.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 4 de maio de 2021

-Vós não sois desse mundo-José Salviano

 

08 de Maio de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 15,18-21

 

Primeira leitura

1ª Leitura - At 16,1-10

'Vem à Macedônia e ajuda-nos!'

Leitura dos Atos dos Apóstolos 16,1-10

Naqueles dias:
Paulo foi para Derbe e Listra.
Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo,
filho de uma judia, crente, e de pai grego.
os irmãos de Listra e Icônio
davam bom testemunho de Timóteo.
Paulo quis então que Timóteo partisse com ele.
Tomou-o consigo e circuncidou-o,
por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões,
pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego.
Percorrendo as cidades,
Paulo e Timóteo transmitiam as decisões
que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado.
E recomendavam que fossem observadas.
As igrejas fortaleciam-se na fé
e, de dia para dia, cresciam em número.
Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia
e a região da Galácia,
pois o Espírito Santo os proibira
de pregar a Palavra de Deus na Ásia.
Chegando perto da Mísia,
eles tentaram entrar na Bitínia,
mas o Espírito de Jesus os impediu.
Então atravessaram a Mísia
e desceram para Trôade.
Durante a noite, Paulo teve uma visão:
na sua frente, estava de pé
um macedônio que lhe suplicava:
'Vem à Macedônia e ajuda-nos!'
Depois dessa visão,
procuramos partir imediatamente para a Macedônia,
pois estávamos convencidos
de que Deus acabava de nos chamar
para pregar-lhes o Evangelho.
Palavra do Senhor.

 

 Reflexão

Prezadas irmãs, e irmãos. É impressionante a presença de  Deus, por meio do Espírito Santo, no trabalho missionários dos apóstolos.

Deus os orientava, os protegia, os inspirava, falava com eles por meio de visões, sinais, etc. 

Veja isto. Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu.
O Espírito de Deus prevendo algum contratempo, alguma ação rebelde de algum incrédulo, ou problemas com perseguição, impediu que eles entrassem naquele lugar. O texto não explica como ocorreu  esse impedimento, mas a verdade é que ele aconteceu.

...na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: 'Vem à Macedônia e ajuda-nos!'

Depois dessa visão eles executaram o plano do Pai, que os orientava passo a passo, na caminhada missionária. Era Deus presente a cada instante, era Deus falando com eles.

E o sucesso da ação missionária dos primeiros catequistas era esplendoroso. Por que na verdade, não eram eles que falavam, mais sim, o Espírito de Deus que falava por meio das suas bocas. E as conversões aconteciam a rodo, eram muitos os que  aceitavam a palavra de Deus, eram muitos os que eram batizados, e que seguiam os apóstolos em sua caminhada de fé missionária.

As igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número.
Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia...

Evangelho

Evangelho - Jo 15,18-21

Não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 15,18-21

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Se o mundo vos odeia,
sabei que primeiro me odiou a mim.
Se fôsseis do mundo,
o mundo gostaria daquilo que lhe pertence.
Mas, porque não sois do mundo,
porque eu vos escolhi e apartei do mundo,
o mundo por isso vos odeia.
Lembrai-vos daquilo que eu vos disse:
'O servo não é maior que seu senhor'.
Se me perseguiram a mim,
também perseguirão a vós.
Se guardaram a minha palavra,
também guardarão a vossa.
Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome,
porque não conhecem aquele que me enviou.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão

O mundo vos odeia. Disse Jesus. É claro. O mundo não gosta de quem denuncia as  injustiças, e de quem fala somente a verdade. Os discípulos não são deste mundo, embora esteja nele, trabalhando pela sua salvação. No mundo temos três tipos de pessoas.

1-OS INDIFERENTES - que são aqueles e aquelas que não se importam com as coisas do Céu, e ignoram a presença de Deus no mundo por meio da sua Igreja. Não escutam a palavra de Deus, e nem se importam com o sofrimento do próximo. Esses são do mundo. E muito embora passem quase despercebidos, o mundo não os odeiam.

2-OS MORNOS -  Que são aqueles e aquelas que nem fedem nem cheiram, como diz o velho ditado. Eles não são contra nem a favor, muito  pelo contrário. Até aceitam ouvir a palavra de Deus com atenção, e educação, porém, esta mesma palavra lhes entra por um ouvido e sai pelo outro. Eles e elas são educados, sorridentes, sociais, e preocupados com as aparências. Muitos desses até vão à missa aos domingos, por imposição da avó, dos familiares, ou para agradar alguém da família. Porém, nada do que foi dito no sermão lhe interessa, se comungou foi apenas um ato de comer uma bolachinha branca...

Esses são do mundo, eles pertencem ao mundo  e o mundo os adora. Para o mundo, esses são o tipo de pessoas ideais.

3-OS CRISTÃOS AUTÊNTICOS – Seguidores de Cristo, esses procuram pautar o seu comportamento segundo os ensinamentos do Evangelho.

Buscam viver os dois mandamentos, buscam amar a Deus e ao próximo na prática das suas vidas cotidiana. Meditam a palavra, rezam, comungam, acolhem o irmão e a irmã como eles são, porém, buscam sempre na oportunidade, levar a eles o Cristo ressuscitado por meio de palavra e de seu testemunho. Falam sempre a verdade, denunciam os erros, e anunciam o Cristo semelhante aos profetas.

Por este motivo, eles não são benquistos, amados, pelo mundo sem Deus. Ou melhor dizendo, O MUNDO OS ODEIA mesmo! Porém, eles são protegidos e amados pelo Pai, e seus nomes estão escritos no Céu. E mais, até os fios do seu cabelo estão contados. Esses receberão 100 vezes mais nesta vida e mais a vida eterna, porém, com direito a perseguições, por parte daqueles que não os aceitam, aqueles que os odeiam por eles serem autênticos, verdadeiros, preocupados com as injustiças, e com a miséria dos pobres.

Muitos são engajados nos serviços da paróquia, e lá se dedicam ao serviço do Reino de Deus que também é nosso.

Jesus disse que se o mundo nos odeia, é por  que fomos escolhidos por Ele, e não agimos como o mundo age, mas sim, como Jesus nos ensinou.

Ao mundo não interessam aqueles que defendem o lado dos miseráveis, e critica os poderosos e demais injustos. Por isso, ser cristão num mundo sem Deus, num mundo egoísta e materialista, é navegar contra a corrente, é dirigir na contramão.

 

Porém, não desanime, não tenha medo. Jesus está com você, assim como esteve com os apóstolos, protegendo-o de todas as emboscadas. Jesus disse que o nosso nome está escrito no Céu. E que não se perderá um só fio do nosso cabelo...

Muitas vezes podemos pensar que fomos nós que decidimos nos converter, que fomos nós que decidimos entrar para uma pastoral da nossa paróquia, que fomos nós que decidimos ser catequistas nas escolas ou na casa de Deus.

Nada disso! Nós fomos e somos escolhidos por Jesus Cristo. É Ele quem decide a quem escolher para esta ou aquela missão.  E nem sempre somos escolhidos pela nossa santidade, como foi o que aconteceu com os discípulos, mas sim, somos escolhidos pela nossa fé.

Parabéns a você que está lendo (ouvindo) esta reflexão. Parabéns a você que se dedica às coisas de Deus. Saiba que você é uma pessoa escolhida. Deus escolheu você para se aprofundar na palavra e em seguida, anunciá-la aos demais irmãos e irmãs.

 

Se nós fomos escolhidos, nós estamos no mundo, mas não somos do mundo. Isto significa, que embora nós convivemos com os demais, nós não pensamos como todos, nós não valorizamos como o manda os meios de comunicações, mas sim, valorizamos segundo os ensinamentos de Jesus Cristo.

Se nós  fôssemos do mundo, se pensássemos e agíssemos como o mundo, seríamos apreciados queridos por ele. Porém, não somos simpáticos àqueles que apreciam as futilidades e as vaidades dessa vida terrena e passageira.

Amigos, e amigas. O fato de sermos ridicularizados por uns, de sermos perseguidos e ignorados por uma parte da sociedade, na verdade isso é motivo de alegria para nós. Pois significa que somos escolhidos por Jesus, e que Deus está do nosso lado nos apoiando, nos inspirando, e nos protegendo. Coragem! Não tenhais medo. Apenas acredite! Disse o Mestre.

O desprezo de uma minoria, é motivo de nossa alegria, e uma grande honra para a nossa pessoa.

Se uma parte da sociedade não nos aprova, então a outra parte dela está  esperando, preparada, para ouvir o que temos a lhes dizer. Então, minhas irmãs e meus irmãos, o que estamos esperando?  Vamos arregaçar as mangas e ir à luta pela salvação da humanidade, da qual também fazemos parte.

Sinta-se feliz por ser uma missionária, um missionário seguidor e anunciador de Jesus. Deixe o amor de Deus preencher a sua alma, o seu corpo, toda a sua existência. Reze com mais concentração, penetre na intimidade com Deus.  Escuta o que Deus tem a lhe dizer. Quando for escrever, ou falar de Deus ao mundo, concentre-se, para ouvir a voz do Espírito Santo lhe dizendo o que deverá escrever ou dizer. Nunca ache ou pense que é você que está escrevendo ou dizendo o que tem de ser publicado ao mundo. Feche os olhos por uns segundos e verá que as palavras lhe fluirão na sua mente sem nenhum embaraço. E isso lhe acontecerá com mais fluidez, quando você estiver em estado de graça. Quando você estiver vivendo a graça santificante, quando você estiver na presença de Deus.

Repetindo: Não se intimide diante das hostilidades dos incrédulos e incrédulas. Acredite que Jesus está com você. Ele está em nós, e por nós. E se Deus está conosco, quem poderá contra nós?

 

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir