.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Sexto Domingo da Páscoa-Jorge Lorente

 

 

 

 

 

 

 

 

(08694) - Palavras de Vida       [361]

 

Sexto Domingo da Páscoa – 09/maio/2021

 

Op-  (08695) –  “Tua Palavra é assim”    Sobe 10” e cai mantendo BG

 

Loc – Bom dia para você que nos acompanha através das emissoras interligadas à Rede Imaculada de Comunicação!

 

Loc – A partir de agora apresentamos: Palavras de Vida!

 

Loc – Vamos juntos refletir e nos alimentar da Palavra de Deus deste domingo, dia do Senhor.

 

Op-  (08695) –  “Tua Palavra é assim”    Sobe 10” e cai mantendo BG

 

Loc – A liturgia deste sexto Domingo da Páscoa lembra demais o imenso amor encontrado nas mães, que hoje celebramos. As leituras nos convidam a contemplar o amor materno de Deus manifestado na pessoa, nos gestos e nas palavras de Jesus. Amor que se torna presente no mundo por ação dos discípulos de Jesus.

 

Vejamos as leituras de hoje:

 

 

1ª leitura At 10,25-26.34-35.44-48

 

A primeira leitura, extraída dos Atos dos Apóstolos, afirma que essa salvação oferecida por Deus através de Jesus Cristo, e levada ao mundo pelos discípulos, se destina a todos os homens e mulheres, sem exceção. Para Deus, o que é decisivo não é a pertença a uma raça ou a um determinado grupo social, mas sim a disponibilidade para acolher a oferta que Ele faz para cada um de seus filhos e filhas. Vemos neste episódio Pedro fazendo ecoar o Kerigma primitivo, anunciando Jesus e sua atividade, dizendo que o Mestre andou de lugar em lugar fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos, porque Deus estava com Ele. Pedro fala de sua morte, da sua ressurreição e da dimensão salvífica da ação de Jesus. É este o anúncio que Jesus encarregou os primeiros discípulos de testemunharem ao mundo inteiro. Pedro deixa claro que Deus não faz acepção de pessoas; basta amá-lo, praticar a justiça e viver suas palavras para agradar a Deus e receber dele a glória eterna. Portanto, este anúncio sobre Jesus deve chegar a todos os cantos da terra. Para nós, a ideia de que Deus não exclui ninguém da salvação parece um dado perfeitamente lógico e evidente. No entanto, somos convidados também a refletir acerca da forma como, na prática, acolhemos os irmãos que caminham ao nosso lado. O Deus que ama todos os homens, sem exceção, nos convida a acolher todos os irmãos, mesmo os “diferentes”, mesmo os que não pensam como nós, com bondade, com compreensão e com muito amor; o Deus que derrama sobre todos a sua salvação convida-nos a não rotular os “bons” e “maus”, os “santos” e “pecadores”. O Deus que convida cada homem e cada mulher a integrar a comunidade da salvação fala claramente que temos de acolher e amar a todos, independentemente da sua raça, cor da pele, da sua origem, da sua preparação cultural, do seu lugar na escala social. Não apenas em teoria, mas, sobretudo nos nossos gestos concretos. Todos nós somos chamados a anunciar esse mundo de Deus, sem exclusão, sem marginalização, sem intolerância, sem preconceitos.

 

Op - (03272) –  “Vai aos pobres anunciar”  2’ 45”

 

 

Salmo 97 (98)

 

Este salmo é um hino à realeza de Deus, celebrando sua vitória. A vitória de Deus se revela no seu projeto, feito para todas as nações. Trata-se de uma vitória justa, porque salva os pobres e oprimidos. O louvor é uma forma de revelar a realeza de Deus para o mundo inteiro. Essa revelação é fonte de alegria e esperança, pois em cada intervenção histórica, Deus funda a justiça e o direito, implantando o seu Reino. Isso leva o povo a organizar uma sociedade alternativa, onde a justiça e o direito produzem relações igualitárias entre as pessoas.  

 

 

Op - (01230) –  “Celebra a vitória”  6’ 00”

 

 

2ª leitura 1 Jo 4,7-10

 

A segunda leitura apresenta uma das mais profundas e completas definições de Deus: “Deus é amor”. A vinda de Jesus ao encontro dos homens e a sua morte na cruz revelam a grandeza do amor de Deus pelos homens. Ser “filho de Deus” e “conhecer a Deus” é deixar-se envolver por este dinamismo de amor e amar aos irmãos. A expressão Deus é Amor sugere que a característica mais marcante de Deus é o amor; a atividade mais específica de Deus é amar. A prova maior de que Deus é amor é o fato Dele ter enviado o seu único Filho ao encontro dos homens, para libertar-nos do egoísmo, do sofrimento e da morte. Jesus Cristo, o Filho, cumprindo o plano do Pai, mostrou em gestos concretos, visíveis, o amor de Deus pelos homens, sobretudo pelos mais pobres, doentes, excluídos e marginalizados. Jesus lutou até à morte para nos libertar; aceitou morrer para nos indicar que o caminho da vida eterna e verdadeira é o caminho da entrega a Deus e aos irmãos, é o caminho do amor que se dá completamente sem guardar nada para si. Mais ainda: esse amor derrama-se sobre o homem, ou mulher, mesmo quando eles seguem caminhos errados e recusam, renegam a Deus e suas propostas. O amor de Deus é um amor incondicional, gratuito, desinteressado, que não exige nada em troca. João estabelece como critério da vida cristã, uma autêntica relação entre o amor a Deus e o amor aos irmãos. É nessa dupla dimensão que os cristãos devem encontrar a sua identidade.

 

Op - (02084) –  “Pensando em meus irmãos”  2’ 40”

 

 

 

Evangelho  Jo 15,9-17

 

No Evangelho, Jesus define as coordenadas do caminho que os seus discípulos devem percorrer, ao longo da sua marcha pela história. Os discípulos são os amigos a quem Jesus revelou o amor do Pai. A missão do discípulo é testemunhar o amor de Deus no meio dos homens, das mulheres, ou seja, no meio de toda a humanidade. Através desse testemunho, ao mundo todo, concretiza-se o projeto salvador de Deus e nasce o Homem Novo. A relação do Pai com Jesus é o modelo da relação de Jesus com os discípulos. O Pai amou Jesus e demonstrou-Lhe sempre o seu amor; e Jesus correspondeu ao amor do Pai, cumprindo os seus mandamentos. Da mesma forma, Jesus amou seus discípulos e demonstrou-lhes sempre o seu amor; e os discípulos devem corresponder ao amor de Jesus, cumprindo os seus mandamentos. Quais são esses mandamentos do Pai que Jesus procurou cumprir com total fidelidade e obediência? João refere-se aqui, evidentemente, ao cumprimento do projeto de salvação que Deus tinha para os homens e que confiou ao seu Filho. Jesus, com absoluta fidelidade, cumpriu os “mandamentos” do Pai e apresentou aos homens uma proposta de salvação… Libertou os homens da opressão da Lei, lutou contra as estruturas que escravizavam os homens e os mantinham prisioneiros das trevas; ensinou os homens a viver no amor que se faz serviço, doação, entrega até às últimas consequências. Apresentou-lhes, dessa forma, um caminho de liberdade e de vida plena. Da ação de Jesus nasceu o Homem Novo, livre do egoísmo e do pecado, capaz de estabelecer novas relações com os irmãos, com as irmãs e com Deus. Os discípulos são os frutos da obra de Jesus. Eles formam uma comunidade de homens livres, que acolheram e assimilaram a proposta salvadora que o Pai lhes apresentou em Jesus. Eles nasceram do amor do Pai, amor que se fez presente na ação, nos gestos e nas palavras de Jesus.

 

 

Op - (04249) –  “Amai-vos”  2’ 51”

 

 

Loc – Com os trabalhos técnicos de ..................... e apresentação de Jorge Lorente, nós encerramos a nossa meditação da Palavra de Deus. Obrigado por seu carinho e audiência. Palavras de Vida volta no próximo domingo neste mesmo horário. Continue conosco, em instantes estaremos rezando com você através das canções que falam de fé, amor e fraternidade. Deus abençoe seu lar e sua semana. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e salve Maria Imaculada!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário