.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

MARIA NOS TROUXE A ESPERANÇA – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 8 de dezembro de 2019.
         Evangelho de Lc 1, 26-38.

         Neste segundo domingo do Advento, 8 de dezembro, a Igreja celebra a Concepção Imaculada de Maria. A Solenidade da Imaculada Conceição é uma das mais lindas e importantes celebrações do ano litúrgico. O tempo do Advento é marcado pela esperança do Salvador, por isso a gravidez de Maria é um fato bem expressivo. “Celebrar a vida, é celebrar a vinda, é celebrar o amor”. É no sim de Maria que colocamos nossa alegria e esperança!
         Maria foi escolhida por Deus, desde sempre, para ser a Mãe do Salvador, por isso foi preservada do “pecado original” desde o primeiro momento de sua existência humana, isto é, desde sua concepção. Nela já existia a graça de Deus, o Espírito Santo morava nela. Ela fora escolhida para esmagar a cabeça da serpente. Se por Eva entrou o pecado no mundo, por Maria entrou a Salvação. Como afirma São Paulo VI, esta é “a festa da nova Eva, virgem obediente e fiel, que, com seu ‘fiat’ generoso se torna, por obra do Espírito Santo, Mãe de Deus, mas ao mesmo tempo também, Mãe dos viventes”.
         Maria não sofria com as consequências do pecado original, não era fechada para Deus, como desconfiança, teimosia, falta de piedade, soberba, orgulho e tantas outras imperfeições, mas era humilde, fiel, serena, disponível, caridosa, amorosa, obediente à Palavra de Deus,  que muitas partes sabia de cor. Assim ela era livre, não como nós que somos escravos do pecado, que nos afastam de Deus e ferem o nosso coração. Por causa do pecado original, somos tentados a levar a vida como bem entendemos, somos egoístas, temos falta de compaixão, orgulho, sensualidade, frieza, ganância, maledicência, ira, ciúme, inveja... A lista dos pecados do ser humano é extensa. Na Mãe do Senhor não há nada disso. Deus Pai preservou-a de toda lama, de toda mácula, não permitiu que a lama tocasse a Virgem Santa!  
Ela é a inimiga da serpente, ela é a Mulher do Gênesis, do Evangelho, do Apocalipse, em guerra contra a antiga Serpente (cf. Gn 3,15; Jo 2,4; 19, 26; Ap 12,1.3s). Ela é aquela a quem Gabriel chamou de “Cheia de Graça” ao saudá-la. “Alegra-te, Cheia de Graça!” – “Em ti, Virgem Maria, não há o menor espaço para a “des-graça” do pecado! Deus, o Pai, pode dizer de ti: “Como és bela, Minha amada, como és bela! És toda bela, Minha amada, e não tens um só defeito!” (Ct 4,1.7).
Desde o começo da Igreja, os Santos Padres e Doutores da Igreja, contemplando esse mistério tão grande, chamam a Virgem de “Toda Santa”! Toda Santa, toda inundada da graça que Deus nos dá em Cristo, toda santificada pela santidade de Cristo Jesus!
O que Deus fez em Maria quer fazer conosco e com toda a humanidade, tirar o pecado do mundo. Na cruz, Ele já nos reconciliou com Deus e nos libertou do pecado, basta sermos fieis a Jesus como Maria foi, porque só Ele nos salva e nos liberta.
Estamos vivendo tempos difíceis, estamos fechados, intolerantes e ávidos por mudanças, Maria nos ensina ter abertura, ter esperança e rever o nosso modo de agir. Assim como Maria confiava plenamente em Deus, vamos também colocar nossa confiança n’Ele, vamos nos entregar plenamente em seus braços porque Deus escuta o nosso clamor, vê nossas necessidades e nos atende sempre.
Assim como Maria pode contar com a presença de Deus em sua vida, nós também podemos confiar igualmente, não vivemos sozinhos e nem esquecidos, abandonados. Deus nos acompanha sempre, podemos sentir e perceber a presença d’Ele dentro de nós. Cultivemos a esperança que tudo pode mudar, principalmente quando nos sentimos abraçados por Deus. Deus pode fazer em nós maravilhas: pode nos renovar, pode revigorar este mundo, cansado e longe de Deus, e purificar sempre de novo o nosso coração manchado, ferido, sofrido...
         Maria imaculada é a beleza de Deus, ternura de Deus, maravilha de Deus, sorriso de Deus, sonho lindo de Deus! Imaculada desde a conceição... Doce aurora que anuncia o Dia, Jesus Cristo, nosso Deus, Aquele que celebraremos no Natal e acolheremos na Glória!
"Coração Imaculado de Maria, modelo perfeito de santidade,
toma-nos, transforma-nos à tua imagem. Purifica e libera o nosso coração de qualquer obstáculo à santidade. Amém!”

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes





Nenhum comentário:

Postar um comentário