.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 13 de maio de 2021

IDE PELO MUNDO E ANUNCIAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA– Maria de Lourdes Cury Macedo.

 

IDE PELO MUNDO E ANUNCIAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA

– Maria de Lourdes Cury Macedo.

 

Domingo, 16 de maio de 2021.

Evangelho de Marcos 16,15-20.  

 

         Hoje a Igreja celebra a Solenidade da Ascensão de Jesus e o 55º Dia Mundial das comunicações com o tema: “‘Vinde ver’ (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”. Inicia-se hoje a semana de oração pela Unidade dos Cristãos.

         Celebramos hoje a Solenidade da Ascenção do Senhor. A vitória de Cristo já é a nossa vitória. Não é uma festa de despedida, mas o início de um novo modo de Jesus estar presente entre nós, por meio do sinal visível do seu corpo, que é a ação da Igreja. A ascensão de Jesus é o ‘coroamento de uma caminhada’, feita na obediência e fidelidade ao Pai. Jesus continua no meio da sua comunidade em missão. Ele vai para o Pai, se afasta de seus discípulos, mas garante sua presença, ele está junto de todos que dão continuidade à missão no mundo, por meio de sinais que comprovam o verdadeiro anúncio da Boa-Nova.

         A missão de Jesus começou na Galileia e terminou em Jerusalém. A missão dos discípulos começa em Jerusalém e se estende até os confins do mundo. Antes de Jesus voltar ao Pai, deu a eles o poder que recebera do Pai, e os envia a pregar e batizar em nome da Trindade Santa – (Pai, Filho e Espírito Santo) dizendo: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer, será condenado”. Vários sinais acompanharão aqueles que acreditarem, muitos sinais acompanharão a missão dos discípulos, sinais de transformação do bem que vence o mal. A missão deles tem uma autoridade que não vem dos homens, mas de Deus.

         O Evangelho nos diz que “depois de falar com os discípulos, Jesus subiu ao céu e sentou-se à direita de Deus”. Esta expressão “sentou-se à direita” significa lugar de honra. Quer dizer que ele é Deus, é figura importante, é o Filho de Deus, é o próprio Deus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade. A missão de Jesus não terminou na cruz, mas teve um fim glorioso, voltou ao Pai, voltou para o seu lugar. Jesus unido ao Pai age no mundo por meio do Espírito Santo.

Jesus subindo ao céu retirou do mundo a sua presença física, isto poderia nos parecer que Jesus se fez ausente, mas não, ele revela uma presença ainda mais forte por meio da vida dos discípulos, que tomam consciência de que nada que o mestre ensinou está perdido. Tudo o que eles aprenderam com Jesus agora testemunhariam no mundo.

Os discípulos não ficam olhando para o céu, mas partem para a missão em obediência a Jesus ressuscitado. Eles deixam tudo para trás, de forma mais radical que no primeiro chamado. Agora estão seguros e convictos de sua missão: vivem no desapego, os laços afetivos não os impedem de prosseguir evangelizando, não se prendem a um lugar, mas vão para onde a Igreja necessita. A fé no ressuscitado faz que o discípulo missionário o anuncie com gestos e palavras, a fim de que a mensagem do Evangelho chegue a todos, seguem o apelo de Jesus forte e desafiador: “Ide por todo o mundo, proclamando a boa nova a toda a humanidade.”

“Cristo já foi elevado ao mais alto dos céus, contudo continua sofrendo na terra através das tribulações que nós experimentamos como seus membros. Deu testemunho desta vontade, quando se fez ouvir lá do céu: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues’ (At 9,4). E ainda: ‘Eu estava com fome e me deste de comer...’(Mt 25,35s)”(São Leão Magno).

Jesus elevado ao céu é a imagem da humanidade divinizada. Já não existem mais fronteiras entre Deus e o homem, Jesus nos reconduziu a Deus novamente, a humanidade já participa da glória do Pai. “Somos cidadãos do céu” (Fl 3, 20). Uma comunidade que quiser ser testemunha da ressurreição deve ser sinal de vida, lutar contra as forças da morte, para que o mundo seja um lugar favorável à vida saudável, deve crer que outro mundo seja um lugar favorável à vida saudável. Deve crer que outro mundo é possível. A ascensão de Jesus sustenta a esperança de quantos sonham e se empenham por um amanhã melhor!

         Os discípulos de ontem e de hoje, são enviados a serem os comunicadores da boa notícia em gestos concretos em favor da vida, especialmente onde a vida está ameaça. A Solenidade de hoje nos leva a tomar consciência de que a missão que recebemos em nosso ‘batismo’ é dar continuidade à obra iniciada por Jesus, somos ‘discípulos missionários’ do Mestre Jesus. Ele deseja continuar sua missão por meio do testemunho de cada batizado. Como Jesus nós também passaremos por perseguições, desafios, incompreensões, mas nada poderá nos desanimar, para isso é preciso nos alimentar da sua Palavra, que nos dará segurança de que ele estará conosco até o fim dos tempos.

         Na véspera de sua morte, Jesus orou pela unidade daqueles que o Pai lhe dera: “que todos sejam um... para que o mundo creia”. Quanto mais vivermos essa união, essa comunhão, mais estaremos unidos e ligados a outros cristãos e a toda a humanidade.

         Celebrar a Ascensão do Senhor não é “ficar olhando para o céu”, mas nos provocar a tomar consciência da missão que recebemos do próprio Senhor que continua a nos dizer: “Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura”. Fiquemos atentos ao apelo de Jesus para evangelizar, somos os discípulos missionários de hoje com a mesma missão dos discípulos de ontem. Com amor, fé, audácia, disponibilidade, nós cristãos juntos poderemos construir a civilização do amor, fruto do nosso esforço em favor da justiça e da paz. Hoje nós somos Jesus para o nosso irmão.

         Abraços em Cristo!

         Maria de Lourdes    

 

2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir