.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 18 de maio de 2021

-Deixamos tudo e te seguimos-José Salviano

 

25 de Maio de 2021-Ano B

 

Evangelho Mc 10,28-31

 

Primeira leitura

1ª Leitura - Eclo 35,1-15 (Gr. 1-12)

Aquele que cumpre os preceitos
oferece um sacrifício salutar.

Leitura do Livro do Eclesiástico 35,1-15 (Gr. 1-12)

Aquele que guarda a lei faz muitas oferendas;
aquele que cumpre os preceitos
oferece um sacrifício salutar. (3)
Aquele que mostra agradecimento,
oferece flor de farinha,
e o que pratica a beneficência
oferece um sacrifício de louvor.
 que agrada ao Senhor é afastar-se do mal,
e o que o aplaca é deixar a injustiça.
Não te apresentes na presença de Deus de mãos vazias,
porque tudo isso se faz em virtude do preceito.
O sacrifício do justo enriquece o altar,
o seu perfume sobe ao Altíssimo.
A oblação do justo é aceitável,
e sua memória não cairá no esquecimento.
Honra ao Senhor com coração generoso
e não regateies as primícias que apresentares.
Faze todas as tuas oferendas com semblante sereno,
e com alegria consagra o teu dízimo.
Dá a Deus segundo a doação que ele te fez,
e com generosidade, conforme as tuas posses;
porque ele é um Deus retribuidor,
e te recompensará sete vezes mais.
Não tentes corrompê-lo com presentes:
ele não os aceita;
nem confies em sacrifício injusto,
porque o Senhor é um juíz
que não faz discriminação de pessoas.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão

Meus irmãos. Este texto nos aconselha a sermos cristãos autênticos e não apenas de aparências. Devemos fazer tudo com muita sinceridade, e não com falsidade. 

É importante  entender que a melhor oferta a Deus, é a prática do amor ao próximo.  Jesus nos amou ao ponto de dar a sua vida por nós.

E como nós podemos dar a nossa vida pelo nosso irmão? Na verdade, não precisamos morrer...

Podemos fazer isso nos cansando em ajudar, em dar-lhe atenção, compreensão, informação, em ensinar a ele o que ele tem dificuldades de entender. Dar a vida pelo nosso irmão, é evitar não ser um  fardo para ele, a menos que você esteja muito doente. Significa suportar a sua chatice, o seu mau humor, a sua ignorância, em fim, os seus defeitos.  É não se escandalizar-se com os seus pecados, suas falhas de caráter. E acima de tudo, aceitar o nosso irmão como ele é, e não como gostaríamos que ele fosse.

Agindo assim, estamos fazendo a melhor doação  que deveríamos fazer a Deus Pai.

Evangelho

Evangelho - Mc 10,28-31

Receberá cem vezes mais agora, durante esta vida
com perseguições e, no mundo futuro, a vida eterna.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 10,28-31

Naquele tempo:
Começou Pedro a dizer a Jesus:
'Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.'
Respondeu Jesus:
'Em verdade vos digo,
quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos,
campos, por causa de mim e do Evangelho,
receberá cem vezes mais agora, durante esta vida
- casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos,
com perseguições -
e, no mundo futuro, a vida eterna.
Muitos que agora sóo os primeiros serão os últimos.
E muitos que agora são os últimos serão os primeiros.'
Palavra da Salvação.

Reflexão

 

Jesus promete muitas recompensas nesta vida e na outra a quem deixar tudo para segui-lo. A quem se dedicar ao anúncio do Evangelho, a quem  deixar família e bens materiais como a herança, para entrar no seminário.  Tudo isso com um detalhe. Com um efeito colateral, que é a perseguição por parte dos que se incomodam com a verdade.

Queridas irmãs e irmãos.  Garanto-lhes por experiência própria que estas palavras de Jesus correspondem totalmente a verdade, corresponde a realidade dos fatos. Pois se você se dedicar ao serviço da evangelização de verdade mesmo, com toda a sua força, mais a força do Espírito Santo, pode ter a certeza que realmente não lhe faltará absolutamente nada.  E mais. Você terá muito mais do precisa, muito mais do que você imagina. Do ponto de vista econômico, tudo dará certinho em sua trajetória de vida. Pode acreditar no que estou  lhe falando. E se está com dúvidas, então experimente. Faça isso e você verá  o grande milagre acontecer na sua vida.

Agora, é preciso  ficar atento a um detalhe muito importante.  Se você por pura ambição  se aventurar na evangelização com o único objetivo de se sair bem do ponto de vista econômico, com a intenção de ganhar muito dinheiro,  se baseando nas palavras de Jesus de que terá cem vezes mais nesta vida...  tenha muito cuidado, pois tudo pode vir por água a baixo. A sua ambição irá estragar tudo. Pois Jesus prometeu esta grande recompensa, aos que se dedicarem ao serviço do Reino, por amor a Deus e ao irmão, e não por pura ambição. Você entendeu?

No Evangelho de hoje, Jesus promete cem vezes mais a quem largar tudo para evangelizar, e mais a vida eterna. Maravilha! Você já está se preparando para ir correndo falar com o padre...

Ei! Espere aí! Tem um pequeno detalhe. Receberás cem vezes mais, COM PERSEGUIÇÕES.  Você aguenta? Mesmo assim você topa? Então, tá. Parabéns! Vá em frente!

Os apóstolos foram altamente perseguidos, torturados, muitos foram mortos das formas mais cruéis.

E aí meu jovem? Você continua firme na ideia de ir para o seminário? Maravilha!

Graças a Deus, nos tempos atuais, não temos notícias de torturas e de mortes cruéis aos sacerdotes, e demais leigos engajados. Porém, a perseguição acontece dos modos mais velados, e disfarçados, por aqueles que são os MAUS DISFARÇADOS DE BONZINHOS. Isso mesmo que você ouviu. (é isso mesmo que você acabou de ler).  Isso é terrível. Porque, aquele que é realmente mau e assume a sua crueldade em sua postura, nos assustam e nos amedrontam. Porém, não chegando perto deles, ou não  os atacando com varas curtas, não denunciando-os diretamente, conseguiremos sobreviver pelo menos por mais uns tempos.

Agora aqueles que no fundo são maus, mas se apresentam à sociedade com CARA DE BONZINHOS, sorrindo, com voz macia, rezando, falando em Jesus e no Evangelho, fingindo ser seu amigo, fingindo ser caridoso, ESSES SÃO REALMENTE MUITO PERIGOSOS.  Na sua frente, eles são ao seu favor, estão do seu lado, apoiando e aceitando as suas ideias. Porém, às escondidas, quando você nem imagina, eles estão tramando contra você, estão preparando uma grande armadilha para que você caia no laço e todos os demais pensem que é você um homem mau, um mal caráter, um péssimo professor, um péssimo funcionário, e que deve ser congelado,  perseguido, despedido da empresa, etc.!

Às escondidas eles fazem de tudo para que a comunidade, a sociedade, lhe veja com outros olhos. Desse modo você não será torturado fisicamente, mas sim, mentalmente, moralmente, espiritualmente. Você não será expulso, mas terá de se retirar! Pois todos vão virar o rosto, vão desprezar você, vão ignorá-lo, e automaticamente você estará excluído daquele ambiente, por se sentir um peixe fora da água.  Esse é o famoso GELO, usado muitas vezes por pessoas que jamais imaginaríamos fazer uma cosa dessas.

Então. Isso não é uma tortura? Isso não é pior do que uma tortura? E mais. Esse tipo de perseguição velada, pode acontecer nos ambientes mais considerados puros. Não acontecem somente na academia, na empresa, ou no clube.  As causas dessas torturas dos maus disfarçados de bonzinhos, não são sempre pelo fato de você ser um justo, uma justa que está anunciando a palavra de Deus, mas sim, por inveja da sua pessoa.

CUIDADO! Também é preciso que você seja uma pessoa de bom senso. Pois o outro lado dessa moeda, pode ser originado por UM PROBLEMA SEU, e não dos maus com caras de bonzinhos.

Pois aquele que vive pensando que todos são contra ele, está sofrendo de ESQUIZOFRENIA, está com MANIA DE PERSEGUIÇÕES. Trataremos disso numa próxima vez.  Até mais.

 

José Salviano 

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir