Dia 30 de Janeiro de 2013
Evangelho Mc 4,1-20
Embora em meio a tantos adversários, a palavra de Deus, ainda encontra ressonância em muitos corações, pois sempre haverá quem se deixa tocar por ela!
Mesmo não tendo a experiência de um agricultor, todos nós sabemos que do plantio a colheita, é um processo lento, que requer muita paciência e que sem um mergulho nas profundezas da terra, uma semente pode até germinar, mas não cria raízes, por tanto, não crescerá e nem dará frutos! Assim também acontece conosco, quando a palavra de Deus, entra nos nossos ouvidos, mas não atinge a profundidade do nosso coração, não crescemos na fé e nem produzimos frutos.
A palavra de Deus é palavra de vida, é a refeição preferida de quem se abre a ela!
É ela que nos trás a força do Senhor, que ao longo dos tempos, vem lançando novas sementes, confiante de que nós saberemos cultivá-la no espírito da fé e da fidelidade a Deus!
A salvação não brota de nossas mãos, ela é graça de Deus, que brota a partir da semente que um dia foi lançado no nosso coração! Daí, a importância de fazer do nosso coração um terreno fértil, para que nele, Jesus possa lançar a semente do amor, da justiça e da solidariedade que nos une como irmãos!
Cultivar a semente do amor em nossos corações, é colaborar com o plantio, pois é deste coração inundado pelo amor, que saem as sementes que vão chegar a outros corações!
Uma semente germina onde cai, até mesmo entre as pedra, nas rachaduras do solo seco, ou no meio do espinheiro, mas sem criar raízes, ela não se desenvolve, jamais produzirá frutos! Enquanto que a palavra de Deus, no coração de quem a acolhe com alegria, com compromisso e fidelidade, é como um vulcão em constante erupção, nunca para, nunca cansa, e nem descansa, é sempre um movimento constante, suave e belo, como as gigantescas labaredas de fogo iluminando e aquecendo a humanidade às vezes fria do Divino e do humano.
Por mais que acreditamos ser terra boa, ter o conhecimento da palavra, se não nos aproximarmos de Jesus com humildade, como discípulo que quer aprender com o Mestre, jamais poderemos ser um bom semeador, pois a palavra que vamos semear não é nossa, é palavra de Deus, somos apenas semeadores desta palavra!
Hoje Jesus nos convoca a sermos semeadores e no exercício do plantio, é importante que tenhamos a simplicidade de um camponês, que não almeja ser conhecido e muito menos ter algum destaque, a sua alegria, é unicamente ver brotar a semente que lançou!
Aplicando na nossa vida espiritual, nós, que dizemos, seguidores de Jesus, não podemos guardar a palavra de Deus só para nós, devemos ser anunciadores desta palavra que gera vida, pois quanto mais ela é plantada nos corações dos homens, maior será a colheita e melhor será o mundo em que vivemos.
Nos dias de hoje, são muitos os semeadores, semeiam-se muito, mas infelizmente, sementes que produzem frutos de má qualidade, as boas sementes, estão bastante esquecidas.
O crescimento de um Reino de amor e de justiça, tão sonhado por Deus, depende da disposição dos semeadores, por isto, um semeador nunca deve se deixar levar pelo pessimismo, pelo desanimo, pois o seu trabalho nunca será em vão, já que muitas sementes cairão em terra boa e certamente produzirão muitos frutos!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia
Linda reflexão. me ajudou muito a preparar o comentário para a missa de hoje em minha paróquia.
ResponderExcluirLinda mesmo...celebrarei a palavra hoje e não tenho dúvida que O "Espírito Santo" estará comigo e me conduzirá!!!
ResponderExcluirLinda reflexão, Vai me ajudar muito na celebração de hoje, Onde serei o semeador em minha comunidade. Que Deus Abençoe a todos.
ResponderExcluir