.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 18 de maio de 2021

-Cuida das minhas ovelhas-José Salviano

 

21 de Maio de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 21,15-19

 


Evangelho

Evangelho - Jo 21,15-19

Apascenta os meus cordeiros.
Apascenta as minhas ovelhas.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 21,15-19

Jesus manifestou-se aos seus discípulos e,
depois de comerem, perguntou a Simão Pedro:
'Simão, filho de João,
tu me amas mais do que estes?'
Pedro respondeu:
'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'.
Jesus disse: 'Apascenta os meus cordeiros'.
E disse de novo a Pedro:
'Simão, filho de João, tu me amas?'
Pedro disse: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'.
Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas'.
Pela terceira vez, perguntou a Pedro:
'Simão, filho de João, tu me amas?'
Pedro ficou triste,
porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava.
Respondeu: 'Senhor, tu sabes tudo;
tu sabes que eu te amo'.
Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas.
Em verdade, em verdade te digo:
quando eras jovem,
tu te cingias e ias para onde querias.
Quando fores velho,
estenderás as mãos e outro te cingirá
e te levará para onde não queres ir.'
Jesus disse isso,
significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus.
E acrescentou : 'Segue-me'.
Palavra da Salvação.

 

 

Reflexão

 

Jesus é o Bom Pastor e nós somos o seu  rebanho, somos as suas ovelhas.  Pedro, apesar de ter negado Jesus por três vezes, foi perdoado  e escolhido por Jesus para cuidar das suas ovelhas, do seu rebanho universal, que é a Igreja.

Nós também negamos a Jesus  constantemente, mas nem por isso, Ele  deixa de nos escolher  e chamar para o serviço do Reino.

Deste modo, somos seguidores santos e pecadores, que pela graça de Deus estamos  na linha de frente da Igreja colaborando para que  a presença de Deus neste mundo seja atuante e permanente.

Jesus disse a Pedro que enquanto  ele é jovem, poderia fazer o que bem quiser. Depois de velho, teria de ser servido, guiado por outras pessoas.

Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá  e te levará para onde não queres ir.'

Caríssimas, e caríssimos.  Esta é a dura realidade da vida humana.  Na nossa juventude e também na idade adulta, nós  nos achamos os invencíveis, com plena força e vigor para o que der e vier. Achamos que não precisamos de ninguém, e alguns até acham que não precisam de Deus!

Então, nesta fase da vida muitos cometem os maiores pecados,  desfrutam a vida, estragam sua saúde, e o pior, se afastam de Deus!

O tempo passa,  e então chegou a hora da onça beber água, a hora da verdade, a hora  de se colher o que plantou.  Há um ditado que diz: Quem planta vento colhe tempestade.  E assim, quem levou uma vida com muita responsabilidade, buscando fazer tudo certo, e principalmente seguindo  a Deus, irá colher bons frutos.

Porém, aqueles e aquelas que viveram sem limites, curtindo a vida com tudo o que tinha direito, agora terão de colher os frutos de uma velhice com muitos problemas de saúde tanto do corpo quanto da alma.

Porém, todos terão de se dobrar para os mais novos, pois o corpo já não responde mais como antes. Precisam de ajuda, precisam da mão de alguém para se vestir, e outras cositas mas.

Portanto, enquanto somos jovens, vamos  plantar sementes verdadeira, vamos buscar viver na presença de Deus, em harmonia fraterna com os nossos irmãos e irmãs,  pois isso será muito bom para a  fase final da nossa vida. 

Pedro estava envergonhado e não conseguia olhar Jesus nos olhos. Jesus, por sua vez, ao contrário olhou nos olhos de Pedro e lhe fez por três vezes a mesma pergunta.

 

Pedro, tu me amas...?”

 

Eles ainda não tinham conversado depois do martírio de Jesus. Na terceira vez, Pedro ficou muito triste e tendo percebido do que se tratava, respondeu: ”Senhor. Tu sabes que te amo...!”

 

Ao contrário do que nos parece, Jesus não estava agindo por vingança, nem estava magoado, ou aborrecido com Pedro, mas sim, Ele queria mostrar a Pedro e a nós, que apesar de Pedro ter “pisado na bola”, apesar de ter sido um covarde, livrando a sua pele e negando o seu Mestre, Jesus já o havia perdoado.  E mais. Jesus o escolheu para ser o chefe da Igreja. O primeiro papa, com plenos poderes ao ponto de ligar ou desligar na terra e no céu...

 

“O que ligardes na Terra será ligado no Céu. E o que desligardes na Terra será também desligado no Céu”.

 

Irmãos. O amor de Jesus é muito maior do que a nossa pureza, do que  a nossa santidade, ou os nossos pecados. Diariamente negamos Jesus, por pensamentos, palavras, atos e omissões.

PENSAMENOS - Volta e meio sempre nos vem à mente algum pensamento contrário aos ensinamentos de Jesus. Seja de inveja, seja de raiva, seja referente ao uso inadequado da sexualidade, seja de cobiça, enfim, estamos sempre pecando por pensamentos, estamos sempre negando a Jesus.

E por isso, precisamos tomar mais cuidado. Precisamos manter os nossos pensamentos dominantes voltados para o Alto, estar sempre ligados ou sintonizados em Deus, rezando sempre por pensamentos, e assim podermos afastar as tentações, e o nosso egoísmo.

 

PALAVRAS – Pela palavra nós negamos a Jesus quando ofendemos o nosso irmão, a nossa irmã. Quando somos irreverentes, ou mesmo quando revoltados, gritamos: Deus! Onde estás! Ou simplesmente afirmamos que se Deus existisse certas coisas não aconteceriam.  Por palavras também negamos a Jesus quando temos preguiça de levar a palavra de Deus ao irmão sofrido e aos demais irmãos através da catequese.

Também podemos dizer palavras ofensivas, ou nos omitir de explicar a palavra de Deus aos nossos irmãos. A nossa língua é fonte constante de pecado. Ofendemos, magoamos, julgamos, criticamos, fofocamos, melindramos, humilhamos e outras coisas mais, tudo por palavras.

O que sai pela nossa boca realmente nos faz grande mal. Faz um grande mal para a salvação da nossa alma. Porque, pela boca nós matamos a nossa salvação, é pela boca que morre o peixe e nós também.

Vamos usar a nossa boca, e as nossas palavras para orar, para catequisar, para ressaltar as qualidades dos nossos irmãos, e acima de tudo para louvar a Deus.

 

ATOS- Nossos atos nem sempre são corretos, principalmente quando nós estamos fora do perímetro paroquial. Corremos sempre o risco de sermos levados pela desculpa de estarmos combatendo algum tipo de injustiça, a agir com métodos ou atos nem sempre parecidos com os atos de Jesus. Os nossos atos no emprego, na rua, em nossa casa, precisam ser cópias dos atos de Jesus. Precisam ser iguais aos nossos atos quando estamos diante do altar, no meio da assembleia orante...

 

OMISSÕES - A pior negação de Jesus é quando concordamos com as afirmações de algum incrédulo a respeito da Igreja e dos padres. Concordar com as críticas de qualquer pessoa contra a Igreja, é pior do que as três negações de Pedro. Afinal, ele só estava livrando a sua pele, só estava fugindo de uma prisão... Assim pensou naquela hora. Não creio que Pedro estivesse decepcionado com o Mestre quando deu aquelas respostas.

Assim, comentemos uma grande omissão quando em vez de defender a nossa  Igreja, nos silenciamos, ou até concordamos com as críticas dirigidas a ela ou os padres.

Então, mesmo sendo Pedro um covarde, mesmo tendo negado por três vezes a Jesus,  Este o escolheu para apascentar o seu rebanho. Para cuidar das suas ovelhas, pra ser o chefe de todos os pastores consagrados da Igreja.

Você que é um escolhido e por vezes poderá até se posicionar com uma cara de santo, ou de santa, muito cuidado!  Pois você assim como eu, não passamos de “pedros” dos tempos atuais, que volta e meia  também negamos a Jesus, mas mesmo assim, Ele continua nos amando, e nos deixando ser apascentadores de suas ovelhas. 

Não podemos negar a Jesus. Pelo menos tantas vezes como geralmente temos negado.

 

 

Fica Com Deus. José Salviano.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário