Dia 30 de Maio de 2013
Evangelho de Lc 9,11-17
No mesmo Espírito da quinta-feira Santa, dia em que Jesus instituiu a Eucaristia, nós nos reunimos em comunidade, para celebrar o mistério Pascal de Jesus.
Com muita alegria, celebramos hoje, a solenidade do Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, o grande mistério de amor!
Na eucaristia, Jesus atinge o ponto máximo de sua doação, nos dando como nossa comida e como nossa bebida!
O pão que Jesus nos dá, é o Pão da vida, sua própria carne, é o Pão que nos transforma, que mina as forças do egoísmo enraizado em nós, nos tornando livres para a comunhão de amor com Cristo e com os irmãos.
Na Eucaristia, é selada a comunhão de irmãos, sinal inviolável da presença viva de Jesus em nós! Pão e Vinho consagrados, verdadeiramente Seu Corpo e Sangue, humanidade de Jesus, que se prolonga em nós, nos tornando eucarísticos!
O evangelho de hoje, mostra-nos mais uma vez, a sensibilidade de Jesus diante à necessidade humana!
O texto narra o episódio que marcou o milagre da multiplicação dos pães: o milagre da partilha! O ponto fundamental deste acontecimento é o amor, o amor que move, que leva a partilha!
Na multiplicação dos pães, Jesus nos ensina na prática, que é na partilha que vivemos a comunhão de amor com o Cristo e com os irmãos! Saciar a fome do outro é o primeiro passo de quem vive o mandamento do amor! Mas não se para por aí, é preciso ir mais além, encontrar meios de promover o nosso irmão, contribuindo para que ele possa ter uma vida digna, caminhando com as próprias pernas.
Assim como Jesus encarregou os primeiros discípulos de saciar a fome de uma multidão: “Dai-lhes vós mesmos de comer.” Hoje, Ele nos encarrega de fazer o mesmo, nos dando a certeza de que; colocando em suas mãos, o pouco que temos, este pouco se transforma em muito!
Onde existe amor, existe partilha, onde existe partilha, Jesus entra e o milagre da multiplicação acontece!
O evangelho vem nos alertar também, sobre a importância de aproveitarmos todas as oportunidades para despertar nos nossos irmãos necessitados, a necessidade de Deus! Mas antes, é preciso saciar a sua fome de pão, só assim, será possível criar no seu coração a necessidade de Deus! Foi o que fez Jesus, à partir da necessidade do pão material, ele criou no povo a necessidade do pão da vida eterna.
A vida iniciada aqui na terra, quando alimentada pelo Pão da vida que é Jesus Eucarístico, não será interrompida com a morte física, é o próprio Jesus que nos dá esta certeza, ao nos indicar o caminho da eternidade: “Eu sou o pão vivo, descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente”. (Jo 6, 51).
Viver em comunhão com o Cristo nesta vida, é permanecer em comunhão com Ele na Eternidade!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia
Nenhum comentário:
Postar um comentário