.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

“ALEGRA-TE, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR ESTÁ CONTIGO”! - Olívia Coutinho

“ALEGRA-TE, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR ESTÁ CONTIGO”! - Olívia Coutinho
 
Dia 08 de Dezembro de 2013
 
II DOMINGO DO ADVENTO
 
Evangelho Lc 1, 26-38
 
Neste segundo domingo do Advento, somos chamados a intensificar o espírito da alegria de quem espera pela vinda  do Senhor, que já está no meio de nós, mas que ás vezes, devido ao nosso corre, corre do dia a dia, não percebemos  a sua presença.
Em plena preparação para a celebração do Santo Natal, a Igreja nos convida a celebrar a solenidade da Imaculada Conceição de Maria, como que dizendo que é impossível celebrar o Natal do Senhor Jesus, sem reverenciar a doce figura de Maria!
O Papa Paulo VI, em sua exortação apostólica Marialis Cultus, disse-nos:  “No inicio de dezembro e no coração do Advento, a Igreja coloca a solenidade da Imaculada Conceição de Maria, apontando-nos esse tempo como tempo de Maria por excelência, mais que qualquer outro tempo litúrgico, pois é nele que a vemos na mais intima relação com seu filho”.
“Imaculada Conceição de Maria”; é importante não confundirmos este dogma, com os inúmeros títulos atribuídos a Maria. Imaculada Conceição, se refere a pessoa de Maria,  vem nos afirmar que a Mãe de Jesus,  foi concebida  sem a mancha do pecado, um dom de  Deus que ela  recebeu ainda no ventre de sua mãe, e que ela  preservou em toda sua existência.
A liturgia de hoje nos convida a entrar no mistério da encarnação, a deixar Deus entrar na nossa história e transformar a nossa vida.
O evangelho fala do mistério sublime da encarnação, do amor grandioso do Pai que  ultrapassou todos os limites;  Deus se fez menino, se humanizando  no ventre de uma mulher, para se tornar como um de  nós! 
A iniciativa foi do Pai, o “SIM” foi de Maria, foi o “SIM” que marcou o início da nossa  Redenção, que mudou a história da humanidade, dividindo-a em antes e depois!
A saudação do anjo surpreendeu a humilde jovenzinha de Nazaré, um povoado entre as montanhas da Galileia! Maria, na sua simplicidade, estava longe de compreender o projeto de Deus  a se realizar através  dela. Tudo que lhe fora comunicado pelo Anjo, era grande demais para o seu entendimento, mas  mesmo sem entender, ela não  hesitou em dar o seu  “SIM” a Deus.
 Em meio as incertezas do que lhe reservaria o futuro, Maria se encoraja  mediante a promessa  revelada pelo Anjo de que o Espírito Santo lhe daria total assistência no mistério da encarnação, o que abriu para ela, uma nova perspectiva. A partir de então, Maria sentiu-se segura, na certeza de que o Espírito Santo lhe daria a força necessária para que ela pudesse  levar em frente a missão que o Pai lhe confiara: ser a mãe do Salvador!
Com o Sim, de Maria, abriu-se as cortinas de um novo tempo, o sonho de Deus torna possível, iniciava-se a construção de um novo Reino, um Reino onde o amor, a justiça e a paz  haveriam de  triunfar!
A mais bela forma de agradecermos a Deus  por tamanho amor, é responder  ao Seu  chamado, com o “sim” de Maria! Um sim, que não fique só na palavra, um sim, que a exemplo de Maria, nos coloque a serviço: “Eis aqui o (a) servo (a) do Senhor… Faça-se em mim segundo a tua vontade!”
A oração proferida pelo Anjo no encontro com aquela que geraria o Filho de Deus, ainda hoje está na boca e no coração de todos aqueles que vêem em Maria, a ternura materna do Pai! 
Ave Maria, cheia de graça...
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia

2 comentários:

  1. Linda Reflexão! Gilberto

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente, OBRIGADO. Que Deus te abençoe e que Maria sempre seja sua companhia.

    ResponderExcluir