.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Maria, a cheia de graça-Helena Serpa



08/12/2016- 5ª. feira -    Imaculada Conceição – 1ª. leitura – Gênesis 3, 9-15.20) -  “As consequências da desobediência de Adão e Eva”
Neste texto da Escritura está contido o centro da Promessa de Deus para a Salvação da humanidade. Adão e Eva aqui representam toda a espécie humana que foi atingida pelo pecado original, em virtude da sua desobediência às ordens de Deus. Levados pelas sugestões do demônio, Adão e Eva comeram do fruto proibido acreditando na astúcia da serpente que lhes garantira tornarem-se iguais a Deus. As consequências da desobediência de Adão e Eva foram terríveis para a humanidade. Deus amaldiçoou a serpente e infligiu duros castigos ao homem e à mulher. Ao mesmo tempo em que os submeteu a duras penas e os expulsou do paraíso o Senhor decretou também a inimizade entre satanás e a descendência da mulher que pisaria a cabeça da serpente embora fosse por ela fustigada e tentada. As palavras de Deus se cumpriram com a vinda de Jesus, descendente de Maria que venceu a satanás e livrou o homem da morte eterna a que estava destinado. Da mesma forma percebemos, que apesar de Jesus já nos ter salvo da escravidão ao inimigo, este, no entanto, continua nos fustigando e nos tentando para cairmos nas suas armadilhas. Se tivermos consciência disso, porém, não nos deixaremos apanhar, pois a Promessa do Pai já se cumpriu.  Eva é a mãe dos viventes, Maria, é a Mãe de Jesus, portanto, Mãe do Salvador que veio para destruir o demônio, nos salvar e nos adotar como irmãos. Maria é a nova Eva, mãe da nova humanidade, escolhida para ser Mãe do Salvador e nossa Mãe. – Adão e Eva quando desobedeceram tiveram medo de Deus e você quando peca também o tem? -  Adão e Eva não tiveram confiança em Deus quando caíram e você, tem? – Você acredita no perdão de Deus para você? – Você se considera filho (a) de Maria?

Salmo 97 – “Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!”
Desde sempre o Senhor anunciou a Sua Salvação e os confins do universo a contemplaram. Por isso a terra inteira se alegra cantando as maravilhas e os prodígios do Senhor. Todo aquele ou aquela que admira a Salvação que vem de Deus canta um canto de vida nova. A vida nova foi nos concedida por Jesus Cristo.


2ª. Leitura – Efésios 1, 3-6.11-12 – “ O nosso destino é a santidade!.”
A carta de São Paulo aos Efésios nos afirma que fomos escolhidos (as) antes da fundação do mundo para sermos irrepreensíveis aos olhos do Pai, no amor. O nosso destino é a santidade! O Pai é Santo e nos fez à Sua imagem e semelhança. Jesus nos adotou para que fôssemos filhos iguais a Ele em dignidade e justiça. Portanto, a nossa santidade consiste em amar e depende do grau da nossa Fé. Apesar de pecadores, todos nós que colocamos a nossa esperança em Cristo Jesus podemos ser santos, pois, alcançaremos a vitória nesta vida, pela vivência do amor de Deus que existe nos nossos corações. Esta é a nossa esperança e a nossa fé! As nossas faltas, os nossos pecados não nos poderão tirar do caminho da santidade. Eles são apenas obstáculos a serem suplantados por nós quando confiamos na misericórdia de Deus o qual deseja que sejamos santos e santas,   cheios de alegria e esperança. – Você tem consciência de que você é destinado (a) a ser santo (a)? – Você acha que o santo pode pecar? – Quem é o Bem Amado do Pai?

Evangelho – Lucas 1, 26-38 – “Maria, a cheia de graça  

A humanidade pecadora, desobediente, condenada à morte eterna é representada pela primeira Eva. Ela significa a nossa rebeldia que tem como consequência natural a tristeza, a raiva, a angústia, a infelicidade. Nela nós vemos retratada a humanidade sempre fustigada pela serpente que representa o mal. No entanto, conforme prometera, Deus escolheu Aquela de cuja descendência sairia o Salvador dos homens, Maria, a nova Eva. Porque conhecia as Escrituras e confiava na promessa do Pai, Maria submeteu-se a ação do Espírito Santo e deu o seu sim para que a humanidade fosse redimida. Por isso, quanto mais meditamos sobre esta passagem do Evangelho mais nos conscientizamos da grande participação de Maria no Projeto Salvífico do Pai. A ela o anjo anunciou a chegada daquele que reinaria eternamente segundo o plano de Deus, na vida da humanidade. Maria, a cheia de graça   disse SIM a Deus e por isso é corredentora e colaboradora do Senhor na Salvação da humanidade. O sim de Maria para nós é um grito que ecoa no nosso coração de homens e mulheres chamados a colaborar com o projeto de salvação que Deus designou para a humanidade. Nós, como Maria, mesmo sem entendermos muito bem o que poderá nos acontecer acolhemos a vontade de Deus e contribuímos na realização do Seu Projeto. Por isso, as palavras que o anjo dirigiu a Maria naquele tempo nos são dirigidas hoje também quando somos convocados a colaborar na edificação do reino de Deus: “Não tenhas medo,...porque encontraste graça diante de Deus”- Você também se sente chamado (a) a colaborar no projeto de Deus para o mundo? - Você já entendeu o plano de Salvação de Deus para você? – Você tem medo de assumir compromissos no reino de Deus?   - Como é que você poderá deixar de ser Eva e se tornar Ave?

4 comentários:

  1. SENHOR PAI DE MISERICORDIA TENDE PIEDADE DE NOS,QUE SOMOS PECADORES,QUE ATE PARECE QUE NAO TEMOS MAIS RECUPERAÇAO,DE TANTAS BARBARIDADES QUE PRATICAMOS,MAIS TEMOS FE QUE UM DIA TUDO SEJA SUPERADO AMEM

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento8 de dezembro de 2016 às 05:44

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós, pra que o nosso sim seja verdadeiro. Amém!

    ResponderExcluir
  4. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir