.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 11 de maio de 2021

-Vós sois meus amigos-José Salviano

 

14 de Maio de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 15,9-17

 


PRIMEIRA LEITURA

 

1ª Leitura - At 1,15-17.20-26

A sorte caiu em Matias,
o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos.

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 1,15-17.20-26


Naqueles dias,
Pedro levantou-se no meio dos irmãos e disse:
"Irmãos, era preciso que se cumprisse
o que o Espírito Santo, por meio de Davi,
anunciou na Escritura sobre Judas,
que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus.
Judas era um dos nossos
e participava do mesmo ministério.
De fato, no livro dos Salmos está escrito:
`fique deserta a sua morada,
nem haja quem nela habite!'
E ainda: `Que outro ocupe o seu lugar!'
Há homens que nos acompanharam
durante todo o tempo em que o Senhor Jesus
vivia no meio de nós,
a começar pelo batismo de João
até ao dia em que foi elevado ao céu.
Agora, é preciso que um deles se junte a nós
para ser testemunha da sua ressurreição."
Então eles apresentaram dois homens:
José, chamado Barsabás,
que tinha o apelido de Justo, e Matias.
Em seguida, fizeram esta oração:
"Senhor, tu conheces os corações de todos.
Mostra-nos qual destes dois escolhestes
para ocupar, neste ministério e apostolado,
o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino!"
Então tiraram a sorte entre os dois.
A sorte caiu em Matias,
o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos.
Palavra do Senhor.

 

 

Reflexão

 

Pedro diante de todos, decidiu resolver o problema da lacuna deixada pelo traidor Judas. Os apóstolos eram em número de 12, em homenagem às 12 tribos de Israel. Com a saída de Judas, era necessário substituí-lo. 

Pedro lamenta o fato de Judas ter sido um deles, e acabou sendo um guia daqueles que prenderam Jesus, num ato de tamanha covardia e traição.

Pedro lembra que houve homens devotos que os seguiram o tempo todo, com muita boa vontade. Dois desses homens eram: José e Matias.

Então, sob a sugestão de Pedro, os apóstolos fizeram uma oração, pedindo ao Pai que escolhesse entre esses dois bons homens, o que deveria substituir  o traidor Judas.

E a sorte que tiraram, caiu sobre Matias, para substituto de Judas. Agora, o número dos apóstolos voltou a ser 12.

 

Queridas irmãs, e irmãos. Assim como neste mundo há gente má, também há gente boa. E nós precisamos nos aproximar mais dos bons, dos devotos, dos seguidores de Jesus, dos que tem uma fé de remover montanha, para  que, unidos a eles, nós possamos dar continuidade a construção do Reino de Deus na Terra.

 

Na nossa vida pessoal, apesar de que não devemos excomungar os maus, pelo contrário, devemos rezar por eles,  nós devemos escolher a companhia das mulheres honestas e devotas, e dos homens bons. E isto é muito importante principalmente para os jovens. Pois o futuro deles, depende de com quem eles andam.

 

 

Salmo

Salmo - Sl 112(113),1-2.3-4.5-6.7-8 (R. cf.8)

R. O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.


Ou:

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.


Louvai, louvai, ó servos do Senhor, *
louvai, louvai o nome do Senhor!
Bendito seja o nome do Senhor, *
agora e por toda a eternidade!R.

Do nascer do sol até o seu ocaso, *
louvado seja o nome do Senhor!
O Senhor está acima das nações, *
sua glória vai além dos altos céus.R.

Quem pode comparar-se ao nosso Deus, +
ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono *
e se inclina para olhar o céu e a terra?R.

Levanta da poeira o indigente *
e do lixo ele retira o pobrezinho,
para fazê-lo assentar-se com os nobres, *
assentar-se com nobres do seu povo.

 

Reflexão

 

Louvemos ao Senhor do nascer ao por do Sol, por tudo o que Ele nos dá. Pela chuva, louvemos o Senhor. Pelo dia de Sol, louvemos ao Senhor. Pela doença, louvemos ao Senhor, pois só Ele sabe o por que temos de sofrer. Pela saúde louvemos e agradecemos ao Senhor, por ter tido compaixão e piedade de nós e nos ter restaurado a saúde do corpo.

Assim, louvemos ao Senhor, faça chuva ou faça sol, pois tudo o que vem de Deus é para o nosso bem. Até o sofrimento. Pois por meio dele, nós nos purificamos e nos convertemos. O sofrimento derruba a nossa arrogância, e nos faz sentir necessitados de Deus!

 

 

Evangelho

 

Evangelho - Jo 15,9-17

Ninguém tem maior amor do que
aquele que dá a vida pelos amigos

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 15,9-17


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
Como meu Pai me amou,
assim também eu vos amei.
Permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos,
permanecereis no meu amor,
assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai
e permaneço no seu amor.
Eu eu vos disse isto,
para que a minha alegria esteja em vós
e a vossa alegria seja plena.
Este é o meu mandamento:
amai-vos uns aos outros,
assim como eu vos amei.
Ninguém tem amor maior
do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
Vós sois meus amigos,
se fizerdes o que eu vos mando.
Já não vos chamo servos,
pois o servo não sabe o que faz o seu senhor.
Eu vos chamo amigos,
porque vos dei a conhecer
tudo o que ouvi de meu Pai.
Não fostes vós que me escolhestes,
mas fui eu que vos escolhi
e vos designei para irdes e para que produzais fruto
e o vosso fruto permaneça.
O que então pedirdes ao Pai em meu nome,
ele vo-lo concederá.
Isto é o que vos ordeno:
amai-vos uns aos outros.
Palavra da Salvação.

 

 

Reflexão

 

Jesus volta a recomendar que devemos permanecer no seu amor. E isto para que a sua alegria esteja também em nossa pessoa.

Eu eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós
e a vossa alegria seja plena.

Irmãs e irmãos. Alegria plena, nada mais é do que  o ESTADO DE GRAÇA, que desfrutamos após receber a Eucaristia.  A plena alegria de estar com o próprio Deus dentro de nós, na nossa alma. (Não é no coração. É na alma).

E para que esta alegria seja mesmo totalmente plena, é preciso que estejamos também em comunhão com o irmão. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.

 

Pois não pode haver alegria plena, se a nossa fé estiver mutilada. Ou seja, amando somente a Deus, e ignorando o irmão.

Caríssimos. Para  que a nossa alegria seja plena, precisamos estar em comunhão com Jesus, com Deus, e com o irmão.

E repare que Jesus nos deu a honra de sermos seus amigos.  Ele, sendo Rei, não nos considera seus servos. Mais sim, amigos. Amigos das horas difíceis, das horas de sufoco, de desespero, mais também das horas de  alegrias! Alegrias sadias. Não aquelas supostas alegrias, a que o nosso instinto nos arrasta para baixo.  Arrasta-nos para  uma linha abaixo da linha da santidade!

Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

 

E qual é o mandamento de Jesus? Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.

 

O que podemos para permanecer sempre no amor de Cristo?

Imaginemos o seguinte: Você fez uma boa confissão, participou da Senta Missa, e evidentemente, também participou do banquete eucarístico. Recebeu Jesus nas espécies de pão e vinho.

Ao sair da igreja, como você se sente? Aliviado, feliz, em paz consigo, com todos e com Deus. Naquele momento você está purificado pelo Sacramento da Confissão, alimentado pela Palavra e pela Eucaristia. Naquele exato momento, você está vivendo no amor de Cristo.

E aí vem Jesus e lhe diz: Permanecei no meu amor. Isto é coisa fácil? Não. Não é mesmo! Pois permanecer em estado de graça, naquele estado de alma em que você acabou de comungar e veio para o seu banco, e de joelhos rezava ao Pai, não coisa fácil.

As dificuldades começam primeiro dentro de nós. O nosso egoísmo, os nossos hábitos, os nossos vícios, o nosso temperamento herdado e adquirido pelo convívio social, tudo isso são forças interiores que dificultam a nossa permanência na amizade com Deus.

Em seguida, temos o mundo exterior com suas mil e uma oportunidades e causas de pecado, as tentações do capeta, as injustiças assim como as contrariedades do convívio que nos tiram do sério, são muitas as coisas que sem menos perceber, notamos que já não somos mais dignos de participar da Eucaristia.

Que fazer? Para que a alegria de Jesus permaneça em nós, de forma plena, para que tenhamos forças para amarmos uns aos outros como Jesus nos amou, PRECISAMOS SER VIGILANTES NA ORAÇÃO. Não podemos relaxar na oração. Precisamos também meditar a palavra, praticar a caridade, e tudo aquilo que Jesus nos ensinou.

 

Vá, e faça o mesmo. E tenha um bom dia.

 

José Salviano.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário