TERÇA FEIRA DEPOIS DA ASCENSÃO DO SENHOR 19/05/2015
1º Leitura Atos 20, 28-38
Salmo 67 (68),4ª “Os Justos exultam e se rejubilam em sua
presença
Evangelho João 17, 1-11ª
"A Vida Eterna já nos foi dada..."
Se pudéssemos fazer um gráfico comparativo entre os evangelhos
sinóticos e o de João, iríamos perceber que nos sinóticos, ne medida em que vai
chegando a paixão e morte de Jesus, a linha do gráfico vai decaindo, tudo
começou tão bem, atingiu o auge mas agora o Messianismo de Jesus parece que
está acabando em nada, e a linha vai chegar no zero.
No evangelho Joanino tudo é diferente, e na medida em que se
aproxima a paixão e a morte do Senhor, a linha do gráfico vai subindo de forma
ascendente atingindo o ponto mais alto, o cume do messianismo: Jesus é Deus
verdadeiramente! Por isso a palavra "Glorificação" é importante e só
nesse evangelho aparece meia dúzia de vezes...Mas essa glorificação deve ser
bem entendida, senão fica parecendo, na nossa linguagem humana, uma rasgação de
elogio e jogação de confete entre o Pai e o Filho, quando na verdade o que está
em jogo é a vida e o destino de toda humanidade.
A glorificação de Jesus significa a total restauração do Ser
humano, Jesus não só resgata o homem para o paraíso, ele o coloca em um trono e
o homem, doravante, fará parte da Divindade Trinitária, o homem deixa o caos
desordenado do pecado e passa á luz da Graça de Deus, ou seja, em Jesus, o
Homem Novo, Deus renova toda a humanidade e a sua glória se irradia em cada ser
humano.
Por isso que a glorificação de Jesus tem continuidade nos seus
discípulos, pois assim como Jesus e o Pai formavam uma unidade perfeita, agora
em Jesus, o homem começa a participar dessa unidade. A obra de Jesus foi
terminada, o elo entre Deus e o Homem foi refeito, e a Vida de comunhão com
Deus tornou-se uma realidade. Eliminada essa distância que havia entre Deus e o
homem, na Teologia Joanina a Vida Eterna já foi dada a cada ser humano.
Precisamente esta Vida Eterna presente em nós na Graça Santificante
e Operante, é que dá um novo significado á nossa existência naquilo que somos e
fazemos, no que falamos e pensamos, em tudo isso resplandece á Luz Divina e
assim, Jesus e o Pai são glorificados.
A oração de Jesus, chamada nesse capítulo 17 , de Oração
sacerdotal, é a oração que pede, mas ao mesmo tempo que se propõe a fazer,
aquilo que pediu ao Pai. Jesus pede que nenhum dos que o Pai deu a ele, se
percam, mas para que a oração seja atendida, Jesus irá dar o precioso dom da
sua Vida, deixando-se imolar, pagando assim um alto preço para nossa renovação
e total restauração.
A oração de Jesus é no sentido de que esse novo homem agora seja
forte e não caia mais nas seduções do "mundo" do mal como ocorrera
com nossos primeiros pais. Jesus, o homem novo, pressionado pelas forças do
mal, quando estava no mundo, as derrotou com a morte na cruz, agora a pressão
do mal será sobre os discípulos, que têm em Jesus essa mesma força, capaz de
superar todo o mal e assim sacramentar a vitória de Jesus tornando-a
definitiva. (Diácono José da Cruz – Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim
SP – E-mail cruzsm@uol.como.br)
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