Dia 20 de Outubro de 2014
Evangelho de Lc 12,13-21
A todo instante, somos convidados, a dar um sentido novo á nossa existência, a mudar o rumo da nossa história, colocando o Reino de Deus como prioridade em nossa vida!
Quem busca a verdade que é Jesus, encontra vida e torna vida na vida do outro!
Jesus é a nossa maior riqueza, Ele é o sinal por excelência do amor do Pai! Aderir a sua proposta de vida nova é a garantia de recebermos um dia como herança, o único bem que não perece, o bem maior: a Vida eterna! Vida eterna, que já podemos experimentar aqui na terra, quando fazemos da nossa vida uma oferta de amor que se concretiza na partilha! A vida partilhada se converge em mais vida para todos!
No evangelho de hoje, Jesus nos alerta sobre o perigo da riqueza! A riqueza nos cega, torna-nos reféns de nós mesmos, prisioneiros dos bens da terra. Bens, que quando não partilhado, torna-se num grande abismo a nos separar de Deus!
O texto que nos é apresentado, começa dizendo que alguém, no meio da multidão pede Jesus para intervir numa questão relacionada a uma herança. Jesus não intervém, mas aproveita aquela oportunidade para nos passar um grande ensinamento: ”Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens.” E Jesus conta a parábola do homem rico, que gastou a sua vida acumulando bens, e com isto perdeu a oportunidade de construir aqui na terra a sua morada no céu!
Com esta parábola, Jesus nos adverte sobre o perigo que corremos quando depositamos a nossa segurança nos bens terrenos. O acúmulo de bens, a ostentação, nos torna frios, insensíveis. Fechados no nosso mundo particular, não enxergamos o outro, e assim, nos distanciamos cada vez mais dos verdadeiros valores, que são os bens eternos!
Na narrativa do evangelho, confronta-se a lógica de Deus e a lógica humana; a lógica humana, é guardar, acumular, ter sempre mais, enquanto que a lógica de Deus, é deixar-se, é abandonar-se é desprender-se, é esvaziar-se, é dar-se...
Os ensinamentos que Jesus nos passa no dia de hoje, são desafiadores, principalmente para muitos de nós, que tem “alma de rico” isto é, que se deixa levar por atitudes egoísticas.
Uma vida frutuosa, não se mede por aquilo que se tem, e sim, por aquilo que se é!
A nossa plenitude, não se conquista pelo o que temos, e sim, pelo o que somos!
É no mais profundo do nosso ser, que cultivamos o nosso bem maior: o amor de Deus, nossa maior riqueza!
FIQUE NA PAZ DE JESUS – Olívia
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
Nenhum comentário:
Postar um comentário