.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Pentecostes-Jorge Lorente

 

Evangelhos Dominicais Comentados

23/maio/2021  -  Pentecostes

Evangelho: (Jo 20, 19-23)

 

 

Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, estando trancadas as portas do lugar onde estavam os discípulos, por medo dos judeus, Jesus chegou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos se alegraram ao ver o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio”. Após essas palavras, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados serão perdoados. A quem não perdoardes os pecados não serão perdoados”.

 COMENTÁRIO

 

Hoje festejamos Pentecostes, completam-se cinquenta dias da ressurreição de Jesus. Quase dois meses depois que Jesus se foi, nós encontramos seus discípulos trancados no cenáculo, por medo dos judeus. 

 

Apesar do evangelista João não mencionar neste evangelho, nós sabemos que, conforme Atos dos Apóstolos (1, 12-14), no cenáculo também estavam algumas mulheres, inclusive Maria a Mãe de Jesus. Outro fato que deve ser ressaltado, é que eles eram perseverantes na oração.

 

João faz questão de dizer que o medo estava presente entre eles. Não sabiam o que poderia lhes acontecer se fossem descobertos pelos judeus. A única certeza que tinham é a de que eles não iriam, de forma nenhuma, assumir publicamente que eram cristãos.

 

Em meio a esse clima tenso, Jesus chega como quem não quer nada, entra sem fazer alarde, coloca-se no meio deles e diz: "A paz esteja com vocês"! Pronto... bastaram essas palavras... mudou a temperatura do ambiente, esfriaram-se as cabeças e aqueceram-se os corações; agora a alegria é geral. Os discípulos ficaram alegres ao verem o Senhor.

 

Jesus trouxe consigo o Espírito Santo e o entregou aos apóstolos. O medo e a insegurança foram jogados pela janela. O temor que paralisava suas pernas, simplesmente desapareceu.

 

Essa é a paz de Jesus, a verdadeira paz. Paz é liberdade, é coragem, é a busca permanente da vida plena. Paz é doação, é a luta por justiça e dignidade. Paz, um nome tão pequeno, mas que guarda dentro de si toda mensagem de Jesus. 

 

Paz é o resumo de tudo. Na palavra paz está contido todo evangelho, por isso Jesus nos deseja a paz. Apesar de não serem sinônimos, é impossível separar a paz do amor. A paz é fruto da justiça. E, o amor é incompleto sem a paz.

 

Jesus entra, deseja-lhes a paz e faz algumas recomendações. Manda que continuem a sua missão. A mesma missão que o levou à morte. Dificílima essa tarefa. Silenciosamente, todos se perguntavam: “Como enfrentar aquela multidão que eliminou o Mestre?”  

 

O medo era enorme, mas ao receberem o Espírito Santo, transformam-se totalmente. Abrem as portas, escancaram as janelas, nada temem, nada os assusta. Publicamente falam com destemor e sabedoria.

 

Assim é a obra do Espírito Santo. Ela faz maravilhas nos seguidores de Jesus. Opera transformações radicais naqueles que se entregam aos seus cuidados. Age em nossa vida e em nosso dia-a-dia. O Espírito Santo se faz presente através dos seus sete dons.

 

A festa de Pentecostes nos leva a concluir que o Espírito Santo dá vida e dinamismo à comunidade cristã. Sob a ação do Espírito todos falam a mesma língua, os irmãos se entendem e se unem em torno do mesmo Pai. A covardia é substituída pela coragem na pregação do evangelho, a tristeza dá lugar à alegria, e as atividades são alicerçadas no amor e na paz de Jesus.

 

Coragem, evangelizador, coragem, evangelizadora! Uma coragem, sem limites! É isso que Jesus espera de cada um de seus discípulos. Você é convidado, eu também. Todos nós somos convocados a levar aos povos a Boa Nova de justiça e de paz.

 

jorge.lorente@miliciadaimaculada.org.br  - 23/maio/2021

 

 

(08694) - Palavras de Vida       [363]

 

Solenidade de Pentecostes – 23/maio/2021

 

Op-  (08695) –  “Tua Palavra é assim”    Sobe 10” e cai mantendo BG

 

Loc – Bom dia para você que nos acompanha através das emissoras interligadas à Rede Imaculada de Comunicação!

 

Loc – A partir de agora apresentamos: Palavras de Vida!

 

Loc – Vamos juntos refletir e nos alimentar da Palavra de Deus deste domingo, dia do Senhor.

 

Op-  (08695) –  “Tua Palavra é assim”    Sobe 10” e cai mantendo BG

 

Loc – Celebramos hoje a Solenidade de Pentecostes. O tema deste domingo é, evidentemente, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo. Dom de Deus a todos os cristãos, o Espírito é quem dá vida, renova, transforma, constrói comunidades e faz nascer o Homem Novo.

 

Vejamos as leituras de hoje:

 

 

Primeira leitura At 2,1-11 

 

Na primeira leitura, Lucas, autor dos Atos dos Apóstolos, deixa claro que o Espírito é a lei nova que orienta a caminhada dos cristãos. É Ele quem cria a nova comunidade do Povo de Deus, que faz com que os homens sejam capazes de superarem as suas diferenças e unirem, numa mesma comunidade de amor, povos de todas as raças e culturas. Percebe-se que o interesse fundamental de Lucas é apresentar a Igreja como uma comunidade que nasce de Jesus, que é assistida pelo Espírito e que é chamada a testemunhar aos homens o projeto libertador do Pai. Temos, neste texto, os elementos essenciais que definem a Igreja: uma comunidade de irmãos reunidos por causa de Jesus, animada pelo Espírito do Senhor Ressuscitado e que testemunha na história o projeto libertador de Jesus. Desse testemunho resulta a comunidade que vive no amor e na partilha, apesar das diferenças culturais existentes. É importante realçar o papel do Espírito Santo na tomada de consciência da identidade e da missão da Igreja. Antes de Pentecostes, tínhamos apenas um grupo fechado dentro de quatro paredes. Homens e mulheres, assustados e incapazes de superarem o medo e arriscar; tínhamos apenas pessoas sem iniciativa e sem coragem para testemunhar. Depois de Pentecostes, tudo mudou, temos agora uma comunidade unida, que ultrapassa as suas limitações humanas e se assume como comunidade de amor e de liberdade. Resumindo, para se tornar cristão, ninguém deve abdicar da própria cultura: nem os africanos, nem os europeus, nem os asiáticos ou americanos. Independentemente da cor, amarelos, negros, ou brancos, todos são convidados, com suas diferenças, a acolher o projeto libertador de Deus, que faz os homens e mulheres viverem no amor. A Igreja de que fazemos parte deve ser esse espaço de liberdade e de fraternidade. Nela todos devem encontrar lugar e serem acolhidos com respeito e com amor.

 

Op - (06115) –  “Projetos”  1’ 44”

 

 

Salmo 103 (104) 

 

O salmo 103 é um hino de louvor, cantando a grandeza de Deus, testemunhada no ciclo da natureza. É uma cópia adaptada do hino egípcio ao deus Sol. Celebra a grandeza de Deus envolvido pela imensidão do universo. Descreve alguns traços da criação. Trata-se de uma observação simples dos principais fenômenos da natureza. O salmista celebra o ritmo harmônico da natureza, em que coexistem pacificamente plantas, animais e seres humanos. Enquanto os animais se alimentam diretamente da natureza, o homem precisa transformá-la através do trabalho. A harmonia da natureza deixa aberta uma questão: por que existem os injustos que produzem desigualdade entre os homens?


Op - (04666) –  “Perdão Senhor”  4’ 04”

 

Segunda leitura 1Cor 12, 3-7.12-13

 

Na segunda leitura, Paulo em sua primeira carta aos Coríntios, avisa que o Espírito é a fonte de onde brota a vida da comunidade cristã. É o Espírito Santo quem concede os dons que enriquecem a comunidade e que constrói a unidade de todos os membros. Por isso, esses dons não podem ser usados para benefício pessoal, mas devem ser postos ao serviço de todos. Convém lembrar que a comunidade cristã de Corinto era viva e fervorosa, no entanto, não era uma comunidade exemplar no que diz respeito à vivência do amor e da fraternidade. Os partidos políticos, as divisões, as disputas e rivalidades perturbavam a comunhão e constituíam um contra testemunho. Os carismas, que são os dons especiais concedidos pelo Espírito a determinadas pessoas, ou grupos, para proveito de todos, estavam sendo manipulados. Aqueles que possuíam esses dons carismáticos consideravam-se os escolhidos de Deus, apresentavam-se como iluminados e assumiam com frequência atitudes de autoritarismo e de prepotência. Por outro lado, os que não tinham sido dotados desses dons eram desprezados e desclassificados, eram considerados cristãos de segunda categoria, sem vez nem voz na comunidade. Paulo não pode, nem quer ignorar esta situação. Nesta sua Carta, ele corrige a comunidade de Corinto, dá conselhos, mostra a incoerência desse comportamento, incompatível com o Evangelho. Paulo chama a atenção de todos os membros e ressalta que não existem cristãos de primeira e cristãos de segunda categoria. O que é importante é que os dons do Espírito em benefício dos irmãos resultem no bem de toda comunidade.

 

Op - (06217) –  “O amor é o dom maior”  2’ 37”

 

Evangelho – Jo 20,19-23

 

O Evangelho de João, capítulo 19, versículos de 19 ao 23, nos apresenta a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito. É o Espírito que permite aos cristãos superar o medo, suas limitações e testemunhar ao mundo o imenso amor que Jesus viveu até às últimas consequências. João começa sua narração ressaltando a situação da comunidade. Os discípulos trancados, as portas fechadas, o medo. Esse é o quadro que reproduz a situação de uma comunidade desamparada no meio de um ambiente hostil e, portanto, desorientada e insegura. É uma comunidade que perdeu sua referência e sua identidade, até o momento em que Jesus aparece no meio deles. João ressalta que os discípulos, ao fazer a experiência do encontro com Jesus ressuscitado, redescobriram o seu ponto de referência. Em Jesus a comunidade se constrói e toma consciência da sua identidade. A comunidade cristã só existe de forma consistente se está centrada em Jesus ressuscitado. Jesus entra e saúda a todos e diz: “a paz esteja convosco!” A paz que Jesus oferece é a verdadeira paz. A Paz da serenidade, da tranquilidade, da confiança, que permitirão aos discípulos superar o medo e a insegurança. A partir de agora, nem o sofrimento, nem a morte, nem a hostilidade do mundo poderão derrotar os discípulos, porque Jesus ressuscitado está no meio deles. Em seguida, Jesus mostrou-lhes as mãos e o lado. São esses os sinais que lembram a entrega de Jesus, o amor total expresso na cruz. É nesses sinais, na entrega da vida, no amor oferecido até à última gota de sangue que os discípulos reconhecem Jesus. Vem depois a comunicação do Espírito. O gesto de Jesus de soprar sobre os discípulos reproduz o gesto de Deus ao comunicar a vida ao homem de argila. Com o sopro de Deus o homem tornou-se um ser vivente, agora, com este sopro, Jesus transmite aos discípulos a vida nova e faz nascer o Homem Novo. Agora, os discípulos possuem a vida em plenitude e estão capacitados, como Jesus, para fazerem da sua vida um dom de amor e de entrega. Animados pelo Espírito, eles formam a comunidade da nova aliança e são chamados a testemunhar, com gestos e com palavras, o amor de Jesus.

 

Op - (03930) –  “Conversão”  3’ 38”



Loc – Com os trabalhos técnicos de ..................... e apresentação de Jorge Lorente, nós encerramos a nossa meditação da Palavra de Deus. Obrigado por seu carinho e audiência. Palavras de Vida volta no próximo domingo neste mesmo horário. Continue conosco, em instantes estaremos rezando com você através das canções que falam de fé, amor e fraternidade. Deus abençoe seu lar e sua semana. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e salve Maria Imaculada!

 

 

(08694) - Palavras de Vida       [363]

 

Solenidade de Pentecostes – 23/maio/2021

 

Op-  (08695) –  “Tua Palavra é assim”    Sobe 10” e cai mantendo BG

 

Loc – Bom dia para você que nos acompanha através das emissoras interligadas à Rede Imaculada de Comunicação!

 

Loc – A partir de agora apresentamos: Palavras de Vida!

 

Loc – Vamos juntos refletir e nos alimentar da Palavra de Deus deste domingo, dia do Senhor.

 

Op-  (08695) –  “Tua Palavra é assim”    Sobe 10” e cai mantendo BG

 

Loc – Celebramos hoje a Solenidade de Pentecostes. O tema deste domingo é, evidentemente, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo. Dom de Deus a todos os cristãos, o Espírito é quem dá vida, renova, transforma, constrói comunidades e faz nascer o Homem Novo.

 

Vejamos as leituras de hoje:

 

 

Primeira leitura At 2,1-11 

 

Na primeira leitura, Lucas, autor dos Atos dos Apóstolos, deixa claro que o Espírito é a lei nova que orienta a caminhada dos cristãos. É Ele quem cria a nova comunidade do Povo de Deus, que faz com que os homens sejam capazes de superarem as suas diferenças e unirem, numa mesma comunidade de amor, povos de todas as raças e culturas. Percebe-se que o interesse fundamental de Lucas é apresentar a Igreja como uma comunidade que nasce de Jesus, que é assistida pelo Espírito e que é chamada a testemunhar aos homens o projeto libertador do Pai. Temos, neste texto, os elementos essenciais que definem a Igreja: uma comunidade de irmãos reunidos por causa de Jesus, animada pelo Espírito do Senhor Ressuscitado e que testemunha na história o projeto libertador de Jesus. Desse testemunho resulta a comunidade que vive no amor e na partilha, apesar das diferenças culturais existentes. É importante realçar o papel do Espírito Santo na tomada de consciência da identidade e da missão da Igreja. Antes de Pentecostes, tínhamos apenas um grupo fechado dentro de quatro paredes. Homens e mulheres, assustados e incapazes de superarem o medo e arriscar; tínhamos apenas pessoas sem iniciativa e sem coragem para testemunhar. Depois de Pentecostes, tudo mudou, temos agora uma comunidade unida, que ultrapassa as suas limitações humanas e se assume como comunidade de amor e de liberdade. Resumindo, para se tornar cristão, ninguém deve abdicar da própria cultura: nem os africanos, nem os europeus, nem os asiáticos ou americanos. Independentemente da cor, amarelos, negros, ou brancos, todos são convidados, com suas diferenças, a acolher o projeto libertador de Deus, que faz os homens e mulheres viverem no amor. A Igreja de que fazemos parte deve ser esse espaço de liberdade e de fraternidade. Nela todos devem encontrar lugar e serem acolhidos com respeito e com amor.

 

Op - (06115) –  “Projetos”  1’ 44”

 

 

Salmo 103 (104) 

 

O salmo 103 é um hino de louvor, cantando a grandeza de Deus, testemunhada no ciclo da natureza. É uma cópia adaptada do hino egípcio ao deus Sol. Celebra a grandeza de Deus envolvido pela imensidão do universo. Descreve alguns traços da criação. Trata-se de uma observação simples dos principais fenômenos da natureza. O salmista celebra o ritmo harmônico da natureza, em que coexistem pacificamente plantas, animais e seres humanos. Enquanto os animais se alimentam diretamente da natureza, o homem precisa transformá-la através do trabalho. A harmonia da natureza deixa aberta uma questão: por que existem os injustos que produzem desigualdade entre os homens?


Op - (04666) –  “Perdão Senhor”  4’ 04”

 

Segunda leitura 1Cor 12, 3-7.12-13

 

Na segunda leitura, Paulo em sua primeira carta aos Coríntios, avisa que o Espírito é a fonte de onde brota a vida da comunidade cristã. É o Espírito Santo quem concede os dons que enriquecem a comunidade e que constrói a unidade de todos os membros. Por isso, esses dons não podem ser usados para benefício pessoal, mas devem ser postos ao serviço de todos. Convém lembrar que a comunidade cristã de Corinto era viva e fervorosa, no entanto, não era uma comunidade exemplar no que diz respeito à vivência do amor e da fraternidade. Os partidos políticos, as divisões, as disputas e rivalidades perturbavam a comunhão e constituíam um contra testemunho. Os carismas, que são os dons especiais concedidos pelo Espírito a determinadas pessoas, ou grupos, para proveito de todos, estavam sendo manipulados. Aqueles que possuíam esses dons carismáticos consideravam-se os escolhidos de Deus, apresentavam-se como iluminados e assumiam com frequência atitudes de autoritarismo e de prepotência. Por outro lado, os que não tinham sido dotados desses dons eram desprezados e desclassificados, eram considerados cristãos de segunda categoria, sem vez nem voz na comunidade. Paulo não pode, nem quer ignorar esta situação. Nesta sua Carta, ele corrige a comunidade de Corinto, dá conselhos, mostra a incoerência desse comportamento, incompatível com o Evangelho. Paulo chama a atenção de todos os membros e ressalta que não existem cristãos de primeira e cristãos de segunda categoria. O que é importante é que os dons do Espírito em benefício dos irmãos resultem no bem de toda comunidade.

 

Op - (06217) –  “O amor é o dom maior”  2’ 37”

 

Evangelho – Jo 20,19-23

 

O Evangelho de João, capítulo 19, versículos de 19 ao 23, nos apresenta a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito. É o Espírito que permite aos cristãos superar o medo, suas limitações e testemunhar ao mundo o imenso amor que Jesus viveu até às últimas consequências. João começa sua narração ressaltando a situação da comunidade. Os discípulos trancados, as portas fechadas, o medo. Esse é o quadro que reproduz a situação de uma comunidade desamparada no meio de um ambiente hostil e, portanto, desorientada e insegura. É uma comunidade que perdeu sua referência e sua identidade, até o momento em que Jesus aparece no meio deles. João ressalta que os discípulos, ao fazer a experiência do encontro com Jesus ressuscitado, redescobriram o seu ponto de referência. Em Jesus a comunidade se constrói e toma consciência da sua identidade. A comunidade cristã só existe de forma consistente se está centrada em Jesus ressuscitado. Jesus entra e saúda a todos e diz: “a paz esteja convosco!” A paz que Jesus oferece é a verdadeira paz. A Paz da serenidade, da tranquilidade, da confiança, que permitirão aos discípulos superar o medo e a insegurança. A partir de agora, nem o sofrimento, nem a morte, nem a hostilidade do mundo poderão derrotar os discípulos, porque Jesus ressuscitado está no meio deles. Em seguida, Jesus mostrou-lhes as mãos e o lado. São esses os sinais que lembram a entrega de Jesus, o amor total expresso na cruz. É nesses sinais, na entrega da vida, no amor oferecido até à última gota de sangue que os discípulos reconhecem Jesus. Vem depois a comunicação do Espírito. O gesto de Jesus de soprar sobre os discípulos reproduz o gesto de Deus ao comunicar a vida ao homem de argila. Com o sopro de Deus o homem tornou-se um ser vivente, agora, com este sopro, Jesus transmite aos discípulos a vida nova e faz nascer o Homem Novo. Agora, os discípulos possuem a vida em plenitude e estão capacitados, como Jesus, para fazerem da sua vida um dom de amor e de entrega. Animados pelo Espírito, eles formam a comunidade da nova aliança e são chamados a testemunhar, com gestos e com palavras, o amor de Jesus.

 

Op - (03930) –  “Conversão”  3’ 38”



Loc – Com os trabalhos técnicos de ..................... e apresentação de Jorge Lorente, nós encerramos a nossa meditação da Palavra de Deus. Obrigado por seu carinho e audiência. Palavras de Vida volta no próximo domingo neste mesmo horário. Continue conosco, em instantes estaremos rezando com você através das canções que falam de fé, amor e fraternidade. Deus abençoe seu lar e sua semana. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e salve Maria Imaculada!

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir