.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

“CONVERTEI-VOS PORQUE O REINO DOS CÉUS ESTÁ PRÓXIMO.” - Olívia Coutinho


II DOMINGO DO ADVENTO.

DIA 04 de Dezembro de 2016

Evangelho de Mt3,1-12

O evangelho deste  segundo domingo do Advento, nos convida a tomarmos consciência da importância de intensificarmos a nossa vigilância, de buscarmos   continuamente a nossa conversão. 
Este tempo reflexivo, nos sugere uma desaceleração da nossa rotina, para que possamos, a partir de uma revisão de vida, nos reorganizarmos interiormente, eliminando o que nos distancia de Deus  e reavendo os valores  que nos aproxima Dele, valores,  que fomos perdendo com a  nossa dispersão.
O Natal do Senhor Jesus está prestes a chegar! Esta festa, vem nos falar da  grandiosidade do amor de  Deus pela a humanidade! Deus não desiste do humano e é através do próprio humano que ele age em favor do humano! Podemos perceber isso claramente no evangelho de hoje, quando Deus coloca no meio do povo,  um mensageiro, um homem  simples, com uma missão tão grande: preparar o encontro do Divino com o humano!
O texto nos apresenta a figura  de João Batista,  o profeta que veio realimentar a esperança dos sofredores, daqueles que já haviam perdido a esperança no humano! 
João Batista aparece no deserto, isto é, na periferia, fora do palco do poder, sua forma de vestir e de se alimentar, mostrava a sua autonomia, a sua independência diante os poderes políticos e religiosos sob os quais o povo era submetido. 
João Batista foi o maior dos profetas, sua vida foi marcada por grandes contrastes:  vivendo o silencio do deserto e movendo multidões! O próprio Jesus o reconheceu como sendo ele, o maior dentre todos os nascidos de mulher, (Lc 7,28).  Em suas pregações, o Profeta João, convidava todos a mudar de vida, apesar de pregar no deserto, vinham pessoas de todos os lugares para ouvi-lo  e serem batizados por Ele, (batismo de conversão) inclusive os fariseu e saduceus, que se diziam filhos de Abrão, (o pai da fé,) mas João não se deixava enganar por estes, ele sabia muito bem da falsidade que transitava nos seus corações, por isto, ele  era duro com eles: ”Raça de cobras venenosas quem vos ensinou fugir da ira que vai chegar? Produzi frutos  que provem a vossa conversão.” Com esta severa  advertência, o profeta critica a fé teórica, lembrando-nos, que,  o que vai nos identificar diante do Senhor, serão  as nossas atitudes, nossas atitudes de amor.  
Como sabemos, João Batista teve uma significante participação na história da Salvação, Ele é uma das figuras mais relevantes do advento, foi ele quem abriu o caminho para a entrada de Jesus no seio o da terra, quem preparou o povo para acolher a manifestação de Deus na pessoa de Jesus.  Ele é um dos protagonistas da mais bela  história de amor, uma história que jamais terá fim, suas palavras, continuam ecoando em todos os confins da terra, de geração em geração: “Convertei-vos e crede no evangelho”. “Eis o cordeiro de Deus”...
Uma das grandes virtudes que marcou a vida de João Batista foi a humildade, ele sempre se colocou no lugar de mensageiro, não aproveitou de seu prestígio junto ao povo, para se alto-promover, reconheceu a sua pequenez diante a grandiosidade de Jesus: ”E eu não sou digno nem de tirar-lhe as sandálias. ”
João Batista, o profeta que aplainou o caminho do Senhor com a sua pregação e o seu testemunho de vida, foi um grande exemplo de quem viveu exclusivamente a vontade de Deus! Ele não se acomodou nas tradições do seu povo, pelo contrário, buscou algo novo, fazendo-se anunciador de um tempo novo! Imitemos este grande profeta, sendo a voz que grita no deserto contra todos os que insistem em manter os caminhos tortuosos como expressão de valores.
Neste advento, façamos como João Batista, abramos o caminho para a entrada de Jesus no coração daquele que ainda não experimentou a alegria de viver o verdadeiro sentido do Natal!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário