.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

O sim de Maria-Helena Serpa

 

8 DE DEZEMBRO DE 2020

 

3ª. FEIRA - IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA

 

SOLENIDADE

Cor  Branco

 

1ª. Leitura – Gn 3, 9-15.20

 

Leitura do Livro do Gênesis 3,9-15.20

Depois que Adão comeu do fruto da árvore, 9o Senhor Deus o chamou, dizendo: "Onde estás?"  10E ele respondeu: "Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi". 
11Disse-lhe o Senhor Deus: "E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?"  12Adão disse: "A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi".  13Disse o Senhor Deus à mulher: "Por que fizeste isso?" E a mulher respondeu: "A serpente enganou-me e eu comi".  14Então o Senhor Deus disse à serpente: "Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida!  15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar". 20E Adão chamou à sua mulher "Eva", porque ela é a mãe de todos os viventes. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “A Mãe da nova humanidade”

 O cerne da Promessa de Deus para a Salvação da humanidade está contido neste texto da Escritura. Adão e Eva representam toda a espécie humana atingida pelo pecado original, em virtude da sua desobediência às ordens de Deus. Levados pelas sugestões do demônio, Adão e Eva comeram do fruto proibido acreditando na astúcia da serpente que lhes garantira tornarem-se iguais a Deus. As consequências da desobediência de Adão e Eva foram terríveis para a humanidade. Deus amaldiçoou a serpente e infligiu duros castigos ao homem e à mulher. Ao mesmo tempo em que submeteu o homem e a mulher a duras penas e os expulsou do paraíso o Senhor decretou também a inimizade entre satanás e a descendência da mulher que pisaria a cabeça da serpente embora fosse por ela fustigada e tentada. As palavras de Deus se cumpriram com a vinda de Jesus, descendente de Maria que venceu a satanás e livrou o homem da morte eterna a que estava destinado. Da mesma forma percebemos, que apesar de Jesus já   nos ter salvado da escravidão ao inimigo, este, no entanto, continua nos fustigando e nos tentando para cairmos nas suas armadilhas. Se tivermos consciência disso, porém, não nos deixaremos apanhar, pois a Promessa do Pai já se cumpriu.  Eva é a mãe dos viventes, Maria, é a Mãe de Jesus, portanto, Mãe do Salvador que veio para destruir o demônio, nos salvar e nos adotar como irmãos. Maria é a nova Eva, mãe da nova humanidade, a escolhida para ser Mãe do Salvador e nossa Mãe. – Adão e Eva quando desobedeceram tiveram medo de Deus e você quando peca também tem? -  Adão e Eva não tiveram confiança em Deus quando caíram e você, tem? – Você acredita no perdão de Deus para si? – Você se considera filho (a) de Maria?

 

Salmo 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. 1a)

 

R. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! 

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo * alcançaram-lhe a vitória. R. 

2O Senhor fez conhecer a salvação, * e às nações, sua justiça;
3arecordou o seu amor sempre fiel * 
3bpela casa de Israel. R. 

3cOs confins do universo contemplaram * 
3da salvação do nosso Deus. 
4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, * alegrai-vos e exultai! R.

 

Reflexão - Desde sempre o Senhor anunciou a Sua Salvação e os confins do universo a contemplaram. Por isso a terra inteira se alegra cantando as maravilhas e os prodígios do Senhor. Todo aquele ou aquela que admira a Salvação que vem de Deus canta um canto de vida nova. A vida nova foi nos concedida por Jesus Cristo.

 

2ª. Leitura – Ef 1, 3-6.11-12

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 1,3-6.11-12

3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. 5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado. 11Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram a sua esperança em Cristo. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “santidade no amor”

Fomos escolhidos (as) antes da fundação do mundo para sermos irrepreensíveis aos olhos do Pai, no amor. O nosso destino é a santidade! O Pai é Santo e nos fez à Sua imagem e semelhança. Jesus nos adotou para que fôssemos filhos iguais a Ele em dignidade e justiça. Portanto a nossa santidade consiste em amar e depende do grau da nossa Fé. Apesar de pecadores, todos nós que pomos a nossa esperança em Cristo Jesus podemos ser santos, pois alcançaremos a vitória nesta vida, pela vivência do amor de Deus que existe nos nossos corações. Esta é a nossa esperança e a nossa fé! As nossas faltas, os nossos pecados não nos poderão tirar do caminho da santidade. Eles são apenas obstáculos a serem suplantados por nós quando confiamos na misericórdia de Deus que nos quer santos e santas, cheios de alegria e esperança. – Você tem consciência de que é destinado (a) a ser santo (a)?

– Você acha que o santo pode pecar? – Quem é o Bem Amado do Pai?

 

Evangelho – Lc 1, 26-38

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38

Naquele tempo: 26O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!'
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a
pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho,
a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,
e o seu reino não terá fim'. 34Maria perguntou ao anjo:
'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?'

35O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês
daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível'. 38Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor;
faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “O sim de Maria”

A primeira EVA representa a humanidade pecadora, desobediente, condenada à morte eterna. Representa a nossa rebeldia que sofre as consequências naturais da tristeza, da raiva, da angústia, da infelicidade. É o retrato da humanidade sempre fustigada pela serpente que representa o mal. Porém, conforme prometera, Deus escolheu Aquela de cuja descendência sairia o Salvador dos homens. Porque conhecia as Escrituras e confiava na promessa do Pai, Maria submeteu-se a ação do Espírito Santo e deu o seu Sim para que a humanidade fosse redimida. Por isso, quanto mais meditamos sobre esta passagem do Evangelho mais nós nos conscientizamos da grande participação de Maria no Projeto Salvífico do Pai. A ela o anjo anunciou a chegada daquele que reinaria eternamente segundo o plano de Deus, na vida da humanidade. Maria, a cheia de graça   disse SIM a Deus e por isso é corredentora e colaboradora do Senhor na Salvação da humanidade. O sim de Maria para nós é um grito que ecoa no nosso coração de homens e mulheres que também somos chamados a colaborar com o projeto de salvação que Deus designou para a humanidade. Nós, como Maria, mesmo sem entender muito bem o que poderá nos acontecer acolhemos a vontade de Deus e contribuímos na realização do Seu Projeto. Por isso, as palavras que o anjo dirigiu a Maria  naquele tempo são dirigidas hoje também a nós quando somos convocados a colaborar na edificação do reino de Deus: “Não tenhas medo,...porque encontraste graça diante de Deus”- Você também se sente chamado (a) a colaborar no projeto de Deus para o mundo? - Você já entendeu o plano de Salvação de Deus para si? – Você tem medo de assumir compromissos no reino de Deus?

 

 

O projeto de Deus para a nossa família-Helena Serpa

 

7 DE DEZEMBRO DE 2020

 

2ªFEIRA DA SEGUNDA SEMANA

 

DO ADVENTO

 

Cor Roxo

 

 

 

1ª. Leitura – Is 35, 1-10

 

 Leitura do Livro do Profeta Isaías 35,1-10

1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus. 3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: 'Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar'. 
5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d'água; nas cavernas onde viviam dragões crescerá o caniço e o junco. 8Ali haverá uma vereda e um caminho; o caminho se chamará estrada santa: por ela não passará o impuro; mas será uma estrada reta em que até os débeis não se perderão. 9Ali não existem leões, não andam por ela animais de predadores, nem mesmo aparecem lá; os que forem libertados, poderão percorrê-la, 10os que o Senhor salvou, voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “criai ânimo”

Estamos às vésperas de mais um Natal, tempo propicio para nos apossar das graças e bênçãos que o Senhor derrama sobre toda a humanidade. As palavras do profeta nos incentivam: “Criai ânimo, não tenhais medo!”  O profeta com palavras de ânimo e esperança anuncia a chegada de Deus que vem nos libertar da escravidão. Assim, ele proclama a redenção da humanidade e propaga ao mundo o caminho novo que o Senhor abre para que todos passemos. É um caminho seguro, de alegria e de bonança, onde andarão aqueles que forem libertados. Este Caminho é Jesus e nós já podemos percorrê-lo assumindo a nova vida de cristãos que Ele nos oferece. ”Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados”, nos diz o profeta, portanto, precisamos nos apossar destas palavras para prosseguir na nossa caminhada. O Senhor transformará a terra árida da nossa vida em lago, e a região sedenta do nosso coração em fontes de água.    Estejamos certos (as) de que Jesus já está sentado no trono, ao lado do Pai e é o nosso intercessor e justificador, logo, não precisamos temer os desafios que haveremos de enfrentar, mas caminhar tranquilos pelo novo caminho que nos foi preparado cantando louvores, com infinita alegria, cheios de gozo e contentamento, como anuncia o profeta.  – Você já assumiu um novo caminho na sua vida? – Você tem notado transformações em si mesmo? – Quais são os seus sentimentos atualmente: de desânimo ou de esperança? – Você acredita nas promessas de Deus? – Você está dando testemunho de que Deus já veio e atua na sua vida?

 

Salmo 84 (85),9ab-10. 11-12. 13-14 (R. Is 35,4d)

 

R. Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.

9aQuero ouvir o que o Senhor irá falar:* é a paz que ele vai anunciar;
9ba paz para o seu povo e seus amigos,* para os que voltam ao Senhor seu coração. 
10Está perto a salvação dos que o temem,* e a glória habitará em nossa terra. R. 

11A verdade e o amor se encontrarão,* a justiça e a paz se abraçarão;
12da terra brotará a fidelidade,* e a justiça olhará dos altos céus. R. 

13O Senhor nos dará tudo o que é bom,* e a nossa terra nos dará suas colheitas;
14a justiça andará na sua frente* e a salvação há de seguir os passos seus. R.

 

Reflexão - Quando assumimos verdadeiramente a salvação que Jesus veio nos trazer nós podemos viver as palavras desse salmo: “a verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão”. A promessa para o futuro torna-se promessa cumprida no presente quando nós escutamos o Senhor que vem nos falar de paz.

 

Evangelho – Lc 5, 17-26

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5,17-26

17Um dia Jesus estava ensinando. É sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.
18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: Homem, teus pecados estão perdoados. 21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus? 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: 'Por que murmurais em vossos corações?
23O que é mais fácil dizer: 'teus pecados estão perdoados',
ou dizer: 'levanta-te e anda'? 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados - disse ao paralítico - eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa'.
25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: 'Hoje vimos coisas maravilhosas!' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “o projeto de Deus para a nossa família”

Levanta-te, pega o leito e vai para casa!” Esta foi a ordem que Jesus deu ao paralítico que fora levado pelos seus amigos para ser curado. Não foram os parentes que levaram o paralítico a Jesus, mas os seus amigos. No entanto, depois de curá-lo Jesus enviou o paralítico primeiramente à sua casa. Jesus nos ensina que os amigos podem nos apresentar a Ele, mas a nossa primeira incumbência é levar a salvação para a nossa casa.   Deus continua querendo resgatar a nossa família e é na nossa casa, onde primeiro precisamos espalhar o amor que recebemos d’Ele. O maior objetivo do Senhor é nos curar para que tenhamos uma nova vida no seio da nossa família.  O pecado nos paralisa, por isso, todos que estão paralíticos precisam conhecer Jesus para serem libertados. Além de nós mesmos dentro da nossa casa sempre deve ter alguém paralisado esperando libertação. Somos curados para amar, Jesus nos tira da paralisia que nos impede de expressar carinho e atenção para com aqueles que nos são mais preciosos e nos convida a pôr em prática um projeto novo de reconciliação e entendimento junto à nossa família. Pegar o leito significa assumir a vida, os encargos, o jeito de ser e enfrentar a família e o mundo com “outros olhos”. O Senhor quer nos ensinar um jeito novo de amar e expressar esse amor para com as pessoas com quem convivemos. Perdoar as suas faltas, ter compreensão com as suas falhas e ajudá-las a caminhar. Esse é o projeto de Deus para a sua família!– Você tem tido o cuidado de tornar convincente o projeto de Deus dentro da sua casa? – Você é daqueles (as) que se sentem melhor com os de fora? – Você ainda está paralítico (a)? – Você sente-se preso (a) dentro da sua casa?   - O tempo do Natal é tempo de reconciliação: você precisa se reconciliar com alguém?

 

Somos chamados a evangelizar com a nossa vida-Helena Serpa

 

6 DE DEZEMBRO DE 2020

 

DOMINGO DA SEGUNDA SEMANA

 

DO ADVENTO

Cor roxo

 

1ª Leitura - Is 40,1-5.9-11

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 40,1-5.9-11
1Consolai o meu povo, consolai-o! - diz o vosso Deus -.
2Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida;
ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados. 3Grita uma voz: 'Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. 4Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas;
endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas:
5a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou'. 9Sobe a um alto monte,
tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz,
tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas;
dize às cidades de Judá: 'Eis o vosso Deus, 10eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. 11Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros
e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães'.

Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “Preparai o caminho do Senhor”

O profeta Isaías fala em nome de Deus anunciando ao povo que estava no exílio da Babilônia um tempo novo de restauração. Esta promessa hoje é também para todos nós! É a salvação do Senhor que vem para remover a desonra da culpa que pesa sobre os que se sentem exilados pelo pecado. Nós também podemos nos situar como pecadores exilados, necessitados de salvação e de perdão. Precisamos ter consciência de que o Senhor já veio para nos salvar e tirar de nós a maldição do pecado, porém, se não nos apropriarmos do direito que temos, iremos viver sempre banidos e infelizes. Este é para nós um tempo de conscientização e de reflexão sobre a nossa vida humana e espiritual. Precisamos refletir se já nos apossamos da graça da Salvação que Jesus veio nos trazer ou ainda estamos no exílio esperando por algo ou alguém que virá nos libertar. Precisamos continuar aqui na terra preparando o caminho do Senhor que virá outra vez para estabelecer definitivamente Seu reino no meio de todos os que já aderiram ao projeto de Salvação do Pai. É tempo de preparar o coração para a obra que Ele quer realizar, “rebaixando os montes e as colinas e alisando as asperezas”, isto é, deixando-nos modelar o corpo, a alma e o espírito, segundo o padrão do Pai. O Senhor virá com glória e poder para dominar a terra, mas enquanto isto, Ele é o pastor que nos apascenta, nos reúne e carrega ao colo. Ele é o Mestre que nos ensina a viver tendo o amor como a primeira regra. Deixemo-nos, pois, conduzir por Ele e subiremos ao alto monte para propagar a boa nova a todos a quem nós encontrarmos. – Você já aderiu ao Projeto de Salvação do Pai? – Você se rejubila na expectativa de mais uma vez comemorar o nascimento do Salvador? – Você tem esperança de ver Jesus chegar pela segunda vez? – Você tem se deixado conduzir pelo Pastor e ser ensinado pelo Mestre?

 

Salmo - Sl 84,9ab-10.11-12.13-14 (R.8)

 

R. Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos  concedei!

9aQuero ouvir o que o Senhor irá falar:*
é a paz que ele vai anunciar;
9ba paz para o seu povo e seus amigos,*
para os que voltam ao Senhor seu coração.
10Está perto a salvação dos que o temem,*
e a glória habitará em nossa terra. R.

11A verdade e o amor se encontrarão,*
a justiça e a paz se abraçarão;
12da terra brotará a fidelidade,*
e a justiça olhará dos altos céus. R.

13O Senhor nos dará tudo o que é bom,*
e a nossa terra nos dará suas colheitas;
14a justiça andará na sua frente*
e a salvação há de seguir os passos seus. R.

 

Reflexão - O salmista nos relata as características da salvação que o Senhor nos concedeu quando nos fala de paz, de justiça e de verdade. São frutos que se colhem de todas as pessoas que já abraçaram a salvação. Os que voltam o seu coração para o Senhor, podem também mostrar ao mundo a vivência da fraternidade nos seus relacionamentos. Todas as suas ações terão a marca da fidelidade aos ensinamentos do Senhor. Com efeito, a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os seus passos.

 

2ª Leitura - 2Pd 3,8-14


Leitura da Segunda Carta de São Pedro 3,8-14

8Uma coisa vós não podeis desconhecer, caríssimos: para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos como um dia.
9O Senhor não tarda a cumprir sua promessa, como pensam alguns, achando que demora. Ele está usando de paciência para convosco. Pois não deseja que alguém se perca, ao contrário, quer que todos venham a converter-se. 10 O dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus acabarão com barulho espantoso;
os elementos, devorados pelas chamas, se dissolverão, e a terra será consumida com tudo o que nela se fez. 11Se deste modo tudo se vai desintegrar, qual não deve ser o vosso empenho numa vida santa e piedosa, 12enquanto esperais com anseio a vinda do Dia de Deus, quando os céus em chama se vão derreter, e os elementos, consumidos pelo fogo, se fundirão? 13O que nós esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra,
onde habitará a justiça. 14Caríssimos, vivendo nesta esperança,
esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha e em paz. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “novos céus e uma nova terra”
O Senhor não tardará a cumprir a sua promessa de vir a ter conosco, a qualquer momento. Segundo as palavras de São Pedro a nossa vida é breve e o tempo de Deus, sempre, é agora! Assim sendo, ele nos alerta e ao mesmo tempo nos anima a perseguir com confiança, a todo o momento, uma vida plena da graça de Deus. São Pedro também nos revela que o Senhor usa de paciência para conosco, porque não deseja que nenhum de nós se perca, mas que todos venhamos a nos converter. Conforme a Palavra nos afirma, nós esperamos pela promessa de Deus, novos céus e uma nova terra onde reine a justiça. O novo céu e a nova terra já podem acontecer no coração do homem quando vivemos perseguindo a vontade de Deus.  Como fala o Papa Emérito Bento XVI: “Todos nós estamos orientados para a felicidade. A felicidade para a qual todos nós tendemos é Deus, e assim todos nós estamos a caminho daquela felicidade, que chamamos Céu, que na realidade é DEUS; DEUS É O CÉU!”  É o homem novo, que se renova a cada vez em que toma conhecimento de que o céu é Deus e Ele já se encontra dentro do seu coração! - Você vive na esperança ou no desânimo? - O que esta carta de São Pedro lhe diz mais? – O que pode ser para você novos céus e uma nova terra? – A sua vida é plena da graça de Deus?

 

Evangelho - Mc 1,1-8

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,1-8

1Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2Está escrito no livro do profeta Isaías: 'Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. 3Esta é a voz daquele que grita no deserto: 'Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!'' 4Foi assim que João Batista apareceu no deserto,
pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados.
5Toda a região da Judéia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão. 6João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. 7E pregava, dizendo: 'Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar
para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo.' Palavra da Salvação.

 

 

Reflexão - “Somos chamados a evangelizar com a nossa vida”.

João Batista foi o mensageiro que veio preparar o caminho do Senhor e cumpriu com a sua missão de profeta. Pregou um batismo de conversão para o perdão dos pecados em Nome de Jesus, o Cordeiro de Deus. Hoje, somos nós os João Batistas e temos a incumbência de aplainar os caminhos do Senhor, por onde passarmos. Agora mesmo, já podemos começar a cumprir com esta missão quando abrimos o caminho do Senhor que vem para as pessoas que ainda não O conhecem e não aderiram ainda ao Seu projeto. Somos chamados (as) a evangelizar com a nossa vida dando testemunho do Amor de Deus por nós, admitindo, que fomos manchados pelo Pecado, mas Jesus veio nos salvar, por isso Ele é o Senhor da nossa vida e da nossa história! A nossa vida foi transformada porque assumimos a vida de Cristo e tivemos uma verdadeira Conversão nos nossos valores, pela força do Espírito Santo que recebemos no nosso Batismo. Cheios dos dons do Espírito Santo podemos viver em Comum unidade com a nossa família, com a Igreja e com todos aqueles com quem o Senhor nos reúne para crescer na graça e no conhecimento de Deus.  Não precisaremos ir longe, mesmo dentro da nossa casa poderemos dar testemunho do tempo novo em que estamos vivendo. - Você tem aproveitado o tempo de hoje para evangelizar com o seu testemunho? -  Aproveite enquanto você ainda está aqui na terra!

 

A nossa missão é a mesma de Jesus-Helena Serpa

 

5 DE DEZEMBRO DE 2020

 

SÁBADO DA PRIMEIRA SEMANA

 

DO ADVENTO

Cor roxo

 

1ª Leitura - Is 30,19-21.23-26


Leitura do Livro do Profeta Isaías 30,19-21.23-26
Assim fala o Senhor, o Santo de Israel:  19Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás motivo algum para chorar:
ele se comoverá à voz do teu clamor; logo que te ouvir, ele atenderá. 20O Senhor de certo dará a todos o pão da angústia e a água da aflição, não se apartará mais de ti o teu mestre; teus olhos poderão vê-lo 21e teus ouvidos poderão ouvir a palavra de aviso atrás de ti: 'O caminho é este para todos, segui por ele',
sem desviar-vos à direita ou à esquerda. 23Ele te dará chuva para a semente que tiveres semeado na terra, e o fruto da terra será abundante e rico; nesse dia, o teu rebanho pastará em vastas pastagens, 24teus bois e os animais que lavram a terra comerão forragem salgada, limpa com pá e peneira. 25Haverá em toda montanha alta e em toda colina elevada arroios de água corrente,
num dia em que muitos serão mortos com o desabamento de seus torreões. 26A lua brilhará como a luz do sol e o sol brilhará sete vezes mais, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor curar a ferida de seu povo e fizer sarar a lesão de sua chaga.

Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “o refrigério para os nossos males é Jesus”

Nesta leitura o profeta Isaías anuncia dias melhores para o povo que fora ferido no exílio da Babilônia e que sofrera as consequências dessa ferida. O povo de Jerusalém, hoje somos nós que estamos perto de Deus e que esperamos d’Ele a Salvação prometida.  Hoje, também, nos sentimos feridos pelo pecado, fracos, desanimados e indignos por causa da nossa culpa. O profeta nos aponta o caminho que nos leva a encontrar conforto para as nossas dores. Só existe um caminho que nos levará ao refrigério para os nossos males: Jesus Cristo é o Caminho! Se o seguirmos sem nos desviar  nem para a direita nem para a esquerda receberemos as bênçãos prometidas nesta profecia: chuva para regar a semente do amor que foi plantado na nossa terra, pastagem e alimento abundante para a nossa alma, luz para iluminar os nossos dias escuros e cura para os nossos males físicos e espirituais. A Palavra de Deus abre os nossos olhos para que possamos enxergar a Luz que ilumina a nossa caminhada. Por isso, não temos mais motivos para chorar e mesmo que caiam mil à nossa direita e mil à nossa esquerda nós continuaremos firmes. – Você já está seguindo pelo caminho que o (a) levará a libertação? – Você tem encontrado muitos desvios neste caminho? – Como você tem conseguido manter-se firme nesta caminhada? – Você já sente a Luz de Jesus iluminando os seus passos?

 

Salmo - Sl 146 (147) 1-2. 3-4. 5-6 (R. Is 30,18)

 

R. Felizes são aqueles, que esperam no Senhor!


1Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom ,+
cantai ao nosso Deus, porque é suave:* 
ele é digno de louvor, ele o merece!
2O Senhor reconstruiu Jerusalém,*
e os dispersos de Israel juntou de novo.R. 


3ele conforta os corações despedaçados,*
ele enfaixa suas feridas e as cura;
4fixa o número de todas as estrelas*
e chama a cada uma por seu nome.R. 

5É grande e onipotente o nosso Deus,*
seu saber não tem medida nem limites.
6O Senhor Deus é o amparo dos humildes,*
mas dobra até o chão os que são ímpios.R.

 

Reflexão - Experimente rezar este salmo hoje com bastante disposição e você já sentirá o conforto para o seu coração ferido. Saber que o Senhor está a postos para enfaixar as nossas feridas e nos curar, saber que Ele é poderoso e assim como conhece todas as estrelas e as chama pelo nome, conhece também a nós e o Seu amor por nós é ilimitado, nos apascentará o coração e nos fará cantar louvores porque assim Ele é digno.


Evangelho - Mt 9,35 - 10,1.6-8

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,35 - 10,1.6-8
Naquele tempo: 35Jesus percorria todas as cidades e povoados,
ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino,
e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37'A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!' 10,1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel!
7Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'.
8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!
Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “a nossa missão é a mesma de Jesus”

Assim como Jesus se compadeceu daquele povo que o acompanhava buscando cura para os seus males, também, hoje Ele se compadece do povo que rasteja pelo mundo, sofrendo as consequências do pecado e não tem quem lhe dê a mão. Apesar de que, muitas vezes, sejamos também ovelhas desanimadas e cansadas, o Senhor nos convoca, nos alenta e nos dá poder para anunciar a proximidade do reino que já está acontecendo na nossa vida. Os doentes serão curados e os mortos ressuscitarão na medida em que atendermos ao pedido de Jesus. Em Sua peregrinação aqui na terra Ele não se preocupou apenas com as curas e milagres que as pessoas buscavam, mas tinha um cuidado todo especial em promovê-las e suprir as suas necessidades vitais.  Olhava as multidões e se compadecia das pessoas porque vivam abandonadas, cansadas e abatidas sem perspectivas.   Jesus veio inaugurar o tempo da misericórdia e, para isso, conclamava os seus discípulos a ser trabalhadores da messe.  Hoje, também, as pessoas continuam como ovelhas sem pastor, abatidas, cansadas, desanimadas, sem esperança, até dentro das nossas casas e Jesus nos chama a ser operários da Sua colheita e nos diz: “a messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.”  Podemos ser trabalhadores da messe de Cristo fazendo o que Ele fazia: tudo por amor. A vivência do amor anima as pessoas abatidas, cansadas e sem esperança. O amor vence o ódio e expulsa dos corações a intriga, a divisão, a incompreensão. Se fizermos como Jesus fez, seremos trabalhadores da Sua messe e os primeiros a experimentar a cura e a libertação para as nossas enfermidades. – Você tem retribuído a Deus o que tem recebido de graça? – Você já é um (a) trabalhador (a) da messe do Senhor? - Você conhece quando as pessoas à sua volta estão desanimadas e sem esperança? – O que você diz a elas? – Como está você atualmente: como ovelha sem pastor ou como alguém que anuncia às ovelhas a existência do Pastor?   - Em que você tem empregado o seu tempo livre?

 

Fé e convicção-Helena Serpa

 

4 DE DEZEMBRO DE 2020

 

SEXTA-FEIRA DA PRIMEIRA SEMANA

 

DO ADVENTO

Cor roxo

1ª. Leitura – Is 29, 17-24

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 29,17-24

Assim fala o Senhor Deus: 17Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta? 18Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro
e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras.
19Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; 20fracassou o prepotente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces, 21os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas. 22Isto diz o Senhor à casa de Jacó, ele que libertou Abraão: 'Agora, Jacó não mais terá que envergonhar-se nem seu rosto terá que enrubescer; 23quando contemplarem as obras de minhas mãos, hão de honrar meu nome no meio do povo, honrarão o Santo de Jacó, e temerão o Deus de Israel; 24os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria
e os maldizentes concordarão em aprender'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “uma obra de conversão”
Isaías prediz o que hoje já acontece conosco, a conversão do nosso interior.  A obra da nossa conversão é uma decorrência da nossa experiência com a salvação de Jesus vivo e ressuscitado. A transformação do nosso coração, o reconhecimento das maravilhas de Deus, a fraternidade nos nossos relacionamentos humanos, a alegria e o louvor são características desse tempo novo que Deus preparou para cada homem e para cada mulher. Por isso, a expressão, “dentro de pouco tempo”, nos faz ter uma expectativa promissora em relação à condição da nossa vida pessoal depois que temos um encontro com Jesus.  A esperança é a nossa maior arma e até “os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender”. Isto tudo pode ocorrer quando nos rendemos ao chamado de Deus e reconhecemos Jesus como nosso único Salvador acolhendo a Sua Palavra como uma fonte que nos alimenta perenemente e nos leva à conversão. A conversão do nosso coração é uma obra que Deus pessoalmente realiza, quando vivenciamos os Seus ensinamentos. O Senhor espera pelas nossas resoluções e pelo dia em que honraremos o Seu nome no meio do povo e não mais seremos pessoas de espírito inconstante. - Este dia já chegou ou você ainda espera? O Senhor já começou a realizar em você uma obra de conversão? - Qual a sua expectativa desse dia chegar para as pessoas a quem você ama?  - Deus é fiel, confiemos nisto!

 

Salmo 26 (27), 1. 4. 13-14 (R.1a)

 

R. O Senhor é minha luz e salvação.

1O Senhor é minha luz e salvação;* de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?R. 

4Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,* e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor* por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor* e contemplá-lo no seu templo. R. 

13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver* na terra dos viventes. 14Espera no Senhor e tem coragem,* espera no Senhor! R.

 

Reflexão - Enquanto esperamos o Senhor chegar, nós precisamos nos sentirmos seguros e conscientes de que Ele já é a nossa luz e salvação. Não podemos temer os homens nem as circunstâncias que nos são adversas. Deus vem em nosso auxílio para atender ao desejo do nosso coração de habitar no Seu santuário por toda a nossa vida. E a morada de Deus conosco, enquanto aqui estamos, é o nosso coração que pulsa no ritmo do Seu coração e nos encoraja para assumir os encargos que Ele nos confiar.  

 

Evangelho – Mt 9, 27-31

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,27-31

Naquele tempo: 27Partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: 'Tem piedade de nós, filho de Davi!' 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: 'Vós acreditais que eu posso fazer isso?'  Eles responderam: 'Sim, Senhor.' 29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: 'Faça-se conforme a vossa fé.' 30E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: 'Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo.' 31Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “fé e convicção”
Precisamos nos mirar no exemplo dos cegos que seguiam Jesus clamando pela sua piedade, suplicando e implorando pela Sua assistência e pelo Seu socorro. Eles tinham fé e convicção do que queriam. Nós, na maioria das vezes não temos bem certeza do que pedimos e nem mesmo acreditamos que Jesus seja capaz de realizar os milagres que buscamos. Os cegos, no entanto, tinham consciência de sua cegueira e plena confiança de que Jesus poderia realizar aquele milagre, por isso, foram atendidos. Nós também precisamos ter consciência de que os “milagres” que pleiteamos estão condicionados à nossa convicção de que eles são para nós uma necessidade vital. Somente quando, conscientemente, nos damos conta das nossas carências, da nossa cegueira e da necessidade de “enxergar” as coisas, é que devemos ir à procura d’Aquele que é capaz de realizar em nós muito mais do que esperamos. Ter convicção das nossas reais necessidades é o primeiro passo para que possamos recebê-las da mão d’Aquele que tudo providencia segundo a Sua vontade. A partir da nossa fidelidade e da nossa perseverança, da nossa firmeza de propósitos, Deus vai abrindo os nossos olhos e nos conscientizando de que tudo acontece a partir do desejo que Ele mesmo gravou no nosso coração,. Muitas vezes   perseguimos cura e libertação para nossas “cegueiras emocionais e espirituais” sem ter convicção de que realmente queremos nos desvencilhar dos nossos traumas de estimação. Vivemos fazendo testes nos momentos de oração diante do Santíssimo, no entanto, Jesus conhece de perto as nossas incoerências e a qualidade da nossa fé. Por isso, Ele também   pergunta a cada um de nós: “Vós acreditais que eu posso fazer isso,” que você deseja”?  – Você tem convicção dos pedidos que faz a Jesus? – Você tem Fé que Ele pode solucionar? - Você tem consciência do que está precisando? – O que você pede lhe é necessário? – O que você almeja é do coração de Deus? – Há sinceridade no seu coração?

 

 

 

 

 

O alicerce da nossa vida-Helena Serpa

 

03 DE DEZEMBRO DE 2020

 

5. FEIRA DA PRIMEIRA SEMANA

 

DO ADVENTO

 Cor Roxo

 

1ª Leitura - Is 26,1-6

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 26,1-6

1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: 'Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2Abri as suas portas, para que entre um povo justo,
cumpridor da palavra, 3firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão. 6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “uma cidade segura”

A cidade fortificada a que o profeta Isaías se refere é o reino de Deus alojado no coração de todo homem e toda mulher que se ajusta ao plano de Deus. É, portanto, a cidade sonhada e projetada por Deus para nós. A nossa confiança em Deus e nas Suas promessas nos manterá em pé em qualquer situação, mesmo nos momentos em que parecemos estar correndo perigo. Todos nós desejamos viver numa “cidade fortificada”, onde exista segurança, porém, na medida em que o mundo se arma e se isola para se proteger, também crescem o desamor, a miséria e a violência. Quanto mais o mundo se moderniza motivado pelos avanços provenientes da inteligência humana, mais ele fica refém do próprio homem. No entanto, mesmo assim nós podemos acalentar a esperança de um mundo melhor a partir das nossas ações. Enquanto aqui estivermos podemos ser colaboradores na construção de uma cidade que seja consequência do que acalentamos no coração e das nossas ações e reações de justiça ou injustiça. Todas as nossas motivações partem originariamente dos nossos pensamentos, conspirações, boas ou más intenções e bons ou maus propósitos. Portanto, lá no mais profundo do nosso íntimo, incide a cidade acalentada por nós: lugar de entendimento e de concórdia, de amor, de paz e de justiça ou do contrário, de discórdia, desamor, guerra e injustiça. No entanto, o povo justo que entrará na cidade acalentada por Deus é o povo que já vive desde hoje os ensinamentos do Evangelho tem consciência de que o perdão extrapola o ódio, quem se humilha será exaltado e quem se exalta será humilhado. A cidade santa é o próprio Deus que já veio morar no meio de nós pela ação do Espírito Santo e se faz presente no nosso coração todas às vezes em que comungamos o Seu Corpo e Sangue e a Sua Palavra. – Como é o lugar em que você tem vivido? - Como seria o lugar em que você desejaria viver? - O seu coração é um lugar seguro e tranquilo? – Você tem servido de abrigo ou de morada para alguém? – Quem habita nos seus pensamentos?

 

 

 

 

Salmo - Sl 117 (118) 1.8-9. 19-21. 25-27a (R. 26a)

 

R. Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!
Ou:Aleluia, Aleluia, Aleluia


1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *
'Eterna é a sua misericórdia!'
8É melhor buscar refúgio no Senhor, *
do que pôr no ser humano a esperança;
9é melhor buscar refúgio no Senhor, *
do que contar com os poderosos deste mundo!' R. 

19Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *
quero entrar para dar graças ao Senhor!
20'Sim, esta é a porta do Senhor, * 
por ela só os justos entrarão!'
21Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *
e vos tornastes para mim o Salvador!R. 

25Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *
ó Senhor, dai-nos também prosperidade!'
26Bendito seja, em nome do Senhor, *
aquele que em seus átrios vai entrando!
Desta casa do Senhor vos bendizemos. *
27aQue o Senhor e nosso Deus nos ilumine!R

 

Reflexão - A misericórdia do Senhor é eterna por isso somente Ele nos compreende e nos dá abrigo, perdoa as nossas faltas e nos ama do jeitinho que somos. Ninguém, por melhor ou mais poderoso (a) que seja, pode nos oferecer a salvação e com ela a prosperidade, a paz e a segurança que o Senhor pode nos dar.  É justo aquele (a) que confia no amor e na misericórdia de Deus que estão de portas abertas para acolher a todos os que quiserem entrar. Ser justo (a) é acreditar nas promessas de Deus e acolher a Sua vontade.

 

Evangelho - Mt 7,21.24-27

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7,21.24-27

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 2lNem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus.
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática,
é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “o alicerce da nossa vida”

Ao nos criar e soprar sobre nós “um sopro de vida” Deus nos animou e nos deu a liberdade para edificar a nossa casa, isto é, a nossa vida a fim de nos abrigar durante o tempo em que aqui estivéssemos.  Neste Evangelho Jesus nos dá consciência de que existem dois alicerces para construir a nossa morada aqui na terra: sobre a rocha ou sobre a areia.  A Rocha é a Sua Palavra de onde tiramos o receituário com todos os ensinamentos e direcionamentos para uma existência frutuosa aqui na terra e, depois, alcançar a nossa morada no céu. A areia é a utopia da mentalidade do mundo que desvirtua o nosso desígnio de felicidade e de santidade. Precisamos, então, com muita clareza   observar sobre quais fundamentos estamos construindo a nossa

vida. É muito válido o fato de estarmos construindo um futuro promissor, estudando, trabalhando, ganhando dinheiro e   aproveitando a vida. No entanto, também será preciso verificar se tudo isso a que nos propomos realmente está dando sentido a nossa existência ou se estamos vivendo apenas uma fantasia e a nossa vida está cheia de lacunas. Há coisas importantes que deixamos de lado e que são imprescindíveis para que tenhamos uma vida alicerçada no que Deus nos ensinou para o enfrentamento dos desafios.  De repente, tudo o que construímos estudando e trabalhando com muito esforço, serviram para construir uma casa material que não nos sustenta na hora dos desafios.  Os ensinamentos de Deus nos condicionam a viver os nossos relacionamentos com firmeza, alicerçados no Seu amor. Aí, nos cabe então perceber como estamos tomando as nossas decisões na hora precisa, se estamos dando ao outro o perdão que Jesus nos ensinou, se estamos ao menos lembrando de que Deus existe, se deixamos de lado também a caridade por comodismo; e muitas outras coisinhas que nos vão deixando vulneráveis e fracos na fé.  A Palavra de Deus nos direciona e nos dá subsídios para termos uma base firme, que não se abala no meio das tempestades. Somente permanecendo firmes na vivência da Palavra de Jesus, concretizando com as nossas ações o que proferimos com os nossos lábios, é que construiremos a nossa vida sobre o alicerce da Rocha e não seremos abalados nas horas tormentosas. Do contrário, se estivermos alicerçados nos fundamentos do mundo, a tempestade virá, a nossa vida ruirá e

o fracasso será eminente. Uma simples enfermidade ou um baque financeiro podem nos tirar do sério quando não temos a nossa vida firmada em Deus e nas Suas promessas.  - Em que alicerce você está construindo a sua vida? - Quem lhe tem ensinado a viver?

– A sua vida já tem sido provada pelas chuvas e ventos fortes? – Como você reage diante das dificuldades da vida?