.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Tomai e comei-Helena Serpa

 

3 DE JUNHO DE 2021

 

5ª. FEIRA - SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

 

CORPUS CHRISTI 

 

 Cor Branco

1ª. Leitura – Ex 24, 3-8

 

Leitura do Livro do Êxodo 24,3-8

Naqueles dias: 3Moisés veio e transmitiu ao povo todas as palavras do Senhor e todos os decretos. O povo respondeu em coro: 'Faremos tudo o que o Senhor nos disse'. 4Então Moisés escreveu todas as palavras do Senhor. Levantando-se na manhã seguinte,
ergueu ao pé da montanha um altar e doze marcos de pedra
pelas doze tribos de Israel. 5Em seguida, mandou alguns jovens israelitas oferecer holocaustos e imolar novilhos como sacrifícios pacíficos ao Senhor. 6Moisés tomou metade do sangue e o pôs em vasilhas, e derramou a outra metade sobre o altar. 7Tomou depois o livro da aliança e o leu em voz alta ao povo, que respondeu:
'Faremos tudo o que o Senhor disse e lhe obedeceremos'.
8Moisés, então, com o sangue separado, aspergiu o povo, dizendo:
'Este é o sangue da aliança, que o Senhor fez convosco,
segundo todas estas palavras'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “a Eterna e Nova Aliança

Este é o sangue da aliança que o Senhor fez convosco, segundo todas estas palavras”. Naquele tempo Moisés estabeleceu uma Aliança entre Deus e o Seu povo aspergindo sobre eles o sangue dos animais e transmitindo a todos os decretos que o Senhor lhe havia recomendado. Moisés foi o mediador entre Deus e o povo de Israel, de uma aliança selada com o sangue de novilhos. O sangue dos animais sacrificados servia para purificar os pecados dos homens. Não era uma aliança eterna, mesmo assim, era um pacto de obediência que se fazia perante Deus. Diante daquele ritual e como sinal do compromisso assumido o povo respondeu em coro prometendo fazer tudo o que o Senhor lhe ordenasse. A liturgia de hoje celebra a Eterna e Nova Aliança que Jesus estabeleceu conosco: seu Corpo doado e seu Sangue derramado para a vida do mundo. Celebrando esta Aliança nós também precisamos assumir um compromisso de fazer tudo o que o Senhor nos ordena, tendo a certeza de que a nossa Aliança com Deus foi perpetrada no nosso coração quando recebemos o nosso Batismo e nos tornamos filhos do Pai adotados por Jesus. Tornamo-nos eternamente Seus filhos e filhas e somos purificados (as) pelo Sangue do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo. -  Você já assumiu a Aliança com Deus? – Você tem consciência de que esta é uma Aliança eterna, isto é, para sempre? – Você tem exercido os seus deveres em função da Aliança que o Senhor fez com você? – Você é obediente à Lei do Senhor?

 

Salmo 115,12-13.15.16bc.17-18 (R. 13)

 

R. Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.
Ou:R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

12Que poderei retribuir ao Senhor Deus*
por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
13Elevo o cálice da minha salvação,*
invocando o nome santo do Senhor.R.

15É sentida por demais pelo Senhor*
a morte de seus santos, seus amigos.
16bEis que sou o vosso servo, ó Senhor,
que nasceu de vossa serva;*
16cmas me quebrastes os grilhões da escravidão!R.

17Por isso oferto um sacrifício de louvor,*
invocando o nome santo do Senhor.
18Vou cumprir minhas promessas ao Senhor*
na presença de seu povo reunido.R.

 

Reflexão - O que podemos fazer: “Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor”!  Isto mesmo, oferecer ao Senhor o nosso coração como cálice para que o Seu Sangue nos purifique, nos dignifique, nos dê uma veste de santos, quebrando em nós os grilhões da escravidão ao pecado.

 

Leitura da Carta aos Hebreus 9,11-15

Irmãos: 11Cristo veio como sumo-sacerdote dos bens futuros.
Através de uma tenda maior e mais perfeita, que não é obra de mãos humanas, isto é, que não faz parte desta criação, 12e não com o sangue de bodes e bezerros, mas com o seu próprio sangue,
ele entrou no Santuário uma vez por todas, obtendo uma redenção eterna. 13De fato, se o sangue de bodes e touros, e a cinza de novilhas espalhada sobre os seres impuros os santifica e realiza a pureza ritual dos corpos, 14quanto mais o Sangue de Cristo,
purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo, pois, em virtude do espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha. 15Por isso, ele é mediador de uma nova aliança. Pela sua morte, ele reparou as transgressões cometidas no decorrer da primeira aliança. E, assim, aqueles que são chamados recebem a promessa da herança eterna. Palavra do Senhor.

Reflexão – “Somos herdeiros (as) da promessa de Deus”

A Aliança que Jesus veio fazer conosco é uma Aliança perfeita, pois foi selada com o seu Sangue que purifica a nossa consciência das obras mortas, e nos capacita a servir ao Deus vivo.  Cristo veio como Sumo Sacerdote dos bens futuros, e com o seu próprio sangue obteve para nós uma redenção eterna. Através da Nova Aliança nós recebemos a promessa da herança eterna, por isso, nunca poderemos nos esquecer de que Jesus é o mediador de uma nova Aliança e que, pela sua morte Ele reparou as transgressões cometidas no decorrer da primeira aliança. Portanto, em Jesus Cristo, tudo se faz novo e o Seu sangue cobriu todos aqueles que viveram antes da sua Morte e Ressurreição. Por causa de Jesus nós somos dignitários da promessa de Deus que é a vida eterna. Deste modo, não podemos ficar paralisados (as) nas nossas obras do passado, pois temos Alguém que já firmou uma Aliança Eterna com o Pai, para a remissão dos nossos pecados. Somos herdeiros (as) da promessa de Deus recebemos o Espírito Santo. – Você tem consciência da Nova e Eterna Aliança que Jesus fez com o Pai, para si? – Você fica preso (as) às faltas do passado? – Você já se deixou lavar pelo sangue de Jesus? – Faça uma oração hoje e se entregue a Jesus para que Ele lave e purifique a sua alma!

 

Evangelho - Mc 14,12-16.22-26

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 14,12-16.22-26

12No primeiro dia dos Ázimos, quando se imolava o cordeiro pascal, os discípulos disseram a Jesus: 'Onde queres que façamos os preparativos para comeres a Páscoa?' 13Jesus enviou então dois dos seus discípulos e lhes disse: 'Ide à cidade. Um homem carregando um jarro de água virá ao vosso encontro. Segui-o
14e dizei ao dono da casa em que ele entrar: 'O Mestre manda dizer: onde está a sala em que vou comer a Páscoa com os meus discípulos?' 15Então ele vos mostrará, no andar de cima, uma grande sala, arrumada com almofadas. Ali fareis os preparativos para nós!' 16Os discípulos saíram e foram à cidade. Encontraram tudo como Jesus havia dito, e prepararam a Páscoa. 22Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo pronunciado a bênção,
partiu-o e entregou-lhes, dizendo: 'Tomai, isto é o meu corpo'.
23Em seguida, tomou o cálice, deu graças, entregou-lhes e todos beberam dele. 24Jesus lhes disse: 'Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos. 25Em verdade vos digo, não beberei mais do fruto da videira, até o dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus'. 26Depois de terem cantado o hino, foram para o monte das Oliveiras.

Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “Tomai e comei”

Reunido com Seus discípulos, na última ceia, Jesus tomando o pão e o vinho deu graças ao Pai, e a eles entregou para que comessem o Seu Corpo e bebessem o Seu Sangue. Assim fazendo Jesus já antecipava o que logo depois iria acontecer e anunciava a Nova e Eterna Aliança que iria ser perpetrada em favor dos homens. Foi, então, que Jesus instituiu a Eucaristia que é a memória da sua Paixão, Morte e Ressurreição para que nos apossemos da Sua graça e tenhamos a nossa alma fortalecida.  Foi por amor a nós que Jesus se ofereceu como alimento e bebida de vida plena, por isso, o pão que é a Sua carne é a nossa verdadeira comida e o vinho que é o Seu Sangue, é a nossa verdadeira bebida. A Ceia foi preparada de acordo com as ordens de Jesus, da mesma forma nós também devemos estar sempre preparados pela Palavra de Jesus para comermos na Ceia Pascal o alimento que nos dá a vida eterna.  Quanto mais nos alimentamos com Jesus, mais nos pareceremos com Ele e mais seremos reconhecidos pelo Pai. A Eucaristia é, portanto, Jesus, o vinho novo do reino de Deus! É quem nos traz a alegria, a paz interior, a força e o equilíbrio. Isto tudo, nós percebemos na nossa vida quando nos fortalecemos com o pão que veio do céu. – O que a Eucaristia tem feito em você? – Você está se tornando parecido (a) com Jesus? – O que JESUS o tem sugerido como preparação para celebrar a Eucaristia? – Você tem feito como o Senhor tem mandado? – Você se sente fortalecido pelo amor de Jesus?

3 comentários:

  1. Muito boa a reflexão,vai me ajudar muito na celebração da próxima quinta feira dia de Corpus Christi! Obg e parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa reflexão. Sempre recorro a esta página, pois, a mesma é sempre útil nas celebrações da nossa comunidade.
    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  3. José Maria Nascimento3 de junho de 2021 às 09:45

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir