.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Santíssima Trindade-Jorge Lorente

 

Evangelhos Dominicais Comentados

30/maio/2021  -  Santíssima Trindade

 Evangelho: (Mt 28, 16-20)

 

Os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Logo que o viram prostraram-se; alguns, porém, duvidaram. Então Jesus se aproximou e lhes disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei. Eis que eu estou convosco, todos os dias, até o fim do mundo”.

 COMENTÁRIO

 

Hoje, de modo especial, comemoramos o Nosso Deus Uno e Trino. Celebramos a grande festa da Santíssima Trindade. Vamos irradiar a felicidade que este dia nos traz, mostrando ao mundo a alegria de ser batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

 

O texto de hoje apresenta o último trecho do evangelho de Mateus. Jesus, a única autoridade entre Deus e os homens, dá aos discípulos esta ordem: "Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos".

 

Veja se você consegue entender: os discípulos foram ao local combinado; eles viram Jesus, ajoelharam-se diante dele e, mesmo assim, alguns duvidaram. Como demoraram a entender. E nós? Como também demoramos para perceber a presença de Jesus nos intimando a dar continuidade à sua obra.

 

"Eis que estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo". Estas palavras devem nos estimular, devem servir de alavanca para nos levar a assumir a evangelização. Assumir a nossa herança batismal de levar aos povos a Boa Nova da presença de Deus entre nós.

 

Jesus continua presente entre nós, presente em nossos lares e na comunidade. É uma presença invisível, mas real, concreta. Jesus está presente na sua Palavra e na Eucaristia.

 

Jesus está sempre presente em nossas vidas, no nosso trabalho, em nossos momentos de oração, nos momentos felizes e, principalmente, nas horas de angústia. Sempre ao nosso lado, assim ele prometeu, assim ele cumpre.

  

Jesus é uma presença constante, está sempre ao lado de sua Igreja. É importante lembrar que Jesus está presente no nosso próximo. Presente, sobretudo, naqueles que sofrem. Sua presença é marcante nos pobres, nos humildes e nos pequenos. Quem quer de fato encontrar Jesus deve procurá-lo entre os fracos e pequeninos.

 

“Ele está no meio de nós!” Com muita convicção recitamos estas palavras nas nossas celebrações. Jesus continua presente em nossa vida, na história e nos acontecimentos do nosso dia-a-dia. O Senhor da história e da vida deixou-nos a missão de anunciar aos povos a boa nova da salvação, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.                

 

O Sacramento do Batismo nos incorpora à Cristo e à sua Igreja. O batismo nos confere a missão de propagar o evangelho e testemunhar o amor do Pai que está manifestado em Seu Filho Jesus.

 

É o Espírito Santo quem nos sustenta nessa missão, é quem nos dá forças, esperança e alegria. Com muita fibra, com perseverança, vamos viver e ensinar ao mundo tudo aquilo que Jesus ordenou. O mundo precisa aprender a praticar a justiça e a caridade em favor dos pobres e marginalizados. O mundo precisa de amor.

  

jorge.lorente@miliciadaimaculada.org.br  - 30/maio/2021

 

 

 

(08694) - Palavras de Vida       [364]

 

Solenidade da Santíssima Trindade – 30/maio/2021

 

Op-  (08695) –  “Tua Palavra é assim”    Sobe 10” e cai mantendo BG

 

Loc – Bom dia para você que nos acompanha através das emissoras interligadas à Rede Imaculada de Comunicação!

 

Loc – A partir de agora apresentamos: Palavras de Vida!

 

Loc – Juntos, vamos refletir e nos alimentar da Palavra de Deus deste domingo em que celebramos a Solenidade da Santíssima Trindade. Com muita atenção, vamos ouvir o que o nosso Deus Uno e Trino tem a nos dizer e meditar sua Palavra que é vida e esperança.

 

Op-  (08695) –  “Tua Palavra é assim”    Sobe 10” e cai mantendo BG

 

LocA Solenidade da Santíssima Trindade, não tem a pretensão de desvendar, o mistério que se esconde por trás de um Deus em três pessoas. É sim um convite para contemplarmos o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que nos criou para fazer-nos seus filhos e participantes nesse mistério de amor.

 

Vejamos as leituras de hoje:

 

 

Primeira leitura  Dt 4,32-34.39-40

 

Na primeira leitura, tirada do Livro do Deuteronômio, o Senhor se revela como o Deus da unidade, empenhado em estabelecer comunhão e familiaridade com o seu Povo. É um Deus que vem ao encontro dos homens, que fala com cada um de nós, que indica caminhos seguros de liberdade e de vida; um Deus que está permanentemente atento aos problemas dos seus filhos. Um Pai que intervém no mundo para libertar da opressão e para oferecer perspectivas de vida plena e verdadeira para todos os seus filhos e filhas. Entre todos os povos da terra, o Senhor escolheu Israel, veio ao seu encontro, falou-lhe ao coração e realizou gestos destinados a trazer o Povo ao encontro da vida. De mil formas, Deus fez ouvir a sua voz, indicou caminhos, conduziu o seu Povo da escravidão para a liberdade. Por isso, Israel deveria, em primeiro lugar, reconhecer que só o Senhor é Deus e que não há outro. Só através dele brotam a vida, a salvação, a felicidade e a liberdade. Esta constatação convida o Povo a não colocar a sua esperança e a sua realização em outros deuses, ou propostas ilusórias e enganadoras. Israel deve, em segundo lugar, cumprir as leis e os mandamentos de Deus, pois essas leis e mandamentos são o caminho seguro para a verdadeira felicidade. O autor do livro do Deuteronômio convida o Povo a cumprir as leis e os mandamentos que Deus propõe e garante que os mandamentos não são propostas destinadas a limitar a nossa liberdade e a prender-nos a um deus ciumento; mas são propostas de um Deus que nos ama, que quer a nossa felicidade e realização plena e que, no respeito absoluto pela nossa liberdade, não desiste de nos indicar o caminho para a verdadeira vida.

 

Op - (05476) –  “eis o tempo de conversão”  1’ 59”

 

 

 

Salmo 32 (33)

 

O salmo 32 é uma oração de agradecimento, feito no meio da comunidade dos pobres. Aparentemente, o salmista é um pobre que, em meio a uma situação difícil, fez a experiência da solidariedade de Deus e foi liberto. Trata-se de um convite para a comunidade dos pobres se comprometerem com o projeto de Deus, Projeto do qual brotou a justiça. É um convite para reconhecer que Deus é Deus, e que o homem não é Deus. Em seguida, o salmista deixa transparecer que é preciso empenhar a própria vida na luta pela verdade e justiça, para que todos possam viver dignamente. Essa é a luta que constrói a paz. Nessa luta o Senhor toma o partido dos justos, ouvindo os seus clamores, libertando-os e protegendo-os. Por outro lado, o Senhor Deus se posiciona contra os injustos, que são destruídos pelo próprio mal que produzem.

 

Op - (02459) –  “Deus é fiel”  4’ 36”

Segunda leitura Rm 8,14-17

 

A segunda leitura, tirada da Carta de São Paulo aos romanos, confirma a mensagem da primeira: o Deus em quem acreditamos não é um Deus distante e inacessível, que se demitiu do seu papel de Criador e que assiste com indiferença aos dramas da humanidade, mas é sim, um Deus que acompanha com paixão a caminhada dos povos e que não desiste de oferecer aos homens e mulheres, a vida plena e definitiva. Paulo fala aos romanos sobre a vida nova que Deus oferece ao batizado e que ele chama de vida no Espírito. O pensamento de Paulo atinge, neste capítulo, um dos seus pontos culminantes. Paulo fala do projeto salvador de Deus em favor dos homens, da ação libertadora de Cristo, através da sua vida de doação, da sua morte e da sua ressurreição. Paulo ressalta com muita firmeza, a nova vida, que faz dos convertidos ao cristianismo Homens Novos. Os que aceitam receber a vida de Deus e vivem no Espírito são verdadeiramente, filhos de Deus. Aceitar essa proposta de vida é aceitar viver uma vida de relação e de comunhão com Deus. Nessa relação, o cristão é alimentado com a vida que vem de Deus, uma vida em comunidade. Resumindo: a nossa relação com os irmãos deve refletir a ternura, a misericórdia, o perdão e o serviço, que são as consequências práticas do nosso compromisso com a comunidade trinitária. 

 

Op - (06855) –  “Viver para mim é Cristo”  5’ 30”

 

 

 

Evangelho Mt 28, 16-20

 

No Evangelho de Mateus, capítulo 28, versículos de 16 ao 20, Jesus dá a entender que ser seu discípulo é aceitar o convite para se unir com a comunidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Os discípulos de Jesus recebem a missão de testemunhar a sua proposta de vida no meio do mundo e são enviados a apresentar, a todos os homens e mulheres, sem exceção, o convite de Deus para integrar a comunidade trinitária. O texto sugere que ser batizado é estabelecer uma relação pessoal com a comunidade trinitária. Quem acolheu o convite de Deus, apresentado em Jesus, para integrar a comunidade trinitária, torna-se testemunha, no meio dos homens, dessa vida nova que Deus oferece. O papel do discípulo é continuar a missão de Jesus, testemunhar o amor de Deus pelos homens e convidar a todos a integrarem a família de Deus. Essa é a missão universal da Igreja. As fronteiras, as raças, a diversidade de culturas, não podem ser obstáculos para a presença da proposta libertadora de Jesus no mundo. Todos os homens e mulheres, sem exceção, devem ter seu lugar garantido nessa família, que é formada por cada um de nós, que é chamada Igreja. Essa mensagem, portanto, deve chegar a todos os irmãos com quem nos cruzamos pelos caminhos da vida. As nossas palavras e as nossas ações devem testemunhar esse amor com que Deus ama a cada um de seus filhos e filhas. Nossas comunidades devem ser a imagem viva da família de Deus e apresentarem com seus gestos e palavras o convite para que todos os homens e mulheres integrem a comunidade de amor e de paz do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 

 

Op - (06751) –  “Sou filho de Deus”  3’ 53”

 

 

Loc – Com os trabalhos técnicos de ..................... e apresentação de Jorge Lorente, nós encerramos a nossa meditação da Palavra de Deus. Obrigado por seu carinho e audiência. Palavras de Vida volta no próximo domingo neste mesmo horário. Continue conosco, em instantes estaremos rezando com você através das canções que falam de fé, amor e fraternidade. Deus abençoe seu lar e sua semana. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e salve Maria Imaculada!

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir