.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 18 de maio de 2021

-Para que eles sejam um-José Salviano

 

19 de Maio de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 17,11b-19

 

 

Primeira leitura

1ª Leitura - At 20,28-38

Entrego-vos a Deus e à mensagem de sua graça,
que tem poder para edificar.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 20,28-38

Naqueles dias,
Paulo disse aos anciãos da Igreja de Éfeso:
Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho,
sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas,
para pastorear a Igreja de Deus,
que ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho.
Eu sei, depois que eu for embora,
aparecerão entre vós lobos ferozes,
que não pouparão o rebanho.
Além disso, do vosso próprio meio aparecerão homens
com doutrinas perversas
que arrastarão discípulos atrás de si.
Por isso, estai sempre atentos:
lembrai-vos que durante três anos,
dia e noite, com lágrimas,
não parei de exortar a cada um em particular.
Agora entrego-vos a Deus e à mensagem de sua graça,
que tem poder para edificar
e dar a herança a todos os que foram santificados.
Não cobicei prata, ouro ou vestes de ninguém.
Vós bem sabeis que estas minhas mãos providenciaram
o que era necessário para mim e para os que estavam comigo.
Em tudo vos mostrei que, trabalhando deste modo,
se deve ajudar os fracos,
recordando as palavras do Senhor Jesus,
que disse: 'Há mais alegria em dar do que em receber'.'
Tendo dito isto,
Paulo ajoelhou-se e rezou com todos eles.
Todos, depois, prorromperam em grande pranto e,
lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam,
aflitos, sobretudo por lhes haver ele dito
que não tornariam a ver-lhe o rosto.
E o acompanharam até o navio.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão

 

No dia em que Paulo partiu de Éfeso, ele fez um grande discurso  aos membros daquela igreja local. Paulo estava preocupado, pois era costume aparecer falsos profetas disseminando doutrinas perversas por aqueles lugares, a que ele denominou de lobos ferozes.

Sim. São lobos ferozes, os falsos profetas. Alguns deles não parecem estar fazendo um sermão, mais sim, brigando com alguém, ameaçando a quem não der dinheiro. Eles ameaçam dizendo que Deus irá castigar a quem não der nada, ou der pouca coisa.

Paulo havia permanecido por três anos naquele lugar,  trabalhando incansavelmente na construção da Igreja viva.

E para o seu sustento, Paulo construía tendas para sobreviver. Ele não aceitava contribuições nem pedia ajuda a ninguém. Ele não explorava os  cristãos em nome de Jesus como o fazem muitos nos dias de hoje.

Naquele discurso, Paulo lembra as palavras de Jesus, em favor dos fracos.  Pois ajudar os pobres é muito importante para a nossa salvação e para a nossa felicidade. Pois há mais alegria em dar do que em receber.

Depois das suas palavras, Paulo foi acompanhado por aquela comunidade  até o navio que o levara dali, para evangelizar em outro lugar..

 

Evangelho

Evangelho - Jo 17,11b-19

Para que eles sejam um assim como nós somos um

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo escrito por João 17,11b-19


Naquele tempo:
Jesus ergueu os olhos ao céu e disse:
'Pai santo, guarda-os em teu nome,
o nome que me deste,
para que eles sejam um
assim como nós somos um.
Quando eu estava com eles,
guardava-os em teu nome,
o nome que me deste.
Eu guardei-os e nenhum deles se perdeu,
a não ser o filho da perdição,
para se cumprir a Escritura.
Agora, eu vou para junto de ti,
e digo estas coisas, estando ainda no mundo,
para que eles tenham em si
a minha alegria plenamente realizada.
Eu lhes dei a tua palavra,
mas o mundo os rejeitou,
porque não são do mundo,
como eu não sou do mundo.
Não te peço que os tires do mundo,
mas que os guardes do Maligno.
Eles não são do mundo,
como eu não sou do mundo.
Consagra-os na verdade;
a tua palavra é verdade.
Como tu me enviaste ao mundo,
assim também eu os enviei ao mundo.
Eu me consagro por eles,
a fim de que eles também sejam consagrados na verdade'.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão

E Jesus continuou a sua oração intercedendo ao Pai pelos que se converteram, e por todos nós. Ele pede ao Pai que os guarde para que eles sejam um, para que sejam unidos como Ele é unido ao Pai.

A união faz a força, e a força da Igreja se explica pela ação do Espírito Santo desde o trabalho dos apóstolos até os dias de hoje, e pela unidade entra os seus membros fiéis.

Irmãs, e irmãos. Que nós sigamos os conselhos de Cristo. Que sejamos unidos na fé, unidos num só rebanho, numa só prática da partilha, da palavra, e do testemunho vivo do Evangelho.

...para que eles sejam um assim como nós somos um.

Jesus reza ao Pai pedindo para que sejamos unidos como Ele e o Pai são unidos. Unidos na prática da fé, por que isso é bom para nós mesmos. Unidos para que sejamos felizes, para que tenhamos a alegria de Cristo em nós realizada.

Paulo pede ao Paio que nos guarde do capeta com suas armadilhas. E afirma que nós nãos somos do mundo. Nós não vamos viver aqui para sempre. O nosso destino é a eternidade, e para isso devemos nos preparar par entrar na vida Plena um dia. ...a fim de que eles também sejam consagrados na verdade.

Jesus em sua oração ao Pai, pede por nós. Ele pede para que nós sejamos UM como a Trindade Santa é um só Deus em três pessoas. Para que não haja divisões entre nós, e que sejamos um só corpo, e um só espírito, como rezamos na Santa Missa. Jesus está querendo dizer que nós devemos ser unidos, mesmo sendo pessoas diferentes, devemos viver um mesmo objetivo, seguindo o exemplo de Jesus que disse: “Eu e o Pai somos um”. Que nós sejamos um só povo, um só rebanho, alinhados e obedientes ao comando, e aos planos de um só Pastor.

Que sejamos diferentes, sim, pois isso é natural, é da natureza do ser humano. Cada um é cada um. Porém, o que Cristo quer dizer é que todos nós cristãos da linha de frente da Igreja fundada por Jesus, devemos viver uma unidade Santa, católica, sem INVEJA, entre nós. Sem atritos por causa das discordâncias as quais fazem parte do nosso modo de ser. Pois não somos como robots, não somos máquinas com a mesma cabeça, com a mesma forma de pensar. Porém, mesmo assim, podemos ser unidos, podemos ser um. Ligados a um objetivo.

As diferenças individuais, ao contrário do que às vezes acontece, não devem ser um percalço, um motivo de desentendimentos e atritos entre nós, mas sim, pelo contrário, devem ser o grande motivo do nosso enriquecimento. Em cada paróquia, cada um é um, indivíduo indiviso, não há no mundo ninguém exatamente igual a você. Assim, essas diferenças pessoais, podem e devem enriquecer o cardápio evangelizador.

Exemplo. Em uma reunião pastoral para preparar a recepção da visita do Papa, as opiniões diferentes de cada um, vão fazer com que tenhamos várias opções, de como efetuar uma coreografia por exemplo, em vez de seguirmos as ideias de um só ditador, que exige que se faça as coisas exatamente do seu jeito, pois ele  é o máximo, o competente, o poderoso. Não. Isso não pode acontecer dentro da Igreja de Jesus Cristo!

É claro que somos Igreja, e tem coisas que não serão mudadas. Mas neste exemplo, estamos nos referindo a uma montagem extraordinária, como planejar uma quermesse paroquial, na qual a ideia, a contribuição de cada um, é sempre bem-vinda. É aí que a união faz a força. Pois somos UNIDADES NA DIVERSIDADE.

As diferenças individuais, devem servir de enriquecimento, e não de motivos para produzir atritos, “picuinhas”, e fracassos nos projetos da Igreja que deve ser Una e Santa em tudo o que faz, muito embora os que trabalham sejam pecadores.

Entre nós, os católicos, seguidores de Jesus Cristo, existe uma cola invisível que nos mantém unidos, uma força que nos encoraja, uma Luz que nos guia pelo mesmo caminho, de mãos dadas num mesmo objetivo, embora sejamos seres diferentes uns dos outros. E esta cola é o AMOR FRATERNO!

Não podemos deixar que o egoísmo, a inveja, o ciúme, estrague essa união perfeita que nos foi deixada por Jesus

“...que eles sejam um assim como nós somos um”. Que Deus nos ajude a formar e manter um grupo de desiguais, porém unidos por um só OBJETIVO IGUAL, que é viver, e transmitir a palavra de Deus ao mundo.

Somos diferentes, sim. Uns têm o dom da palavra, outros o dom de cantar, etc. E nós temos de nos controlar em nome de Jesus, temos de combater a nossa tendência egoísta, e separatista de alimentar uma atitude de inveja diante dos nossos irmãos.

Outro exemplo: Aquela voz linda do Padre Marcelo Rossi, lhe foi dada por Deus, para que ele evangelize cantando. E isso não pode ser motivo de inveja entre nós, que rezamos todos os dias: Creio na Igreja, uma santa, católica...

 

 

Fica com Deus. José Salviano.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário