.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 11 de maio de 2021

-...me deixareis só-José Salviano

 

17 de Maio de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 16,29-33

 


Primeira leitura

1ª Leitura - At 19,1-8

Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?

Leitura dos Atos dos Apóstolos 19,1-8

Enquanto Apolo estava em Corinto,
Paulo atravessou as regiões montanhosas
e chegou a Éfeso.
Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes:
'Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?'
Eles responderam:
'Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!'
Então Paulo perguntou:
'Que batismo vós recebestes?'
Eles responderam: 'O batismo de João.'
Paulo disse-lhes:
'João administrava um batismo de conversão,
dizendo ao povo que acreditasse
naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus.'
Tendo ouvido isso,
eles foram batizados no nome do Senhor Jesus.
Paulo impôs-lhes as mãos
e sobre eles desceu o Espírito Santo.
Começaram então a falar em línguas e a profetizar.
Ao todo, eram uns doze homens.
Paulo foi então à sinagoga
e, durante três meses, falava com toda convicção,
discutindo e procurando convencer os ouvintes
sobre o Reino de Deus.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão

Veja que maravilha! O poder de Deus presenta nos apóstolos. Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar. Ao todo, eram uns doze homens.
Aqueles 12 novos missionários, acabaram de sair do forno quentinhos, e prontos para anunciar a palavra de Deus, pelo poder de Deus descido do Céu de forma instantânea, por meio da imposição das mãos de Paulo.

Isso é que é milagre! Eles logo começaram a falar línguas, e profetizar.

Caríssimos. Será que o poder de Deus poderia agir sobre nós de forma semelhante a esta? Sim.  Quando o sacerdote impõe suas mãos sobre nós e nos absolve de todos os nossos pecados, estamos experimentando mais ou menos o mesmo que aconteceu com aqueles 12 novos missionários.

Um milagre acontece conosco. Estávamos impuros, manchados pelo pecado, e agora estamos limpos, resplandecentes, e sem mais pecados. Podemos receber a Eucaristia, e estamos em sintonia direta com o Pai, o Filho, e o Espírito Santo.  Estamos em estado de graça. Preparados para entrar na vida Eterna!

 

Evangelho

Evangelho - Jo 16,29-33

Tende coragem! Eu venci o mundo!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16,29-33

Naquele tempo:
Os discípulos disseram a Jesus:
'Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras.
Agora sabemos que conheces tudo
e que não precisas que alguém te interrogue.
Por isto cremos que vieste da parte de Deus.
Jesus respondeu: 'Credes agora?
Eis que vem a hora - e já chegou -
em que vos dispersareis, cada um para seu lado,
e me deixareis só.
Mas eu não estou só; o Pai está comigo.
Disse-vos estas coisas
para que tenhais paz em mim.
No mundo, tereis tribulações.
Mas, tende coragem! Eu  venci o mundo!'
Palavra da Salvação.

 

Reflexão

Neste Evangelho, Jesus antecipa o que irá acontecer na sua noite de agonia, quando Ele seria abandonado pelos seus amigos. E até Pedro  negou conhecê-lo! Todos estavam com muito medo de também serem presos e condenados como seu Mestre.

Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo.

Só que Jesus não ficou só, por em nenhum minuto de sua vida ele esteve só. O Pai estava com Ele! Tanto é que o ressuscitou no terceiro dia!

Quando foi que você negou a Jesus? Lá na roda dos amigos, quando a conversa era sobre os defeitos dos padres... de que lado você ficou? Em defesa da Igreja, ou fez parte daquela conversa maldosa, com vergonha de revelar um cristão autêntico?  Aí você amarelou, e agiu como Pedro?

Nós também podemos negar a Jesus quando decidimos virar-lhe as costas, e seguir outro caminho, o nosso caminho errado, nosso caminho de pecados e de vícios.

Todos os que até hoje desistiram de Jesus e seguiram o seu caminho particular, pessoal, não ficaram felizes. As coisas logo começaram a dar muito errado. Viver sem Jesus, não tem a menor graça. A nossa vida fica parecendo um filme em preto e branco. A vida não tem mais sentido.

Viver em Jesus e  com Jesus, é maravilhoso! A nossa vida tem sentido. Mesmo no sofrimento, estamos tranquilos, pois sabemos que não estamos sós.

Muitos religiosos e mesmo  padres e freiras já fizeram isso. E o resultado tem sido sempre o mesmo. Solidão, tristeza, coisas dando muito errado.

Por outro lado, graças a Deus, muitos que abandonam Jesus para seguir o seu caminho escolhido geralmente por influência de falsos amigos, acabam se arrependendo e voltando atrás.

E estes voltam para Jesus com mais força, semelhante a uma podagem que se faz em uma árvore. Eles voltam com mais fé, com mais vontade de colaborar na construção do Reino de Deus na Terra, voltam felizes, são outras pessoas.

Muitas das coisas que Jesus disse passaram batidas, não foram compreendidas pelos judeus, e mesmo pelos discípulos.

Quando Jesus disse: ”Quem come minha carne...” , Os judeus ficaram perplexos, e perguntaram uns aos outros, se Ele estaria falando de antropofagia.

Também quando Jesus acabou de pronunciar a parábola do semeador, Ele teve de explicar melhor para os discípulos, pois esses não entenderam nada do que Jesus acabara de dizer.

Porém, no final da sua missão na Terra, os apóstolos disseram que Jesus estava falando mais claro, e que eles estavam entendendo tudo.

 

Jesus disse que “No mundo tereis tribulações; mas, tende confiança: Eu venci o mundo!”

Tribulações ou sofrimentos fazem parte da nossa vida. O próprio Filho de Deus sofreu, para nos dar o exemplo de que viver é sofrer.

Seus escolhidos seguidores, os apóstolos, não ficaram por menos. Todos sofreram perseguições e torturas por causa do nome de Jesus.

Desse modo se alguém, algum dia em algum lugar lhe oferecer uma religião na qual você será rico, dizendo que Deus quer que você seja rico, que todas as doenças serão curadas na hora, que você não terá mais nenhum problema e que sua vida dali para a frente é só alegria, desconfie! Essa tal pessoa está mentindo para você, está mesmo é querendo levar o seu dinheiro ganho com o suor do seu rosto.

O sofrimento além de nos fazer mais forte na caminhada, nos fortalece na fé. Através dele, teremos mais força para suportar o peso da sobrevivência.

Acontece que a fé dos apóstolos ainda era uma fé fraca. Precisava receber a força do Espírito Santo para que eles tivessem o poder do Alto e fazer as proezas que fizeram.

Quando temos uma fé muito fraca, entramos em desespero diante do sofrimento. Já os que possuem uma fé grande, mesmo que chorem, conseguem enfrentar a morte, o incêndio, o tiroteio com mais naturalidade, com certa serenidade, sem entrar em pânico pois eles têm consigo o poder do Alto. Não estamos dizendo que o cristão é capaz de enfrentar o perigo com aquela cara de mocinho de Hollywood.  Mas sim, mesmo com medo, ele ou ela encontra coragem para atravessar o pântano e sair do outro lado.

Aquele que realmente crê nos mistérios de Deus, sabe que nunca está só, e que o Pai está com ele, ou com ela. Aquela e aquele que acredita realmente em Deus por Jesus, tem uma confiança reforçada pela palavra de Deus, a qual está sempre viva em seus pensamentos dominantes:

Tende coragem. Eu venci o mundo”. “não vos preocupeis com o dia de amanhã”. “ meu jugo é leve, e meu peso é suave” . “nunca sereis tentados acima das vossas forças”. “ Tudo é possível àquele que crer”. “Eu estarei convosco até o fim dos tempos.”  Quando forem presos não vos preocupeis com o que ireis falar. Pois O espírito Santo falará por vós.” “Por que temeis, homens de pouca fé?” “Se tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, podereis dizer a esse monte: lançai-vos ao mar...” ” não tenhais medo. Apenas credes”.

 

Concluindo: As tribulações fazem parte da nossa vida, e servem para nos fortalecer na fé. Infelizmente, alguns e algumas, diante do sofrimento, questionam a existência de Deus, e têm a sua fé abalada.

Mas o que crê em Deus, sabe que as tribulações nos purificam, nos fortalecem, e nos aproximam mais de Deus.

Irmãs, e irmãos. Nunca tenham uma atitude de revolta diante das calamidades da sua vida. Pelo contrário, ofereçam sempre os vossos  sofrimentos a Deus pelo perdão dos seus pecados. Amém?

 

  José Salviano.

 

 

 

 

 

 

Um comentário: