.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

“em busca de Jesus” - Helena Serpa

22 de Julho
Postado por JOSÉ MARIA MELO



– Cânticos 3, 1-4 – “fonte de amor”

O livro dos Cânticos retrata muito bem o desejo que existe na nossa alma e perdura por toda a nossa existência que é o de encontrar o amor da nossa vida. Temos fome e sede de Deus e ansiamos por contemplar a Sua face para saciar a nossa carência de amor. Por isso, desde cedo, a nossa alma como a da noiva do poema vive peregrinando no deserto e o nosso coração não se aquietará enquanto não encontrá-Lo. Desde a nossa mais tenra idade nós vagamos no mundo em busca deste amor e o buscamos nas pessoas, nos lugares e situações as mais diversas. Muitas vezes, porém, nós nos enganamos, caímos em armadilhas e padecemos em consequência da nossa precipitação. Na maioria das vezes, porém, nós só O reconhecemos depois que passamos por grandes dificuldades e sofrimentos, assim como nos fala a leitura quando se refere aos guardas que faziam a ronda pela cidade durante a noite. Depois que nós enfrentamos as barreiras e experimentamos a noite é que nós constatamos que Deus é o amor e é Ele quem nos trás a felicidade. No entanto, Deus não está longe de nós. O Seu amor é uma fonte inesgotável que está dentro de nós e aguarda a nossa aceitação. Quando nós nos conscientizamos de que o manancial do amor de Deus está dentro do nosso coração nós também podemos dizer como a noiva do Livro dos Cânticos: “encontrei o amor de minha vida”! - Você já encontrou o amor da sua vida? – Onde você o está buscando? Você acha que ele está nos lugares que você tem andado?– O que significa para você os guarda que faziam a ronda pela cidade? – Você sabia que dentro do seu coração há uma fonte de amor?

Salmo 62 – “A minha alma tem sede de vós, Senhor!”

O salmista retrata neste cântico o itinerário da nossa alma que tem sede de Deus: “Desde a aurora, ansioso vos busco! A minha alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja como terra sedenta e sem água”! A nossa maior esperança é, portanto, saciar a nossa alma no grande banquete do reino dos céus. O amor do Senhor vale muito mais que a nossa vida, nele, pois, deve estar colocada a nossa alegria e a nossa ventura. Reze o salmo de hoje com um cântico que o Espírito lhe inspirar.

Evangelho – João 20, 1-2.11-18 – “em busca de Jesus”

Todo aquele que procura, encontra e quem mais cedo começa a buscar, com certeza, mais cedo também encontrará o que busca. Esta é uma grande realidade na nossa vida. O Evangelho nos conta que Maria Madalena, bem de madrugada, quando ainda estava escuro dirigiu-se ao túmulo de Jesus. O seu grande amor por Ele fez com que ela saísse ainda cedo do dia à Sua procura inconformada com tudo o que tinha acontecido. O que ela queria encontrar? Talvez ela tenha sido movida por algum desejo de encontrar Jesus com vida e constatar que tudo não passara de um pesadelo. Porque ela não ficou parada na sua dor, mas caminhou em busca de algum sinal de vida, ela também foi a primeira pessoa a encontrar Jesus ressuscitado. A esperança e o amor motivaram-na a ir à busca de Jesus e fizeram-na encontrá-Lo. Na sua humanidade, no entanto, Maria Madalena, mesmo depois de encontrar Jesus, não O reconheceu e chorava lamentando por não ter encontrado o Seu corpo inanimado. Mesmo movida pela esperança ela, no entanto, procurava um morto, mas Jesus se apresentava a ela, vivo e ressuscitado. Assim também acontece com cada um de nós quando buscamos a Deus, mas nos apoiamos na nossa pobre humanidade. Às vezes não entendemos as Suas manifestações para nós e por isso, choramos. Sofremos pela nossa incapacidade de “enxergar” as coisas de Deus. Não conseguimos enxergar o Deus que se apresenta diante de nós nas mais diferentes formas e circunstâncias que nós não esperávamos. Mesmo que tentemos desde cedo da nossa vida a nossa humanidade atrapalha o nosso conhecimento real do que é divino. Procuramos, mas não reconhecemos e confundimos os sinais de Deus com os acenos dos homens. Todavia, Maria Madalena buscou a Jesus de coração e, por isso, Ele se revelou a ela. É Seu intuito também manifestar-se a cada um de nós que O buscamos de coração. Jesus deseja ser encontrado por nós vivo e ressuscitado atuando na nossa vida a fim de que O anunciemos a todos. Não podemos reter o Jesus a quem nós encontramos somente para nós. Quanto mais nós dermos testemunho de que O vimos, mais Ele permanecerá conosco. O Senhor está perto, precisamos ter consciência disso. Quando descobrimos esta verdade nós não ficamos parados. - Você tem dado testemunho ao mundo de que Jesus está muito perto e age na sua vida? - Você já viu o Senhor? – Relembre a sua experiência! – Você já correu para contá-la a alguém?– Você tem encontrado no caminho, mais mortos ou vivos? – Você tem percebido a quem o seu coração procura?

Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário