.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Precisamos subir a Jerusalém para alcançar o lugar que nos está destinado-Helena Serpa

 

26 MAIO DE 2021

 

4ª. FEIRA DA VIII SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Eclo 36, 1-2ª.5-6.13-19

 

Leitura do Livro do Eclesiástico 36,1-2a. 5-6. 13-19 (Gr. 1.4-5a.10-17)

1Tende piedade de nós, Senhor, Deus do mundo inteiro, e olhai! Mostrai-nos a luz do vosso amor. 2aInfundi o vosso temor em todos os povos que não vos procuram, para que saibam que não há outro Deus senão vós. 5Que eles vos reconheçam, como nós vos reconhecemos, que não há Deus além de vós, Senhor. 6Fazei novos milagres, renovai os prodígios. 13Reuni as tribos todas de Jacó, e dai-lhes a herança como no tempo antigo. 14Tende piedade do povo chamado pelo vosso nome, e de Israel, a quem tratastes como primogênito. 15Compadecei-vos de vossa santa cidade, de Jerusalém, lugar de vossa morada. 16Enchei Sião de vossa majestade, e de vossa glória o templo. 17Dai testemunho daqueles que, desde o início, são vossas criaturas, realizai o que os profetas em vosso nome disseram. 18Dai a recompensa àqueles que esperam em vós, mostrai que os vossos profetas tinham razão. Escutai, Senhor, a oração dos vossos servos, 19pela benevolência que tendes para com vosso povo, conduzi-nos no caminho da justiça, e que o mundo inteiro reconheça que vós sois o Senhor, o Deus de todos os tempos. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “para que o mundo todo saiba que não há outro Deus

Estamos vivendo um momento decisivo para que esta oração do autor do Livro do Eclesiástico suba aos céus em favor de todos que estão sendo martirizados por esta Pandemia. Assim, ele conclama todos os povos a suplicar ao Senhor por Sua piedade e Sua Luz para que o mundo todo saiba que não há outro Deus igual a Ele. Dessa maneira ele nos coloca em sintonia com as nações do mundo inteiro para rogar que Deus nos conceda a primazia de provar das maravilhas do Seu amor e da sua proteção. Desde o princípio Deus nos falou pelos profetas e ofereceu a Sua misericórdia, mostrando-nos o caminho da justiça. No entanto, o mundo desviou-se desse caminho e entregou-se às sugestões do inimigo, desviando o Seu povo da fonte do Seu Amor. Precisamos repensar a história, não podemos nos enganar seguindo as estradas que nos afastam de Deus. Temos que voltar ao primeiro amor! Todos nós que já provamos das bênçãos de Deus Pai devemos nos unir para glorificá-lo-Lo dando testemunho àqueles que não O conhecem de como somos recompensados por viver em harmonia com a Sua Palavra. Por meio de cada um de nós que O conhecemos, Deus manifesta ao mundo o Seu poder e irradia a Sua Luz. Não podemos, porém, confiar apenas na nossa boa vontade para levar o nome de Deus ao mundo, precisamos purificar o nosso coração, reconhecendo as nossas faltas para pedir ao Senhor piedade e compaixão. Somos instrumentos de Deus no mundo, pois recebemos a herança do Seu amor, por conseguinte precisamos espalhá-lo como um perfume, para que todos os que nos encontrem percebam em nós a graça da filiação divina. O perfume do amor de Deus se espalha através das nossas ações, do nosso modo de reagir, de acolher, de perdoar, de compreender. – Você tem mostrado ao mundo os prodígios que Deus fez na sua vida? – Você roga a Deus para que todas as nações do mundo O conheçam? – Você está sempre pedindo a Deus que tenha piedade das suas faltas?  

 

Salmo 78,8. 9. 11. 13 (R. Eclo 36,1b)

 

R. Tende compaixão e olhai por nós, Senhor!

8Não lembreis as nossas culpas do passado,
mas venha logo sobre nós vossa bondade, *
pois estamos humilhados em extremo.R.

9Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador!
Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! *
Por vosso nome, perdoai nossos pecados!R.

11Até vós chegue o gemido dos cativos:
libertai com vosso braço poderoso *
os que foram condenados a morrer!R.

13Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo,
celebraremos vosso nome para sempre, *
de geração em geração vos louvaremos.R.

 

Reflexão - O salmista também nos motiva a nos dirigir ao Senhor para rogar a Ele que nos conceda o perdão das nossas culpas do passado. Todos nós somos como cativos que caminhamos nesse mundo conduzindo uma carga pesada, no entanto, temos a chance de entregar a Jesus o nosso peso, e assim,  gozar da bondade de Deus. Apesar de pecadores somos ovelhas do rebanho do Senhor, a Ele pertencemos. Ele nos perdoa e tem compaixão de nós. Acredite!

 

Evangelho – Mc 10, 32-45

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 10,32-45

Naquele tempo: 32Os discípulos estavam a caminho subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados,
e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele:
33'Eis que estamos subindo para Jerusalém,
e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos.
34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo.
E depois de três dias ele ressuscitará.'
35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: 'Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir.' 36Ele perguntou:
'O que quereis que eu vos faça?'
37Eles responderam: 'Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!' 38Jesus então lhes disse: 'Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?' 39Eles responderam: 'Podemos.' E ele lhes disse: 'Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi  reservado'. 41Quando os outros dez discípulos ouviram isso,
indignaram-se com Tiago e João.
42Jesus os chamou e disse:
'Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam.
43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “precisamos subir a Jerusalém para alcançar o lugar que nos está destinado”

No caminho de Jerusalém Jesus tentou mais uma vez abrir os olhos dos Seus discípulos para que tivessem consciência do que iria lhe acontecer falando claramente de como iria sofrer e ser torturado até à morte. Os discípulos, porém, não entendiam nada. Eles só viam em Jesus alguém que iria facilitar as suas vidas e nem atentavam no fato de que Ele poderia passar por dificuldades. Na sua insensatez eles não enxergavam o grande mistério do Batismo que Jesus iria viver para nos garantir o lugar que nos está reservado pelo Pai. Nós também agimos assim, não nos importamos com os meios, queremos apenas receber de Deus a solução para os problemas que precisamos encarar.  Na nossa pretensão nós queremos passar por cima de tudo e de todos e, como num passe de mágica alcançar o posto pretendido. Jesus nos dá consciência de como devemos assumir o papel de cristãos autênticos. Primeiramente Ele nos mostra que Ele, o Enviado de Deus, o Messias, o Mestre, também teve que enfrentar os desafios para cumprir a Sua missão.  Depois, ele nos adverte e diz a cada um de nós que pretendemos galgar posição perto de Deus: “vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado.” Mas o lugar que o Pai reservou a cada um cabe somente a Ele nos indicar. E o que mais vai chamar a atenção do Pai em nós é que sejamos parecidos com o Seu Filho Jesus o qual veio ao mundo não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida por nós. Precisamos também dar a nossa vida em favor de muitas pessoas, subir a Jerusalém para cumprir a nossa missão de batizados e, finalmente, esperar o lugar que nos está destinado.  - Você quer ser grande? – Você também ousa pedir a Jesus um lugar privilegiado?  – Você aceita pagar o ônus de ser o primeiro? Você tem conseguido beber o cálice e viver o batismo de Jesus? – Você acha que seguir a Jesus é fácil ou difícil? – Você tem sido servido pelos outros ou tem servido aos outros?

 

 

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento26 de maio de 2021 às 06:31

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir