.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 27 de julho de 2013

Herodes mandou cortar a cabeça de João- (Padre Queiroz)

3 de Agosto de 2013 - Sábado - Evangelho - Mt 14,1-12

Herodes mandou cortar a cabeça de João. Vieram os discípulos e foram contar tudo a Jesus.
O Evangelho de hoje narra o martírio de João Batista, devido à denuncia que ele fez ao rei Herodes, por viver com a sua cunhada. E narra a conseqüência desse seu profetismo, que foi o martírio.
Naquele tempo, o rei exercia as funções de governante, de juiz e de legislador, e o povo o tinha como modelo de vida; o que o rei fazia, isso era o certo. E alguns reis se julgavam quase como deuses, passando por cima da Lei de Deus e dos princípios morais. “A lei sou eu”, disse uma vez um rei.
Herodes se ajuntou com Herodíades, a esposa de seu irmão Filipe, desprezando a Lei de Deus sobre a família, e não estava nem aí. A vida continuou normal no palácio e no reino, sem ninguém abrir a boca, pois todos tinham medo. Medo principalmente de Herodíades que era inteligente, perspicaz, cruel e dominadora do amante.
Mas felizmente surgiu um profeta no reino: João Batista. Este, como todos os profetas, falava a palavra certa, na hora certa e para a pessoa certa, sem nenhum medo. Ele foi até Herodes e lhe disse: “Não te é permitido tê-la como esposa”.
Por isso, “Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta”. Infelizmente Herodíades foi mais corajosa e conseguiu a morte do grande profeta.
A corda arrebenta do lado mais fraco. Quem ataca um poderoso, paga o pato. João Batista tornou-se um mártir do sacramento do matrimônio e da família.
Nós, que também recebemos no batismo a missão de profetas e profetizas, somos convidados a imitar João Batista. Os profetas não só anunciam o caminho de Deus, mas denunciam as situações contrárias, colocando os pingos nos is e dando nomes aos bois. Ele fala a verdade, doa a quem doer. E é aí que ele ou ela se enrosca.
O pecado do sexo degrada a pessoa e gera outros pecados. Veja o caso de Davi com Betsabéia, narrado em 2Sm 11-12.
Logo após o Evangelho de hoje, S. Mateus narra a multiplicação dos pães. São os dois banquetes contrário, o da morte e o da vida. Os dois acontecem hoje. Os banquetes da morte são palcos de conspirações contra aqueles que promovem a vida. A justiça do mundo nunca é objetiva e muito menos isenta. Ela vive condenando inocentes, apresentando “crimes” inventados para ocultar os pecados dos grandes. Que bom seria se houvessem muitos João Batistas na nossa sociedade!
Aqueles que pretendem implantar no mundo um sistema de morte, antes querem apagar a Luz, que é Jesus e seus enviados. “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la” (Jo 1,4-5).
O mundo continua não suportando a Luz, que é Jesus, porque vive nas trevas das paixões, da mentira, da ganância, da corrupção e do pecado. Nós cristãos infelizmente “fechamos um olho”, porque temos medo de perder cargos, oportunidades, a vida. Como João Batista faz falta!
Hoje festejamos um santo corajoso: Afonso Maria de Ligório, o fundador dos missionários redentorista, que trabalham no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Afonso era italiano e viveu no século XVIII. Ele tinha um forte dinamismo profético. Como jovem, ele era advogado e defendia sempre o direito dos pobres. Um dia, ele estava no tribunal, defendendo o direito de um senhor pobre, contra um dos homens mais poderosos da Itália e com ligações internacionais. Este comprou o juiz e Afonso perdeu a causa. A partir daí ele se decepcionou da advocacia e resolveu tornar-se padre. Foi até a igreja de Nossa Senhora das Mercês e depositou aos pés da bela imagem a sua toga de advogado.
Como padre, em Nápoles, ele logo percebeu a grande diferença entre os ricos do centro e os pobres da periferia. Começou a fundar Comunidades cristãs na periferia.
Exausto, foi descansar uns dias numa região rural chamada Scala. Lá, conheceu os cabreiros, e viu neles as pessoas mais pobres e abandonadas do País. Afonso deixou Nápoles e foi trabalhar em Scala, local onde nasceu a Congregação Redentorista.
Maria Santíssima, imaculada, exerceu um profetismo completo, além disso nos deu o maior profeta de todos os tempos, Jesus Cristo. Rainha dos profetas, rogai por nós.
Herodes mandou cortar a cabeça de João. Vieram os discípulos e foram contar tudo a Jesus. 


(Padre Queiroz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário