.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

“... E TERÁS UM TESOURO NO CÉU.”- Olívia Coutinho


“... E TERÁS UM TESOURO NO CÉU.”
 
Dia 27 d Maio de 2013
 
Evangelho de Mc 10,17-27
 
A todo instante, Jesus nos  convida a trilhar um caminho novo, a abrir mão dos nossos apegos para adquirirmos um tesouro no céu!
É aqui  na terra, que construímos a nossa morada no céu! Construção esta, que chega a ser  desafiadora, porque implica em renuncias, em desapegos, em caminhar na contramão do mundo!
A vida de quem aceita este  convite de Jesus, aderindo a  sua proposta inovadora, se transforma numa  verdadeira oferta de amor, de um amor que se concretiza na partilha!
  O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, vem nos alertar sobre o perigo da riqueza, que muitas vezes, ao invés de nos levar a partilha, torna-se num grande obstáculo para  a nossa caminhada com Jesus ao encontro do Pai!
O texto nos fala do encontro de um jovem rico com Jesus, na sua caminhava para Jerusalém. Um encontro, que tinha tudo para ser marcante e definitivo na vida daquele jovem, se não fosse  a força do fascínio da riqueza que o  puxou para trás, que o impediu  de usufruir da riqueza maior: fazer parte do reino de Deus!
No relato, nota-se que a tristeza tomou conta daquele jovem, que esteve tão perto da verdadeira felicidade, mas que a deixou escapar das suas mãos, por não conseguir desapegar-se dos bens matérias!
“É mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus!” Estas palavras de Jesus, deixaram os discípulos apreensivos: ora, pensou eles: se para os ricos, que de acordo com a mentalidade judaica, eram vistos como privilegiados de Deus era tão difícil entrar no reino do céus, imagine para eles, que eram pobres, vistos  como pecadores! 
Mesmo estando juntos do Mestre, os discípulos  ainda eram muito imaturos na fé, ainda  não se sentiam suficientemente  seguros quanto ao que lhes reservaria o futuro. Faltava-lhes compreender, que a visão de Jesus sobre "valores", era totalmente diferente da visão do mundo.
Os ensinamentos  que Jesus nos passa no dia de hoje, são desafiadores, principalmente  para  muitos de nós, que tem “alma de rico” isto é,  que deixa-se levar  por atitudes egoísticas,  atitudes estas, que nos distancia dos valores do evangelho.
É importarmos conscientizarmos de que Jesus não condena a “riqueza,” o que Ele condena é o apego, o grande inimigo, que nos impede de colocarmos o Reino de Deus como prioridade em nossas vidas.
Abrir mão dos nossos interesses pessoais, para nos colocar  à disposição de Deus, é acima de tudo, fazer a difícil viagem de sair de nós mesmo para  ir ao encontro do outro! E para isto, precisamos nos libertar  dos nossos apegos, de tudo que distancia o humano do humano, e consequentemente, o humano do Divino.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS!- Olívia 

Um comentário: