.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 26 de maio de 2021

VAI A TUA FÉ TE CUROU!-Olivia Coutinho

 REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA- 27/05/21- Mc10,46-52

“VAI A TUA FÉ TE CUROU!”

5º FEIRA DA OITAVA SEMANA DO TEMPO COMUM


Reflexão de Olivia Coutinho

Caros irmãos e irmãs em Cristo!
Nesta cultura do aceleramento em que vivemos, nem sempre olhamos à nossa volta, estarmos sempre focados em nossas metas, e nessas metas, o outro sequer existe. E assim, muitos de nós, Indiferentes aos ensinamentos de Jesus, não vemos os nossos irmãos esquecidos às margens do caminho. 
Precisamos rever, enquanto há tempo, esta nossa postura de impassibilidade diante o irmão que sofre, aqueles que dependem de da nossa ajuda para se reerguerem. 
Nós, que dizemos seguidores de Jesus, precisamos assumir o nosso compromisso cristão, afinal, se somos irmãos em Cristo, somos corresponsáveis pela vida do outro! É amando concretamente o nosso irmão, que daremos testemunho da nossa adesão à Jesus 
O evangelho que a liturgia de hoje coloca diante de nós, começa dizendo, que enquanto caminhava para Jerusalém com seus discípulos, Jesus, ao passar pela cidade de Jericó, sente ressoar em seus ouvidos, um pedido de socorro, um grito que partia de um cego, cuja cegueira era apenas a privação de um dos seus sentidos, ou seja, uma cegueira física e não espiritual.
Sentado à beira do caminho, o cego, chamado Bartimeu, percebe o que muitos de nós, ainda hoje, não percebemos: a passagem de Jesus pela nossa vida! Bartimeu, mesmo sem enxergar fisicamente, sente a presença de Jesus e confiante no seu poder misericordioso, pede-lhe  socorro, enquanto muitos tentam  abafar o seu grito, empurrando-o ainda mais para às margens do caminho. A fé deste cego, ainda que imperfeita, era muito mais luminosa do que o campo visual daqueles e de muitos de nós, que enxergamos fisicamente...
O grito de Batimeu, incomodou aqueles que queriam reter Jesus só para si, estes, não queriam que Jesus socorresse aquele homem visto por eles, como um impuro, um ninguém! Mas quanto mais eles tentavam abafar o seu grito, mais alto o cego gritava! : “Filho de Davi tende piedade de mim”! Este grito de fé chegou o coração de Jesus!
Compadecido, Jesus disse aos que o cercava: “Chamai-o”! As mesmas pessoas, que tentavam abafar o ‘seu grito,  agora, mediante a uma ordem de Jesus, o encorajam: “Coragem, levante-te, porque Jesus está chamando você".
Movido pela fé, Bartimeu larga tudo, isto é, o único bem que possuía: um manto e vai ao encontro de Jesus. Dirigindo-lhe a palavra, Jesus pergunta: “O que você quer que eu te faça”?” - “ Mestre, que eu veja”! A resposta de Jesus, como sempre, uma resposta de amor, transforma a vida daquele homem: "Vai a tua fé te curou." No mesmo instante aquele que era cego, passou a enxergar, curado, ele faz do caminho de Jesus o próprio caminho, tornando assim, um dos seus seguidores, um verdadeiro modelo para todos nós que queremos seguir Jesus, rumo a uma nova Jerusalém!
A princípio, pode nos parecer estranho, Jesus ter perguntado ao cego:” O que queres que eu te faça”? Ora, certamente, Jesus já sabia o que ele queria, mas Ele desejou ouvir isso, dos seus próprios lábios. Podemos dize, que com esta atitude, Jesus, quis nos ensinar a rezar, pois a oração, é um caminho para chegarmos a Ele, é um exercício de fé que aprimora também o nosso relacionamento com Deus.  Todo pedido elevado à Jesus, é  uma oração: “Filho de Davi tende piedade de mim”!
Ao atender este pedido do cego de Jericó, Jesus o cura por inteiro, colocando-o  de pé, inserindo-o na sociedade. E Bartimeu, or sua vez,   sente ampliar também, a sua visão espiritual, ele não fora embora para viver a vida à sua maneira, passou a seguir Jesus, a viver da maneira de Jesus,  não ficando mais sentado à beira do caminho e sim, à caminho!
Por onde Jesus passava, Ele atraia multidões, as pessoas gostavam de ouvi-Lo, de buscar Nele, a cura dos seus males, mas nem todos eram curados, muitos, ainda não tinham uma fé consistente, madura, que tocasse o coração de Jesus como a fé de Bartimeu: “Vai, a tua fé te curou”.
A presença de Jesus, acalenta, inspira confiança aos que sofrem e mesmo em meio ao barulho ensurdecedor deste mundo, Ele escuta o  grito destes irmãos e nos convoca a sermos presença vivificadora Dele, na vida destes sofredores...  

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUE NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho

2 comentários: