.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 21 de maio de 2013

TRINDADE: MODELO DE VIDA PARA A VIDA DA COMUNIDADE! Olívia Coutinho



DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Dia 26 de Maio de 2012

Evangelho de Jo 16,12-15

Mais uma vez, nos unimos no mesmo espírito de fé, para com muita alegria, celebrar a festa da  Santíssima Trindade! É a festa do amor, quando a Igreja nos convida a contemplar o mistério inefável e insondável da Trindade Santa! Mergulhar na profundidade deste mistério, é fazer a experiência da imensidão do amor de Deus, que para relacionar-se conosco, quis se fazer família: como Pai, Ele nos criou, como  Filho nos redimiu e, como Espírito Santo nos santifica.
Ao Colocar esta festa no domingo seguinte à solenidade de Pentecostes, a Igreja vem nos lembrar que cada domingo é uma  festa da Santíssima trindade, pois o  domingo é o dia do Senhor, dia em que Jesus ressuscitou e que o Espírito Santo nos santificou, descendo sobre a igreja nascente. Por tanto, todo domingo, devemos contemplar este mistério Trinitário!
No antigo testamento, não se fala da Família Trinitária, é Jesus quem a revelou a nós, entreabrindo o véu que  encobria de nossos olhos a grande alegria de poder fazer parte da família de Deus: do  Pai, do Filho e do Espírito Santo.
No  evangelho de hoje, vemos mais uma vez, a preocupação de Jesus com os discípulos, que tinham muita dificuldade em compreender os acontecimentos que estavam por vir! Na sua grande compreensão, Jesus  insiste em fazer  brotar em seus corações, sentimentos positivos, garantindo-lhes que tudo que até então, era de difícil  compreensão para eles, lhes tornaria claro, quando eles tivessem  revestidos da presença  iluminadora do Espírito Santo.“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de compreender agora. Quando, porém vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a verdade.” Estas palavras de Jesus, dirigidas aos discípulos, nos estimulam,  a estarmos  sempre abertos a ação do Espírito Santo e  embebidos no amor de Deus Pai, que tudo fez para não nos deixar órfãos!
Na celebração deste domingo, a palavra central que deve ressoar nos nossos ouvidos  e  entrar no nosso coração, é a  “confiança”, confiança  na família Trinitária, onde encontramos o amparo do Pai, a segurança do Filho e a força  iluminadora do espírito Santo!
O Espírito Santo, é a permanente presença de Jesus em nós, é Ele que nos faz entender, nas  mais diferentes circunstâncias de nossa  vida, o sentido das palavras de Jesus que guardamos em nosso coração. Daí, a importância de guardarmos sempre as suas palavras, ainda  que não  tenhamos entendido-as no momento.
É o Espírito Santo que nos  revela  a verdade que é Jesus, que nos faz enxergar o sentido de suas palavras e perceber  a sua manifestação nos acontecimentos. O Espírito Santo  é o guia que nos remete  ao Senhor, que nos faz pertencer a família trinitária! A sua presença em nós, é  tão forte, que nos faz enxergar até mesmo o que está oculto aos olhos do mundo.
As palavras, os sinais de Jesus, estão constantemente diante dos nossos olhos, seja na Sagrada Escritura, nos acontecimentos do nosso dia a dia, pena, que nem sempre captamos a sua mensagem, falta-nos a abertura ao Espírito  Santo. Sem esta abertura, todos os ensinamentos de Jesus, se tornam em vão, passam desapercebidos aos nossos sentidos, não entram no nosso coração!
“O Espírito Santo não falará por si mesmo, mas dirá tudo que tiver ouvido...”  Esta afirmação de Jesus, vem nos dizer que  nenhuma pessoa da trindade  Santa,  age individualmente, um exemplo que deve ser seguido por cada um de nós!
Professar a nossa fé na Santíssima Trindade, não significa somente  reconhecê-la, mas tomá-la como modelo para nossa vida pessoal e comunitária. 
Quando traçamos sobre nós, o sinal da cruz, invocando a  Santíssima Trindade, podemos ter certeza, que novos horizontes se abrirão para nós e tudo que nos parecer obscuro, tornará  claro!
Viver a vida trinitária é fazer a mesma trajetória de Jesus, é viver comunitariamente, priorizando sempre os valores do Reino!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia

Um comentário: