirmou o sim de Maria. Os dois eram unidos na fé, no respeito e no amor de Deus. Tiveram as mesmas dúvidas, medo, insegurança, mas escutaram a voz de Deus, confiaram e aceitaram o que Deus pedia para eles. 
O anjo do Senhor revelou a José que Maria teria um filho, o qual chamaria Jesus e viria para salvar o povo. José então ficou sabendo que Maria era a virgem privilegiada, anunciada pelo profeta Isaías (7,14). Deus havia anunciado a Isaías: “uma Virgem  conceberá e dará a luz um filho, ao qual se dará o nome de Emanuel, que significa Deus conosco”. Esse nome em si trás todo o seu significado, Deus está conosco, Deus é presente na vida do povo. Jesus é o Verbo de Deus feito homem, o Emanuel. Em Jesus Deus está conosco porque se fez homem, porque é o Senhor de todos e permanece conosco. O nome Jesus significa “Deus salva”. O nome lembra que Jesus vai salvar seu povo. Seu povo é o povo judeu? Salvar de quê? Do poder de Roma? Das lideranças corruptas? Jesus veio para salvar o povo, a humanidade “dos seus pecados”!
Deus é presente e fala conosco como falou com José. Todos os dias, Deus se comunica conosco por meio de sinais, nem sempre percebemos, mas se formos atentos e abertos para Deus seremos capazes de percebê-los e interpretá-los. Deus fala de várias maneiras em nossa vida. Quando estamos abertos a Deus, podemos perceber os anjos que Deus nos envia por meio de um amigo, uma pessoa, uma palavra, uma leitura, situações, acontecimentos da vida. Sempre trazem uma notícia que nos acalma, esclarece, entusiasma, ou que nos leva a tomar uma atitude.
Para ouvir a voz de Deus precisamos ser como José, pessoa justa, de fé, de amor e obediência a Deus. Sempre na hora certa Deus envia seu anjo para nos ajudar, se formos pessoas boas, justas, de fé, sensíveis vamos perceber a presença de Deus, o sinal de Deus.
Meus irmãos, minhas irmãs, precisamos ter sensibilidade para perceber os sinais de Deus. O maior sinal é Jesus. Estamos abertos para acolher Jesus? Quando José entendeu o sinal de Deus por meio do anjo, acolheu o que ele falou, mudou seu pensamento e aceitou Maria como esposa. E nós, a exemplo de José, devemos também mudar nossos pensamentos, nossas ações e acolher Jesus, como José acolheu Maria e o Filho de Deus, que ela já trazia no seu ventre. José aceitou ser o pai adotivo de Jesus, cuidar dele e de sua mãe, abrindo mão de seus próprios sonhos. José teve obediência e fé.  Nós mostramos que acolhemos Jesus, não só por palavras, mas por nosso modo de agir, de ser, de pensar, falar, enfim pelas nossas atitudes de obediência e fé.
Peçamos a Deus a graça, a sabedoria de escutar Jesus e revelar aos irmãos o nosso Deus Conosco, Jesus, que veio habitar entre nós para divinizar-nos e eternizar a nossa humanidade.

Abraços em Cristo!!!
Maria de Lourdes





3 comentários:

  1. Maria de Lourdes; Bela reflexão, que DEUS te abençoe hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  2. Linda reflexão, uma aula de catequese pra mim, que a luz do natal do Senhor te ilumine cada dia mais, para que vc possa levar muito mais longe o que sabe do evangelho. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Reflexão. Gostei muuito. Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir