.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 28 de maio de 2021

SANTÍSSIMA TRINDADE, COMUNIDADE DE AMOR E PERFEIÇÃO – Maria de Lourdes Cury Macedo.

 


Domingo, 30 de maio de 2021.

 

Evangelho de Mt 28, 16-20.

 

Hoje a Igreja celebra a Solenidade da Santíssima Trindade, que deve ser pensada como o Amor e a comunidade entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Somos convidados a mergulhar no imenso mistério da vida íntima do próprio Deus e a louvar a grandeza do seu amor: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo!

Deus é por demais grande para ser compreendido por cérebros minúsculos como os nossos. O mistério da Santíssima Trindade é como o sol que não se pode olhar, mas que ilumina todas as coisas. É Deus Pai que cria e provê. É Deus Filho que se fez Homem e morreu para nos salvar. É Deus Espírito Santo que santifica nossas almas, habitando nelas. Nesse Deus Uno e Trino repousa a nossa santificação e salvação eterna. Deus é um só: infinito, eterno e onipotente. Criou e governa tudo quanto existe!

Jesus iniciou sua missão na Galileia e quis terminar sua missão na Galileia, no monte onde Jesus determinara aos apóstolos. Agora no monte na Galileia, Jesus quer se despedir dos apóstolos e confiar-lhes a missão de ir a todos os povos, todos que crerem sejam batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

         Os onze apóstolos foram encontrar-se com Jesus ressuscitado, Ele mostra-se abertamente a todos na glória da ressurreição. Alguns ainda duvidavam da ressurreição de Jesus. A fé é uma virtude exigente. Dificilmente o homem aceita o sobrenatural sem um pé atrás. Sem a força do alto, sem a graça de Deus eles continuariam na dúvida e na incerteza. O Senhor aceita e reconhece a fraqueza de seus amigos, por isso lhes promete o Espírito Santo, que lhes abriria a mente, os olhos e os transformaria em suas testemunhas.

Jesus veio ao mundo nos revelar, nos mostrar quem era o Pai. Jesus era o mensageiro do Pai e do Espírito Santo para realizar o mistério da nossa redenção. Cristo recebeu do Pai todos os poderes no Céu e na Terra.

         Antes da ressurreição, Cristo falou e agiu em nome do Pai. Agora, Ele age em seu próprio nome, porque está investido de todo o poder de Deus. Esse poder faz parte de sua glória alcançada pela paixão e morte.

         E com poder e autoridade Cristo incumbe os Apóstolos da grandiosa missão de propagar o Reino de Deus. Para isso capacita-os para a árdua missão que terão de desempenhar na Igreja. E também a missão de “fazer discípulos”.

Jesus antes de voltar ao céu dá suas últimas recomendações, ensinar pelo testemunho de amor e fé, de esperança e de caridade. Agora eles deverão levar o nome de Jesus a todas as nações, ao mundo inteiro. Ensinar e depois de evangelizar, batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, todos que aceitaram Jesus, para se tornarem membros da Igreja e participar dos méritos alcançados por Cristo. Pelo batismo nos unimos espiritual e corporalmente a Cristo, passamos a fazer parte do Corpo Místico de Cristo, a Igreja. Assim pelo batismo somos consagrados à Santíssima Trindade, porque Jesus está unido ao Pai e ao Espírito Santo.

Jesus promete ficar conosco para sempre. Não vemos Jesus, sua presença é invisível, mas real, concreta. Jesus está presente na sua Palavra e na Eucaristia. A Palavra é viva, é atual, ela é luz, ela sempre falará a todos em todos os tempos. Jesus está presente na Eucaristia, o pão vivo que desceu do céu, o Deus conosco.

É o Espírito Santo quem nos sustenta nessa missão, é quem nos dá força, esperança e alegria. Com muita garra, com perseverança, vamos viver e ensinar ao mundo tudo aquilo que Jesus ordenou. O mundo precisa aprender a praticar o amor, a justiça, a caridade em favor de todos. O mundo precisa de muito amor, ele é sedento de amor, como uma terra seca necessita da água.

Jesus está sempre presente em nossas vidas, no nosso trabalho, em nossos momentos de oração, nos momentos felizes e, principalmente, nas horas de angústia, sofrimento e dor. Sempre ao nosso lado, assim Ele prometeu, assim Ele cumpre.

Jesus é uma presença permanente, está sempre ao lado de sua Igreja conduzindo-a, iluminando-a. É importante lembrar que Jesus está presente no nosso próximo. Presente, sobretudo, naqueles que sofrem. Sua presença é marcante nos humildes, nos pobres, nos pequenos em todos que tem o coração aberto para Deus, em todos que acolhem Deus em seu coração. Quem quer de fato encontrar Jesus, deve procurá-lo sempre no irmão mais desprotegido, excluído, marginalizado, seja qual for o motivo.

“Ele está no meio de nós!” Com muita convicção rezamos estas palavras nas nossas missas. Jesus continua presente em nossa vida, na história e nos acontecimentos do nosso dia-a-dia. O Senhor da história e da vida deixou-nos a missão de anunciar aos povos a boa nova da salvação, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Hoje é nossa a missão de confiar em Deus, de ter coragem e a decisão inabalável de continuar o trabalho de multiplicar o número de cristãos, de catequistas, de padres, através do nosso trabalho missionário, sem nenhum ciúme entre nós irmãos, pois temos o mesmo objetivo e ideal.

Pelo batismo nos tornamos profetas anunciadores da Boa Nova, precisamos evangelizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo sem distinção de raça, todos são chamados a pertencer ao Reino.

Pelo Sacramento do Batismo temos a missão de evangelizar e testemunhar o amor do Pai que está manifestado em Seu Filho Jesus.

Jesus nos envia para a missão de discípulos missionários para evangelizar e batizar, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Respondamos sim, ao seu convite e unidos à Santíssima Trindade, amados pelo Pai, instruídos pelo Filho e iluminados pelo Espírito Santo vamos evangelizar sem cessar até os confins do mundo.

 

Abraços em Cristo!

Maria de Lourdes

 

 

 

2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. Lendo e meditando lembrei - me de Santo Agostinho que não conseguia entender o Mistério da Santíssima Trindade .
    Seu texto torna fácil , para todos, o entendimento.A solenidade da Santíssima Trindade nos envolve em um mistério profundo: o Amor!

    ResponderExcluir