.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 4 de maio de 2021

-Permanecei no meu amor-José Salviano

 

06 de Maio de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 15,9-11

 

PRIMEIRA LEITURA

1ª Leitura - At 15,7-21

Sou de parecer que devemos parar de importunar
os pagãos que se convertem a Deus.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 15,7-21

Naqueles dias:
Depois de longa discussão,
Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos:
'Irmãos, vós sabeis que, desde os primeiros dias,
Deus me escolheu, do vosso meio,
para que os pagãos ouvissem de minha boca
a palavra do Evangelho e acreditassem.
Ora, Deus, que conhece os corações,
testemunhou a favor deles,
dando-lhes o Espírito Santo como o deu a nós.
E não fez nenhuma distinção entre nós e eles,
purificando o coração deles mediante a fé.
Então, por que vós agora colocais Deus à prova,
querendo impor aos discípulos um jugo
que nem nossos pais e nem nós mesmos
tivemos força para suportar?
Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus
que acreditamos ser salvos,
exatamente como eles.'
Houve então um grande silêncio em toda a assembléia.
Depois disso, ouviram Barnabé e Paulo
contar todos os sinais e prodígios
que Deus havia realizado,
por meio deles, entre os pagãos.
Quando Barnabé e Paulo terminaram de falar,
Tiago tomou a palavra e disse:
'Irmãos, ouvi-me:
Simão acaba de nos lembrar como, desde o começo,
Deus se dignou tomar homens das nações pagãs
para formar um povo dedicado ao seu Nome.
Isso concorda com as palavras dos profetas,
pois está escrito:
Depois disso, eu voltarei
e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído;
reconstruirei as ruínas que ficaram e a reerguerei,
a fim de que o resto dos homens
procure o Senhor com todas as nações
que foram consagradas ao meu Nome.
É o que diz o Senhor, que fez estas coisas,
conhecidas há muito tempo'.
Por isso, sou do parecer
que devemos parar de importunar
os pagãos que se convertem a Deus.
Vamos somente prescrever
que eles evitem o que está contaminado pelos ídolos,
as uniões ilegítimas, comer carne de animal sufocado
e o uso do sangue.
Com efeito, desde os tempos antigos,
em cada cidade, Moisés tem os seus pregadores,
que o lêem todos os sábados nas sinagogas.'
Palavra do Senhor.

 

REFLEXÃO

Discussões e discordâncias aconteciam entre os apóstolos, pois cada um pensa de um jeito.  Empenhados em dar o melhor de si para  a construção do Reino de Deus na Terra, eles não mediam esforços para levar a palavra de Deus a quantos lugares  conseguissem.

Discussões aconteciam,  mais sempre acabavam  com um final feliz. Poiso  o avanço da ação missionária  era algo assim até espantoso, que superava toda e qualquer discordância que surgiam. Era o poder de Deus agindo  neles, e realizando proezas muito maravilhosas.  E foi então que depois que acabaram de discutir, eles voltaram a se alegrar com o sucesso  da sua missão  por vários lugares. Depois disso, ouviram Barnabé e Paulo contar todos os sinais e prodígios que Deus havia realizado, por meio deles, entre os pagãos.

 

EVANGELHO

Evangelho - Jo 15,9-11

Permanecei no meu amor para que
a vossa alegria seja plena.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 15,9-11

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
Como meu Pai me amou,
assim também eu vos amei.
Permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos,
permanecereis no meu amor,
assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai
e permaneço no seu amor.
Eu  vos disse isto,
para que a minha alegria esteja em vós
e a vossa alegria seja plena.
Palavra da Salvação
.

 

REFLEXÃO

 

Deus é amor. E toda sua proposta só pode ser entendida e realizada pela ótica do amor.  E este amor se estende para o nosso irmão. É amando o nosso irmão que demonstramos que somos verdadeiros cristãos. Quando amamos, quando somos justos e caridosos, estamos permanecendo no amor de Cristo Jesus.

Quando estamos sofrendo, temos uma tendência  de nos revoltar contra o Criador. É preciso não nos esquecer, que fomos criados por amor. A nossa criação foi um ato de amor do Criador. Lembremo-nos de que o Pai nos enviou o seu Filhos para nos livrar e salvar do pecado, por que Ele nos ama.

Se  o amor de Deus é incondicional,  se Deus ama a todos indistintamente, também nós temos o dever de nos amarmos como Ele nos amou e ama.  Foi por isso que Jesus nos recomendou a amar também os nossos inimigos, e rezar por eles.

Mais não se trata de amar apenas com palavras, mais sim, amar na prática, amar  até  quando estamos feridos, machucados pelas ofensas dos nossos irmãos, os quais não vivem  a palavra e na graça de Deus por isso é que devemos perdoá-los como Jesus perdoou os seus algozes naquele momento de agonia na Cruz, dizendo: Pai, perdoai-lhes por eles não sabem o que fazem. Eles não sabem, não acreditam que sou o teu Filho.  Por isso estão fazendo isso, estão cometendo esta grande injustiça!

“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei”.  O amor do Pai para com o Filho é um amor maior, incomensurável, infinito, um amor imenso, muito grande.

Desta forma, o amor de Jesus para conosco, é o mesmo amor do Pai para com Ele. Um amor infinito. Sem nenhuma condição, sem fronteiras, um amor desinteressado, um amor que visa a nossa alegria, a nossa preparação para a eternidade. Portanto, meus irmãos, o amor de Jesus para conosco não é um amor qualquer.

“Permanecei no meu amor”.  Parece que essa é a parte mais difícil. Como vamos fazer para permanecer no amor de Cristo?

Nós fazemos isso guardando os seus mandamentos. Mas não é só guardar na memória, mas sim, e acima de tudo praticar os ensinamentos de Jesus que são os mandamentos do Pai.

E Jesus explica: Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor”. Caso contrário, estaremos fora do amor de Cristo. Precisamos nos esforçar para seguir esta parte das recomendações de Jesus neste Evangelho! Isto porque Ele nos falou tudo isso para o nosso próprio bem. PARA QUE A NOSSA ALEGRIA SEJA COMO A DELE, PARA QUE A NOSSA ALEGRIA SEJA PLENA.

Minhas irmãs, meus irmãos. Guardar e praticar os ensinamentos de Jesus significa ter uma vida tranquila, uma vida com a proteção do Alto, uma vida na qual não nos faltará nada, uma vida com sofrimentos, sim. Pois viver é sofrer. Porém, sofrer em Cristo e com Cristo é tranquilo. Ele disse: vinde a mim todos os que estão tristes, oprimidos e cansados, e eu os aliviarei. Pois o meu jugo (imposto) é suave e o meu fardo é leve.

Somente Jesus pode nos aliviar o nosso sofrer. Pois Ele tem poder e  palavra de vida eterna. Ele nos tranquiliza por que sabemos que sofrer com Ele, oferecendo tudo a Ele, é um sofrer purificador, que nos santifica, nos redime, nos prepara para recebermos o prêmio no final desta caminhada rumo a casa do Pai.

Sejamos, pois alegres, porque Jesus nos ama. Sejamos alegres, porque Jesus nos deseja uma ALEGRIA PLENA.

Que a nossa alegria não seja superficial, fingida, uma alegria passageira de quando compramos uma nova televisão, ou um novo carro. Mas sim a nossa alegria se for derivada do amor de Cristo é uma alegria sólida, constante, moderada, e aberta aos irmãos e irmãs.

Então, para que Jesus hoje nos disse tudo isso?  Meus irmãos, que assim seja em nossas vidas! Amém.

Eu  vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós
e a vossa alegria seja plena.
Meus irmãos, que assim seja em nossas vidas! Amém.

 

 

José Salviano

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário