.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 30 de julho de 2013

”Para não escandalizar.” - Helena Serpa


12 de agosto
Evangelho - Mt 17,22-27

Postado por JOSÉ MARIA MELO



– Deuteronômio 10,12-22 – “– Instruções para a felicidade”.

Moisés continua dando ao povo de Israel instruções para que sejam felizes, com temor e seguindo os caminhos do Senhor. Para nós também o caminho não mudou: amar e servir a Deus com todo o nosso coração e com toda a nossa alma guardando os Seus preceitos.
“Abri, pois o vosso coração e não endureçais mais vossa cerviz”, nos recomenda Moisés, “pois o vosso Deus é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores”. Moisés também nos propõe a imitarmos o Senhor, fazendo justiça ao órfão à viúva e ao estrangeiro, isto é, a todas as pessoas indistintamente, mesmo a quem não gostamos ou admiramos. Todos nós somos estrangeiros aqui na terra e de alguma forma, também carecemos e necessitamos uns dos outros. Se tomarmos consciência das instruções de Moisés, mesmo na nossa fragilidade e impotência diante dos desafios nós podemos manter a tranquilidade e viver com serenidade sob a Luz da Palavra de Deus. Deus nos deixou como herança a Sua Palavra que é fonte de felicidade e de justiça, para que experimentemos desde já a santidade. Ele escolheu a nossos pais e a nós também como Seu povo e promete abençoar a nossa descendência, pois se afeiçoou de nós e nos amou desde sempre. Não podemos nos esquecer de que as Suas promessas se cumprem no tempo hábil e a nossa felicidade está garantida pela palavra que sai da Sua boca. – Você tem andando nos caminhos do Senhor? – Como você tem perseguido a felicidade? – Você tem consciência de que é carente e necessitado do amor de Deus e dos irmãos? - Nas coisas de Deus você tem seguido mais o coração ou à razão? - Você é uma pessoa que sabe acolher aqueles que encontra pela 1a vez?

Salmo 147 – “Glorifica o Senhor, Jerusalém!” –

A Palavra do Senhor é o alimento para a nossa alma e a segurança para a nossa caminhada. Ela é fonte de paz e mensageira das promessas do Senhor, por isso, deve ser propagada e proclamada a todos a quem encontrarmos. Anunciar a Palavra de Deus é nossa missão. Somos missionários do Seu amor e glorificamos o Seu Nome quando revelamos ao mundo os Seus preceitos e as Suas ordens. Por nosso meio o Senhor quer salvar todos os povos.

Evangelho – Mateus 17,22-27 – ”Para não escandalizar.”

Os discípulos de Jesus ainda não tinham percebido que neste mundo, todos nós estamos sujeitos às leis, às regras e exigências dos homens, por isso ficaram tristes quando Jesus lhes falou que seria entregue nas mãos dos homens. Não podemos nos esquivar das obrigações, dos compromissos e até mesmo do sofrimento que o mundo nos impõe. Jesus deu o exemplo de entregar-se por amor à humanidade e se deixar crucificar, mesmo sem ter nenhuma culpa. Como homem, Jesus também nos ensinou que embora sejamos livres, filhos de Deus, nós temos encargos e obrigações sociais as quais temos o dever de cumpri-las, como pagar impostos e taxas. Algumas vezes quando estamos cheios de razão batemos o pé e não aceitamos as imposições. Jesus, porém, diante da cobrança dos cobradores do imposto do templo não se revoltou nem tampouco alegou ser Ele Filho de Deus, mas humildemente, recebeu da providência divina a “moeda” para cumprir com a Sua obrigação diante dos homens. O cristão verdadeiro segue o modelo de Jesus: para não escandalizar, paga o que lhe é cobrado para o bem estar social. A nossa fé também se manifesta por meio da abertura do nosso “bolso”. Deus proverá para nós tudo de quanto precisamos para cumprir com os nossos compromissos sociais. O seguimento a Jesus não nos isenta de também participarmos do crescimento e conservação da obra criada por Deus. – Você tem consciência de que mesmo sendo livre, filho de Deus, você tem obrigações para com os homens? - Você costuma pagar os seus compromissos sociais sem murmurar? - O que Jesus o (a) ensinou neste Evangelho?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário