.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

“O MENINO CRESCIA E TORNAVA-SE FORTE, CHEIO DE SABEDORIA...” - Olivia Coutinho

 DOMINGO - APRESENTAÇÃO DO SENHOR. ´
 Dia 02 de Fevereiro de 2020
 Evangelho de Lc2,22-40
O evangelho que a liturgia deste Domingo nos convida a refletir, narra a apresentação de Jesus no templo! Quarenta dias após o seu nascimento, Jesus é levado por Maria e José ao templo, a fim de se cumprir um ritual judaico: conforme a lei de Moisés, todo primogênito do sexo masculino, deveria ser consagrado ao Senhor. Com este  gesto de obediência a lei e da  entrega do seu filho a Deus, Maria e José nos dão um grande exemplo de responsabilidade para com o que é de Deus, conscientizando-nos de que a vida dos nossos filhos, não nos pertence, somos apenas depositários destes tesouros pertencentes a Deus!
O rito da purificação da mãe e da apresentação do menino Jesus no templo, mostra- nos  com clareza, que ao se encarnar, Deus, viveu a nossa realidade, se submetendo a lei, além de ter sido marginalizado e  injustiçado como muitos de nós. Provavelmente, Jesus não fora isento nem mesmo dos problemas familiares, como qualquer um de nós está sujeito a ter, basta lembrarmos, do início da sua vida pública, quando seus familiares tentaram impedi-lo de cumprir a sua missão, alegando que Ele estava louco. Mc 3,20-21
O texto que nos é apresentado, é rico em detalhes, mostra-nos, que na apresentação do menino Jesus no templo, fica evidenciado a identidade do Salvador e através de um conjunto de elementos proféticos, é revelado o caminho da cruz o qual Jesus haveria de percorrer.
Em si tratando da apresentação do próprio Filho de Deus, este ritual adquire um significado muito profundo, estreitamente ligado ao mistério da encarnação. Foi um rito de grande profundidade, diferente dos demais ritos, em que os pais apresentavam seus filhos a Deus.  Ao contrário destes, no rito de Jesus, é Deus quem apresenta seu Filho aos homens, pela boca do profeta Simeão, juntamente com a profetiza Ana... O velho Simeão esperava pela libertação de Israel, ele já havia recebido a promessa de Deus, de que ele não partiria desta vida, sem antes ter visto o Messias. Guiado pela a inspiração divina, Simeão vai ao templo, exatamente no momento em que Maria e José levavam Jesus para cumprir as prescrições legais, suas palavras proféticas sobre o futuro de Jesus, constituem o centro do relato! Já prestes do fim de sua existência terrena, Simeão toma o menino em seus braços, definindo-o como: A salvação que chegou para todos os povos. Salvação, que chegou na fragilidade de um menino, que estava começando a vida e que mais tarde, daria esta vida, para o resgate da humanidade corrompida pelo o pecado.
Os olhos de Simeão, enxergaram  longe, viram naquele menino ainda totalmente dependente do humano, a salvação do próprio humano!
Na cena, Maria permanece em silencio, certamente, ela ainda não havia entendido tudo a respeito da trajetória de seu filho, mas acolhe as profecias de Simeão sobre o seu futuro, aceitando com resignação, os desígnios de Deus.
Após ter tido a felicidade de ter o Messias em seus braços, Simeão sente que já podia partir deste mundo, afinal, seus olhos já haviam visto o que ele tanto esperava: a “libertação do povo de Israel".
Contemplando o Messias em seus braços, Simeão pensou somente no bem do povo, pois ele mesmo, não iria usufruir da alegria de ver Jesus caminhando aqui neste chão!
Contemplemos a figura de Simeão, um homem que via longe, que sonhava grande, mesmo na fragilidade de sua idade avançada.
Simeão e Ana representam o povo fiel, o povo persistente que não perde a esperança, porque confia nas realizações das promessas de Deus. 
Sejamos como Simeão e Ana: profetas da esperança.,

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

JESUS, LUZ QUE MARCOU A HISTÓRIA DA HUMANIDADE – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 1 de fevereiro de 2020.
Evangelho de Lc 2, 22-40.

A liturgia de hoje celebra a purificação de Maria e a apresentação de Jesus no Templo. Essa festa também é chamada de festa do “encontro e da luz”. Simeão e Ana encontram-se com o Messias-Salvador, antecipando e anunciando o nosso encontro com Jesus.
Quatro etapas compõem o texto do evangelho de Lucas: a fidelidade de Maria e José que vão ao Templo de Jerusalém para cumprirem a Lei de Moisés; o encontro de Simeão e Jesus. Simeão viu chegar a Luz e testemunhou em alta voz; o encontro de Ana com Jesus que passou a louvá-Lo e anunciá-Lo; e o encontro de Maria com a entrega de seu amado filho na cruz: “uma espada transpassará a alma” (Lc 2, 35).
José e Maria, obedientes à Palavra de Deus, levam Jesus ao templo de Jerusalém para cumprirem a lei de Moisés de apresentar o menino ao Senhor e oferecer o sacrifício de purificação da mãe. Todo o primogênito do sexo masculino deveria ser consagrado ao Senhor.
A lei determinava que nos 7 dias que se seguiam ao nascimento do filho, a mãe era considerada impura. Devia depois ficar mais 33 dias em casa. No quadragésimo dia os pais deviam fazer o resgate de seu primogênito, oferecendo em sacrifício um cordeiro e uma pomba, se fosse pobre, oferecia duas rolas ou dois pombinhos.
No Templo Jesus é acolhido por Simeão, homem justo e temente a Deus, piedoso, cheio do Espírito Santo, e por Ana uma piedosa viúva, que já estava com 84 anos. O cântico de Simeão e as palavras de Ana revelam a missão de Jesus.
Simeão e Ana representam o povo de Israel, que ainda continuava fiel a Deus, na esperança da chegada do libertador. Um povo sofredor e pobre, que esperava a libertação e a salvação. Simeão e Ana reconhecem no menino, o Messias, que foi enviado por Deus para salvar, libertar e restaurar todos os povos. Simeão toma Jesus nos braços e o apresenta ao mundo como salvação que Deus oferece a todos.
Simeão louva o Senhor pelo cumprimento da promessa e anuncia o futuro do menino. Ele se dirige à Maria com as seguintes palavras: "este menino foi estabelecido para que muitos caiam ou se levantem em Israel e para ser sinal de contradição; e uma espada atravessará a tua alma". Além de Simeão nos dizer quem é Jesus e qual a sua missão, nos alerta também para sua humanidade e divindade. E Jesus é apresentado no Templo e consagrado ao Senhor. A vida de Jesus é entregue desde o início nas mãos do Pai, uma adesão aos mandamentos e ao projeto de Deus.
As palavras de Simeão foram um anúncio da dureza da missão de Maria e de Jesus. Jesus, o Salvador, o Messias, é pobre, Ele encarnou a realidade do seu povo, especialmente os empobrecidos.
Simeão disse que esperava a “consolação de Israel”. Essa consolação tão esperada e anunciada era a felicidade e a tranquilidade que o Messias viria trazer: seu reino eterno e universal, reino de verdade e vida, reino de santidade e de graça, reino de justiça, de amor e de paz. “Esse menino será causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será causa de contradição”. Ele profetizava que Cristo seria alvo de contradição porque uns seriam a favor, outros contra sua pessoa e sua doutrina. Em sua profecia Simeão não promete alegrias, mas sim dores fortes como golpe de espada.
Para Simeão foi revelado que ele não morreria sem ver o Salvador, por isso ele diz “que podia ir em paz”, porque já tinha conseguido ver a realização de seu sonho. Já tivera a oportunidade de ver Cristo, a salvação enviada pelo Pai. Com essa oração, Simeão fechava a jornada de sua vida. Ele exprime a Deus, os seus sentimentos de paz e confiança.
Simeão era sensível ao Espírito Santo, por isso reconhece no menino o Salvador da humanidade e luz que ilumina todos os povos. Assim como Simeão se nos deixarmos iluminar pelo Espírito Santo vamos identificar e acolher o Messias na criança frágil de Nazaré.
Ana, profetisa e pessoa piedosa não saia do templo servindo o Senhor. Ela estava lá também e à semelhança de Simeão, inspirada pelo Espírito Santo, louva o Senhor e fala do Menino, anuncia a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
E “O menino crescia e fortalecia-se, cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava com Ele”. A família é o lugar do crescimento em todos os sentidos, em estatura, sabedoria e graça. A Sagrada Família nos dá exemplo de humildade e obediência para que nós vivamos dentro do Espírito e da prática cristã. Jesus veio ao mundo com uma missão definida, trazer a mensagem divina até nós. Ele é a luz que nos ilumina quando nos deixamos iluminar, quando cooperamos com Ele. Ele nos deixa livres para acolhê-Lo, aceitá-Lo ou rejeitá-Lo, Jesus não impõe.
Essa festa da apresentação de Jesus também é conhecida como festa das luzes. Assim Como Simeão e Ana louvemos e anunciemos o Senhor que veio para iluminar o nosso caminho. Que o Senhor nos ajude viver a humildade, a obediência, o perdão e acima de tudo o amor.

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

O ANUNCIO DO REINO SÓ ENCONTRA RESPOSTA NAQUELE QUE SE FAZ PEQUENO! -Olívia Coutinho

 Dia 31 de Janeiro de 2020

 Evangelho de Mc4,26-34

Quem não observa as coisas simples, quem não tem intimidade com a natureza, tem dificuldades para entender as parábolas de Jesus, que servia das coisas simples que ocorriam na natureza para fazer comparações com o Reino de Deus!  Esse jeito simples de falar da grandeza do Reino, facilitava a compreensão dos pequenos e dificultava para os grandes que não viviam a mesma realidade deles, a intimidade que eles tinham com a natureza! Com esta pedagogia, Jesus instruía os pequenos e confundia os grandes, os que estavam em busca de outros reinos...  
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus com duas pequenos parábolas, responde as indagações de muitos de nós, que ainda hoje, tem muitas dúvidas a respeito do Reino de Deus por imaginá-lo fora do nosso alcance, ou algo à acontecer depois da nossa morte.
Jesus explicita uma das mais belas características do Reino de Deus: Ele é algo que cresce silenciosamente dentro de nós, através de um processo lento que não visualizamos, mas que sentimos o seu efeito! Jesus nunca comparou o Reino de Deus com algo grande, extraordinário, Ele sempre o compara com coisas simples, como a dinâmica de uma semente que se desenvolve silenciosamente debaixo da terra. E para afirmar que a grandeza do Reino de Deus não se mede geograficamente, Ele o compara com uma minúscula semente de mostarda, que apesar da aparência frágil, tem uma força enorme, é capaz de romper a terra, para trazer e alimentar vidas..
Mesmo não tendo a experiência de um agricultor, todos nós sabemos que do plantio à colheita, há um processo lento que requer muita paciência de quem planta, pois uma semente, não nasce de imediato, antes, ela precisa mergulhar nas profundezas da terra para então germinar adquirir raízes para se sustentar.  Como semeadores da palavra de Deus, precisamos ter a paciência daquele que planta a semente, esperar pelo o processo, que é lento, mas que traz resultados surpreendentes! Às vezes, a pessoa ouve a palavra de Deus, no momento ela não diz nada pra ela, mas depois, essa palavra, vai entrando no seu coração e germina como uma semente!
O crescimento do Reino de Deus, não depende somente da semente (palavra) depende também da disposição do semeador, afinal, uma semente só nasce e cresce, se lançada na terra...
Sejamos semeadores da palavra de Deus, lancemos a semente na terra, (coração) contribuindo assim, para com o crescimento do Reino de Deus, que é um Reino de amor de paz e de justiça.
Jesus explicita uma das mais belas características do Reino de Deus: Ele é algo que cresce silenciosamente dentro de nós, através de um processo lento que não visualizamos, mas que sentimos o seu efeito! Jesus nunca comparou o Reino de Deus com algo grande, extraordinário, Ele sempre o compara com coisas simples, como a dinâmica de uma semente que se desenvolve silenciosamente debaixo da terra. E para afirmar que a grandeza do Reino de Deus não se mede geograficamente, Ele o compara com uma minúscula semente de mostarda, que apesar da aparência frágil, tem uma força enorme, é capaz de romper a terra, para trazer e alimentar vidas..
Mesmo não tendo a experiência de um agricultor, todos nós sabemos que do plantio à colheita, há um processo lento que requer muita paciência de quem planta, pois uma semente, não nasce de imediato, antes, ela precisa mergulhar nas profundezas da terra para então germinar adquirir raízes para se sustentar.  Como semeadores da palavra de Deus, precisamos ter a paciência daquele que planta a semente, esperar pelo o processo, que é lento, mas que traz resultados surpreendentes! Às vezes, a pessoa ouve a palavra de Deus, no momento ela não diz nada pra ela, mas depois, essa palavra, vai entrando no seu coração e germina como uma semente!
O crescimento do Reino de Deus, não depende somente da semente (palavra) depende também da disposição do semeador, afinal, uma semente só nasce e cresce, se lançada na terra...
Sejamos semeadores da palavra de Deus, lancemos a semente na terra, (coração) contribuindo assim, para com o crescimento do Reino de Deus, que é um Reino de amor de paz e de justiça.


FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

(Vídeo) APRESENTAÇÃO DO SENHOR AO TEMPLO-Ano A-Vera Lúcia

Jesus e a tempestade-Dehonianos




1 Fevereiro 2020
Tempo Comum - Anos Pares
III Semana - Sábado
Lectio
Primeira leitura: 2 Samuel 12, 1-7a.10-17
1O Senhor enviou então Natan a David. Logo que entrou no palácio, Natan disse-lhe: «Dois homens viviam na mesma cidade, um rico e outro pobre. 2O rico tinha ovelhas e bois em grande quantidade; 3o pobre, porém, tinha apenas uma ovelha pequenina, que comprara. Criara-a, e ela crescera junto dele e dos seus filhos, comendo do seu pão, bebendo do seu copo e dormindo no seu seio; era para ele como uma filha. 4Certo dia, chegou um hóspede a casa do homem rico, o qual não quis tocar nas suas ovelhas nem nos seus bois para preparar o banquete e dar de comer ao hóspede que chegara; mas foi apoderar-se da ovelhinha do pobre e preparou-a para o seu hóspede.» 5David, indignado contra tal homem, disse a Natan: «Pelo Deus vivo! O homem que fez isso merece a morte. 6Pagará quatro vezes o valor da ovelha, por ter feito essa maldade e não ter tido compaixão.» 7Natan disse a David: «Esse homem és tu! Isto diz o Senhor, Deus de Israel: 'Ungi-te rei de Israel, salvei-te das mãos de Saul, 10Por isso, jamais se afastará a espada da tua casa, porque me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o hitita, para fazer dela tua esposa'. 11Eis, pois, o que diz o Senhor: 'Vou fazer sair da tua própria casa males contra ti. Tomarei as tuas mulheres diante dos teus olhos e hei-de dá-las a outro, que dormirá com elas à luz do Sol! 12Pois tu pecaste ocultamente; mas Eu farei o que digo diante de todo o Israel e à luz do dia!'» 13David disse a Natan: «Pequei contra o Senhor.» Natan respondeu-lhe: «O Senhor perdoou o teu pecado. Não morrerás. 14Todavia, como ofendeste gravemente o Senhor com a acção que fizeste, morrerá certamente o filho que te nasceu.» 15E Natan voltou para sua casa. O Senhor feriu o menino que a mulher de Urias havia dado a David com uma doença grave. 16David orou a Deus pelo menino; jejuou e passou a noite prostrado por terra. 17Os anciãos da sua casa, de pé junto dele, pediam-lhe que se levantasse do chão, mas ele não o quis fazer nem tomar com eles alimento algum.
Morto Urias, David tomou para si Betsabé. Tudo parecia correr bem a David. Mas Deus está atento e vê tudo, não só os planos mais secretos do homem, mas também o que se passa no seu coração. Natan, enviado por Deus ao rei, denuncia-lhe os crimes, recorrendo à célebre parábola do homem rico, que toma para si a única ovelha do seu vizinho pobre. David, rei justo, não hesita em pronunciar, indignado, a sentença condenatória. Só que o profeta remata, dizendo: «Esse homem és tu!». David reconhece o seu pecado e a súplica de arrependimento, que brota do seu coração, encontra expressão no Salmo 50, certamente posterior, mas acertadamente posto na boca do rei pecador.
Mas o drama continua. Deus perdoa a David. Não o rejeita como fez com Saul. Mas não faltará o castigo: a criança, filha do adultério, adoece e morre, tal como hão-de morrer de forma violenta outros filhos de David (Amnon, Absalão, Adonias...). Todavia a oração, que brota dos lábios de David, revela, não só o seu amor pelo filho, e por Betsabé, mas também a confiança do rei na oração: clama, geme, jejua, prostra-se por terra e tenta forçar, qual novo Abraão, a misericórdia de Deus.
Evangelho: Mc 4, 35-41
35Naquele dia, ao entardecer, disse: «Passemos para a outra margem.» 36Afastando-se da multidão, levaram-no consigo, no barco onde estava; e havia outras embarcações com Ele. 37Desencadeou-se, então, um grande turbilhão de vento, e as ondas arrojavam-se contra o barco, de forma que este já estava quase cheio de água. 38Jesus, à popa, dormia sobre uma almofada. 39Acordaram-no e disseram-lhe: «Mestre, não te importas que pereçamos?» Ele, despertando, falou imperiosamente ao vento e disse ao mar: «Cala-te, acalma-te!» O vento serenou e fez-se grande calma. 40Depois disse-lhes: «Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?» 41E sentiram um grande temor e diziam uns aos outros: «Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?»
À proclamação do Reino de Deus, em parábolas, segue a apresentação dos benefícios dessa proclamação. É o que faz Marcos na nova secção do seu evangelho, onde apresenta quatro milagres, a começar pela tempestade acalmada (vv. 37ss.). A Boa Nova da Salvação atinge o homem todo, toda a sua existência: Jesus salva e cura os homens das mais diversas ameaças que estão a ponto de «alienar» a sua vida. É interessante notar o contraste entre a serenidade de Jesus, que dorme, e a ansiedade dos discípulos, que lutam bravamente contra as ondas e o vento. Parecem inverter-se os papéis: Jesus confia nos marinheiros e estes, angustiados, não revelam confiança em Jesus: «não te importas que pereçamos?» (v. 38). Quando Jesus finalmente intervém, calam-se o vento e o mar, e calam-se os aterrorizados marinheiros. Nem respondem às perguntas de Jesus: «Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?». O medo dos discípulos indica falta de fé. A intervenção de Jesus transforma-lhes o medo em temor de Deus. O poder manifestado por Jesus fê-los intuir a presença de Deus junto deles. E começam a dar-se conta da verdadeira identidade do seu Mestre.
Meditatio
Se o pecado ou, melhor, os vários pecados de David nos deixaram horrorizados, o seu arrependimento sincero causa-nos admiração.
Deus serviu-se de Natan, e da sua sábia pedagogia, para levar o rei a reconhecer o seu pecado. David escuta a história do homem rico, abençoado por Deus com muitos rebanhos, e que, para oferecer uma refeição a um amigo que o visita, rouba a única ovelha de um homem pobre. Como rei justo, não hesita em pronunciar a sentença: «Pelo Deus vivo! O homem que fez isso merece a morte. 6Pagará quatro vezes o valor da ovelha, por ter feito essa maldade e não ter tido compaixão» (2 Sam 12, 5-6). É nesse momento que o profeta pronuncia a sua acusação: «Esse homem és tu!» (2 Sam 12, 7). Ele, David, era o criminoso que acabava de condenar. Ele, que Deus cumulara de bens, tinha roubado o único tesouro de Urias, a sua mulher. Natan, enviado de Deus, levou o rei a tomar consciência do seu crime, e anunciou-lhe o castigo. David não tentou desculpar-se ou fugir à condenação mas confessou: «Pequei contra o Senhor» (2 Sam 12, 13). Assim alcançou o perdão dos seus pecados e uma nova relação com o Senhor, bem expressa o Salmo 50.
A nossa familiaridade com Deus, não nos põe ao abrigo de momentos de hesitação e de dúvida, como nos mostra o evangelho. Podemos até cair na ilusão de que, tendo-O por companheiro, Ele nos livra de situações difíceis. Os discípulos talvez tivessem caído nessa ilusão. Uma tempestade forte fê-los acordar, pondo em crise a sua confiança no Mestre: «não te importas
que pereçamos?»
Quantas vezes, no aconchego da comunidade bem organizada, protegidos pela assiduidade aos ritos, nos sentimos tranquilos e ao abrigo de situações difíceis. «O Senhor está connosco; que nos pode acontecer?» - pensamos. E julgamos ter muita fé e muita confiança em Deus. Mas, à primeira dificuldade, ao primeiro fracasso, repreendemo-lo, como se nos tivesse abandonado.
As fragilidades, as incertezas, as dúvidas, o pecado, não são coisas só dos «outros». São também nossas. Também nós somos discípulos assustados e medrosos! Também nós somos pecadores como David.
Um monge do deserto disse que o primeiro degrau para ascender à santidade é reconhecer-se pecador. Esse reconhecimento é já resposta a uma graça, pois não seria possível sem a ajuda de Deus. É um modo de agir da sua misericórdia, que, para isso, às vezes se serve de um acontecimento ou da intervenção de alguém com quem nos encontramos e que, com uma palavra, nos leva a abrir os olhos para a nossa realidade. Se acolhermos essa graça, podemos iniciar uma nova fase de crescimento espiritual.
Deus é Pai. Deus é amor... e nunca é tão Pai e tão amor como quando perdoa. Pensemos, comovidos, na parábola do filho pródigo ou, melhor, do Pai pródigo na bondade, na misericórdia, no perdão, no amor.
Um escritor moderno disse muito bem: "Se não fôssemos pecadores, carecidos de perdão mais que de pão, não conheceríamos a profundidade do coração de Deus". E é famosa a asserção de Bossuet: "O dar ou aumentar a graça numa alma é uma maravilha maior do que criar o mundo". Tudo isto acontece, para nós, hoje, no sacramento da reconciliação.
Oratio
Abre, Senhor, os meus olhos, para que veja a minha fragilidade, o meu orgulho, o meu pecado. Quantas vezes, me sinto justo como David prepotente e pecador. Quantas vezes, me sinto vaidoso porque navego numa barca onde Tu estás presente, a Igreja, contra a qual não hão-de prevalecer as portas do inferno, como se isso fosse uma garantia e uma graça que eu mereço. Ensina-me que o Evangelho é uma graça a partilhar, e não um tesouro a guardar só para mim. Ampara-me nas tentações e dificuldades, para que não me julgue abandonado pelo teu poder e esquecido do teu amor. Amen.
Contemplatio
Margarida Maria, muito assídua à permanência no Coração de Jesus, tomava lá funções muito variadas, considerando-se aí ora como discípula na escola do divino Coração, ora como uma doente no hospício, ou uma cativa na prisão do amor, ou uma mendiga no palácio do rei. Mas o mais das vezes vê no Coração de Jesus um lugar de refúgio, um porto de segurança, uma cidadela de protecção contra os inimigos da salvação, um asilo para os pecadores.
«É preciso retirar-nos, diz, para a chaga do Sagrado Coração como um pobre viajante que procura um porto seguro para se colocar ao abrigo dos escolhos e das tempestades do mar tempestuoso do mundo, onde estamos expostos a um contínuo naufrágio. - O Coração adorável é um delicioso retiro onde vivemos ao abrigo de todas as tempestades. - Este divino Coração é como um forte inexpugnável contra os assaltos do inimigo».
O Sagrado Coração é o asilo da misericórdia e do perdão: «Os pecadores, diz Nosso Senhor, encontrarão no meu coração o oceano infinito da misericórdia». - «Que podeis temer em irdes lá, diz Margarida Maria, uma vez que ele vos convida a lá irdes? Não é ele o trono da misericórdia onde os miseráveis são os mais bem recebidos, desde que o amor os apresente no abismo da sua miséria?». - «O Pai eterno, por um excesso de misericórdia, fez deste ouro precioso uma moeda inapreciável, marcado no cunho da sua divindade, para que os homens com ela possam pagar as suas dívidas e negociar o grande assunto da sua salvação eterna». - «Permanecereis no Sagrado Coração de Jesus como um criminoso que, pelos desgostos e pela dor das suas faltas, deseja apaziguar o seu juiz fechando-se nesta prisão de amor». - «Deu-me a conhecer que o seu Sagrado Coração é o Santo dos Santos, que queria que fosse conhecido agora para ser o mediador entre Deus e os homens, porque é todo-poderoso para fazer a sua paz e para obter misericórdia» (Leão Dehon, OSP 3, 676s.).
Actio
Repete frequentemente e vive hoje a palavra:
«Pequei contra o Senhor» (2 Sam 12, 13).
| Fernando Fonseca, scj |


O Reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra-Dehonianos


31 Janeiro 2020
Tempo Comum - Anos Pares
III Semana - Sexta-feira
Lectio
Primeira leitura: 1 Samuel 11, 1-4a.5-10a.13-17
1No ano seguinte, na época em que os reis saem para a guerra, David enviou Joab com os seus oficiais e todo o Israel; eles devastaram a terra dos amonitas e sitiaram Rabá. David ficou em Jerusalém. 2E aconteceu que uma tarde David levantou-se da cama, pôs-se a passear no terraço do seu palácio e avistou dali uma mulher que tomava banho e que era muito formosa. 3David procurou saber quem era aquela mulher e disseram-lhe que era Betsabé, filha de Eliam, mulher de Urias, o hitita. 4Então, David enviou emissários para que lha trouxessem. Ela veio e David dormiu com ela, depois de purificar-se do seu período menstrual. Depois, voltou para sua casa. 5E, vendo que concebera, mandou dizer a David: «Estou grávida.» 6Então, David mandou esta mensagem a Joab: «Manda-me Urias, o hitita.» E Joab enviou Urias, o hitita, a David. 7Quando Urias chegou, David pediu-lhe notícias de Joab, do exército e da guerra. 8E depois disse-lhe: «Desce à tua casa e lava os teus pés.» Urias saiu do palácio do rei, e este, em seguida, enviou-lhe comida da sua mesa real. 9Mas Urias não foi a sua casa e dormiu à porta do palácio com os outros servos do seu senhor. 10E contaram-no a David, dizendo-lhe: «Urias não foi a sua casa.» David perguntou a Urias: «Não voltaste, porventura, de uma viagem? Porque não foste a tua casa?» 13David convidou-o a comer e beber com ele, e embriagou-o. Mas à noite, Urias não foi a sua casa; saiu e deitou-se com os outros servos do seu senhor. 14No dia seguinte de manhã, David escreveu uma carta a Joab e enviou-lha por Urias. 15Dizia nela: «Coloca Urias na frente, onde o combate for mais aceso, e não o socorras, para que ele seja ferido e morra.» 16Joab, que sitiava a cidade, pôs Urias no lugar onde sabia que estavam os mais valentes guerreiros do inimigo. 17Os assediados fizeram uma surtida contra Joab, e morreram alguns homens de David, entre os quais Urias, o hitita.
Apesar de grave, o pecado de David com Betsabé, está dentro do que se poderia considerar normal no século X a. C. Se a solução tentada por David tivesse resultado, não haveria consequências de maior. Mas Urias, porque suspeitava de algo, ou por razões de ética militar, como diz a Bíblia, não cedeu às pressões do rei. Então, David recorre ao assassinato de Urias, perpetrado de modo traiçoeiro.
O pecado foi tomando conta do rei que agiu de modo cada vez mais pérfido. Não nos escandalizemos. O pecado dá-nos a justa medida do homem. É uma realidade constante e universal. A Bíblia verifica-a e atribui-a a uma tendência que nos arrasta para o mal de modo irresistível: «Nasci na culpa, e em pecado minha mãe me concebeu» (Sl 51, 7).
O episódio de David e Betsabé, narrado com precisão e simplicidade, acusa, sem reticências, o rei; o Primeiro livro das Crónicas, mais obsequioso em relação a David, não o refere. Mas o episódio faz parte da «História da sucessão ao trono» e visa introduzir na cena Salomão que, depois de muitas peripécias, irá sentar-se no trono de David.
Evangelho: Mc 4, 26-34
26Dizia ainda: «O Reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra. 27Quer esteja a dormir, quer se levante, de noite e de dia, a semente germina e cresce, sem ele saber como. 28A terra produz por si, primeiro o caule, depois a espiga e, finalmente, o trigo perfeito na espiga. 29E, quando o fruto amadurece, logo ele lhe mete a foice, porque chegou o tempo da ceifa.»
30Dizia também: «Com que havemos de comparar o Reino de Deus? Ou com qual parábola o representaremos? 31É como um grão de mostarda que, ao ser deitado à terra, é a mais pequena de todas as sementes que existem; 32mas, uma vez semeado, cresce, transforma-se na maior de todas as plantas do horto e estende tanto os ramos, que as aves do céu se podem abrigar à sua sombra.»
33Com muitas parábolas como estas, pregava-lhes a Palavra, conforme eram capazes de compreender. 34Não lhes falava senão em parábolas; mas explicava tudo aos discípulos, em particular.
As duas parábolas, que Marcos põe na boca de Jesus, ilustram dois aspectos da inevitável tensão dialéctica do reino de Deus na história.
A parábola da semente, que cresce sem a intervenção do agricultor, diz-nos que o Reino é uma iniciativa de Deus, que deve permanecer sempre acima de toda a tentativa humana para guiar o curso do seu crescimento e maturação. É claro que Deus conta com a colaboração humana: «O Reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra» (v. 26). Para sublinhar a acção de Deus, a parábola esquece diversos trabalhos necessários, à sementeira, à limpeza, à rega, etc. Mas alude ao acto de semear. É essa a tarefa dos discípulos que, depois, devem aguardar, com paciência, que a Palavra actue pela força que tem em si mesma e dê fruto no tempo e no modo que Deus quiser.
A segunda parábola apresenta o reino como um grão de mostarda, que dá origem a um grande arbusto. Também aqui encontramos uma importante mensagem de confiança para a comunidade primitiva e para nós. Não havemos de preocupar-nos por sermos poucos e pequenos: a Palavra de Deus dará frutos incomensuráveis, não por nosso mérito, mas pela graça.
Os vv. 33 e 34 retomam o tema das parábolas para o grande público e das explicações privadas aos discípulos.
Meditatio
A primeira leitura mostra-nos que, quando entramos pelo caminho do pecado, não sabemos até que ponto podemos chegar. Ao pecar com Betsabé, David inicia uma série de pecados, que termina em verdadeiras catástrofes. Não conseguindo disfarçar a primeira culpa, David trama a morte de Urias. Mais tarde, um seu filho usa de violência contra uma irmã, provocando a fúria de Absalão, que o mata. Depois, é o próprio Absalão que se revolta contra David, obrigando-o a fugir. Segue a guerra civil. Numa das batalhas, Absalão é morto pelos homens do rei. Sabemos quando começamos a pecar, mas não sabemos até onde poderão ir as consequências do nosso pecado.
Mas, como diz S. Paulo, «onde aumentou o pecado, superabundou a graça» (Rom 5, 20). A força do pecado é nada diante da força do Reino de Deus. É o que nos diz o evangelho. O Senhor leva por diante o seu projecto de salvação, servindo-se de homens fracos e pecadores, utilizando instrumentos simples e pobres. Não nos compete decidir quando e em que medida a semente dará fruto. O crescimento acontece em segredo, enquanto nos ocupamos de outros afazeres, e é imensamente superior às nossas expectativas.
As leituras de hoje trazem-nos uma mensagem de esperança. Foi-nos confiada uma tarefa para a qual nos sentimos inadequados. Mas a nossa acção é importante. Compete-nos espalhar a semente, difundir o evangelho, o que não é pouco. Mas não devemos cair na an
siedade, à espera de ver os resultados. Eles não dependem de nós, e talvez jamais os vejamos neste mundo. Só no fim da nossa vida poderemos dar-nos conta dos frutos do nosso trabalho, e a colheita será uma festa, se tivermos sabido esperar serenos e confiantes a obra do Pai.
O segredo do êxito está em confiar n´Ele, sem fugirmos às nossas responsabilidades e sem pretendermos disfarçar as nossas culpas. Onde abunda a fraqueza e o pecado, superabundará a graça.
A missão que nos está confiada há-de ser realizada exige o reconhecimento da nossa pobreza, também moral. Somos pecadores que confiam na misericórdia de Deus. Temos consciência de sermos instrumentos fracos. Mas havemos de ir mais longe, ultrapassando todo o interesse próprio, ainda que seja o de ver os frutos do nosso apostolado. Essa pobreza libertar-nos da anisedade e estimula-nos a viver na confiança e na gratuidade do amor, como recomenda as nossas Constituições (cf. n. 46). Reconhecer a pobreza do nosso ser e do nosso futuro é renunciar à orgulhosa auto-suficiência e à desumana auto-afirmação. A pobreza evangélica, acolhida e amada, na nossa vida e no nosso apostolado, leva à exigência da confiança em Deus nosso Pai (cf. Mt 6, 25-34), Senhor da semente e da messe, nossa origem e fim último da nossa vida, que queremos servir, servindo os irmãos.
Oratio
Senhor da semente e da messe, dá-me uma inabalável confiança na tua palavra. Sabes quão difícil é para mim aguardar o tempo da colheita, e como gostaria de ver imediatamente o fruto dos meus trabalhos. Mas só Tu sabes a hora em que a tua palavra irá revelar o seu poder. Só Tu sabes o tempo em que hei-de empunhar a foice. A semente cresce, não pelos meus méritos, mas pela tua graça. Que eu saiba esperar com paciência o tempo do amadurecimento, respeitando os irmãos a quem falo em teu nome, sem confundir a eficácia do testemunho com o êxito das minhas iniciativas.
Ensina-me a esperar vigilante a tua vinda, ainda que me pareça distante. Mas atrai-me para Ti, porque anseio participar na festa da colheita no teu Reino. Amen.
Contemplatio
Todas as belas parábolas de Nosso Senhor relativas ao reino de Deus aplicam-se também evidentemente ao reino do Sagrado Coração, que é o novo desenvolvimento do reino de Deus e da sua perfeição.
O reino de Deus é o reino da fé e da graça; é a igreja de Cristo estendendo-se a toda a terra. Nosso Senhor descreveu os seus progressos. Será primeiro um grão de mostarda, que morrerá para dar o seu germe. Jesus, o verdadeiro grão, maravilhosamente fecundo, morreu no Calvário para dar nascimento à igreja. O seu Coração, como um grão misterioso, abriu-se, e a igreja saiu dele, simbolizada pela água e pelo sangue.
Os apóstolos e os mártires morreram também de uma morte fecunda, para fazer nascer por toda a parte filhos da Igreja.
É preciso que os apóstolos do Sagrado Coração sejam mártires pelo coração para estenderem pelo fruto das suas imolações o reino do Sagrado Coração. É preciso que sejam mártires pelo fogo do amor e pela espada da imolação e do sacrifício (Leão Dehon, OSP 3, p. 179).
Actio
Repete frequentemente e vive hoje a palavra:
«Nem o que planta nem o que rega é alguma coisa, mas só Deus, que faz crescer» (1 Cor 3, 7).
| Fernando Fonseca, scj |

Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça-Dehonianos


30 Janeiro 2020
Tempo Comum - Anos Pares III Semana - Quinta-feira
Lectio
Primeira leitura: 2 Samuel 7, 18-19.24-29
18Então, David foi apresentar-se diante do Senhor e disse-lhe: «Quem sou eu, Senhor Deus, e quem é a minha família, para que me tenhas conduzido até aqui? 19E, como se isto fosse pouco para ti, Senhor Deus, Senhor Deus, fizeste também promessas à família do teu servo para os tempos futuros! Porque esta é a lei do homem, ó Senhor Deus! 24Estabeleceste solidamente o teu povo, Israel, para ser eternamente o teu povo, e Tu, Senhor, seres o seu Deus. 25Agora, pois, Senhor Deus, cumpre para sempre a promessa que fizeste ao teu servo e à sua casa e faz como disseste. 26O teu nome será exaltado para sempre e dir-se-á: 'O Senhor do universo é o Deus de Israel. E permanecerá estável diante de ti a casa do teu servo David. 27Porque Tu próprio, ó Senhor do universo, Deus de Israel, fizeste ao teu servo esta revelação: 'Eu te construirei uma casa.' Por isso, o teu servo se animou a dirigir-te esta prece. 28Agora, ó Senhor Deus, só Tu és Deus, e as tuas palavras são a própria verdade. Já que prometeste ao teu servo estes bens, 29abençoa, desde agora, a sua casa, para que ela subsista para sempre diante de ti: porque Tu, Senhor Deus, falaste e, graças à tua bênção, a casa do teu servo será abençoada eternamente.»
Depois das promessas de Deus em relação a David, à sua descendência e a todo o povo (na primeira parte de 2Sam 7), o rei toma a palavra e pronuncia uma oração de louvor e de acção de graças. A oração é repetitiva e redundante: os conceitos «casa», «Senhor Deus» (Adonai Yahveh), «servo», «falar», «palavra» «eternamente», repetem-se várias vezes. Mas essa repetição acentua claramente as ideias principais nela expressas. Entre elas sobressai o conceito de «palavra»: promessa feita a David por meio de Natan; palavra eficaz e fonte de esperança nos momentos difíceis da história. As razões pelas quais Deus recusa a construção do templo por David não estão muito claras. Mas o rei aceita a anulação dos seus projectos para que se realizem os de Deus: «Quem sou eu, Senhor Deus, e quem é a minha família, para que me tenhas conduzido até aqui?». Esta submissão e esta humildade aparecem nos relatos bíblicos de vocação (cf. Ex 3, 11; Jz 6, 15; Jer 1, 6). A confiança de David apoia-se na memória das obras de Deus em favor do seu povo. David põe-se em sintonia com a palavra do Senhor, pedindo que ela se realize. Deus é fiel. É na fidelidade que se revela a sua grandeza. Uma vez que o Senhor «falou», não há que hesitar: «a casa do teu servo será abençoada eternamente», conclui David.
Evangelho: Mc 4, 21-25
21Disse-lhes ainda: «Põe-se, porventura, a candeia debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Não é para ser colocada no candelabro? 22Porque não há nada escondido que não venha a descobrir-se, nem há nada oculto que não venha à luz. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, oiça.» 24E prosseguiu: «Tomai sentido no que ouvis. Com a medida que empregardes para medir é que sereis medidos, e ainda vos será acrescentado. 25Pois àquele que tem, será dado; e ao que não tem, mesmo aquilo que tem lhe será tirado.»
Depois da parábola do semeador, Marcos apresenta-nos dois pares de breves sentenças. O Evangelho é para todos na comunidade. Por isso, deve ser colocado «no candelabro». Se alguém cair na tentação de o guardar ciosamente para si, então ser-lhe-á tirado. A Sagrada Escritura não é privilégio só para alguns, mas é para todos. Por isso, deve ser posta ao alcance de todos. A fé recebida por mim deve ser posta ao serviço da minha comunidade e de todos os homens. No primeiro par de sentenças, a imagem da lâmpada que deve ser exposta sobre o candelabro é desenvolvida por duas antíteses paralelas: o que está escondido há-de ser descoberto, o que está oculto há-de vir à luz. O Reino, ainda que, por enquanto, seja anunciado em parábolas, depressa virá à luz na sua glória, e o Evangelho será anunciado a todos os povos. No segundo par de sentenças, a antítese volta-se para a condição interna da comunidade: a imagem da medida insinua a proibição de julgar os outros; a segunda sentença está mais ligada à parábola do semeador: «aquele que tem» corresponde à «boa terra», que acolhe a palavra e lhe permite produzir fruto.
Meditatio
As sentenças de Jesus que Marcos nos apresenta hoje vêm logo depois da parábola do semeador, e ajudam-nos a compreendê-la. A semente é, sem dúvida, a Palavra de Deus. Daí a insistência de Jesus: «Se alguém tem ouvidos para ouvir, oiça»... «Tomai sentido no que ouvis. » (cf. Mc 4, 23-24). Um bom acolhimento da Palavra, alcança graças mais abundantes. David, ao acolher a Palavra do Senhor, alcança a bênção e a promessa da estabilidade da sua casa: «Tu, Senhor Deus, falaste e, graças à tua bênção, a casa do teu servo será abençoada eternamente» (2 Sam 7, 29). Esta estabilidade não consiste tanto na glória ou no sucesso político da dinastia davídica, mas mais na solidez na fé e na correspondência ao desígnio de Deus sobre o seu povo. E isto é fruto de graça. David tinha um bom projecto, o melhor que um homem pode conceber: construir um templo para Deus, isto é, ocupar-se com a sua glória, esquecendo a si mesmo. A recusa de Deus poderia causar-lhe desilusão. Mas, em vez disso, o jovem rei põe de parte o seu projecto e acolhe a Palavra de Deus. Um belo exemplo para nós, mas difícil de seguir! Quantas vezes nos agarramos a projectos que julgamos bons e até inspirados por Deus. E que dramas, quando a vontade do Senhor se mostra diferente! David, não se deixa cair na desilusão, no desânimo. Pelo contrário, pede a Deus que cumpra a sua promessa: «Só Tu és Deus, e as tuas palavras são a própria verdade... Tu, Senhor Deus, falaste e, graças à tua bênção, a casa do teu servo será abençoada eternamente» (cf. 2 Sam 7, 28-29). Desde muito jovem, e ainda antes de entrar no seminário, o Pe. Dehon dava grande importância à "escuta da Palavra", como testemunham os dois primeiros cadernos do seu "Diário". Quase todos os conteúdos das suas notas têm a sua raiz na Escritura. As citações são tomadas sem qualquer diferença tanto do Antigo como do Novo Testamento. Em 138 páginas manuscritas contamos 210 citações da Sagrada Escritura. A sua preferência vai para S. João (57 vezes) e para S. Paulo (38 vezes). Preparado pela "escuta da Palavra&rdquo ;, meditada e assimilada, Leão Dehon está preparado para viver o espírito de abandono e de imolação que o caracteriza. Não hesita em pôr de parte projectos e interesses pessoais, para fazer o que se lhe apresenta como vontade de Deus. «Ecce venio», «Fiat» são seus motes preferidos. Como Cristo, Leão Dehon não hesita em oferecer-se, em imolar-se por amor, chegando a emitir o voto de vítima, para reviver o sacerdócio e o sacrifício de Cristo, Vítima divina, e alargar o seu "Reino nas almas e na sociedade" (Cst 4).
Oratio
Senhor, dá-me a graça de saber sempre renunciar corajosamente aos meus projectos, ainda que os julgue bons, para acolher a tua vontade onde, como e quando se revelar. Só o teu projecto é força de vida, é semente capaz de originar uma grande árvore, enquanto os projectos humanos são efémeros. Enche-me de confiança em Ti para realizar o que me pedires, sem me deixar tomar pela ansiedade e pela angústia de não me sentir à altura dos projectos em que me queres envolver. Que eu reconheça sempre a grandeza do teu Nome, e não me orgulhe pelas bênçãos com que vais cumulando ao longo da vida. Amen.
Contemplatio
Jesus quis ser o nosso modelo até nas tentações. Quis passar pelas diversas tentações que podem assaltar a nossa alma. Satanás começa por lhe propor mudar pedras em pão, para satisfazer o seu apetite... Jesus responde a esta tentação e às outras com frases da Sagrada escritura. Indica-nos assim qual é o objecto das suas meditações na solidão e como devemos procurar a nossa força na palavra de Deus. Está escrito, responde, que o homem não vive só de pão, mas também da palavra divina» (Dt 7, 3). Em toda a sua vida, Jesus abandonar-se-á à divina Providência para tudo o que lhe concerne e não fará nenhuma concessão à sensualidade. Oh! Quanto tenho a fazer a este respeito! Como sou fraco e inclinado a procurar mil satisfações! O remédio está na união com Nosso Senhor, na meditação assídua da sua palavra e dos seus mistérios. Enquanto o nosso coração não estiver fortemente agarrado ao Coração de Jesus e bem apaixonado pelo seu amor, deixar-se-á seduzir pelas satisfações sensuais (Leão Dehon, OSP 3, p. 225).
Actio
Repete frequentemente e vive hoje a palavra: «Só Tu és Deus, e as tuas palavras são a própria verdade» (cf. 2 Sam 7, 28).
| Fernando Fonseca, scj |


“SE ALGUÉM TEM OUVIDOS PARA OUVIR OUÇA.” – Olivia Coutinho

 

Dia 30 de Janeiro de 2020
 
Evangelho de Mc4,21-25
 É desejo de Jesus, que todos nós, seus seguidores, estejamos sempre numa espécie de candeeiro, não para sermos reverenciados, mas para que os reflexos da sua luz que brilha em nós, possam clarear, através de nossas ações, a vida daqueles que ainda caminham nas trevas. 
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus, ao alertar uma multidão, sobre a importância de viver e testemunhar a sua palavra, deixa claro, que nós, não podemos ficar somente no encantamento da palavra. Precisamos dar vida a palavra que ouvimos, deixar que ela fecunde o nosso coração, que torne conhecida no meio em que vivemos, através do nosso modo de viver...
Dar testemunho de Jesus neste mundo em volto em trevas, pode implicar em grandes riscos, pois são muitos, os adversários do projeto de  Deus, porém, o maior de todos os riscos que corremos, é o de  não aceitar o desafio do testemunho, o que pode nos condenar a pior de todas as trevas: ficar longe de Jesus!
Ninguém deve fazer propagando do bem que faz, mas também, não precisa fazê-lo escondido, afinal, o crescimento do Reino de Deus, depende do nosso testemunho, não podemos esconder o Deus que habita em nós! carregamos em nós. Mas é importante tomarmos consciência: Todo o bem que fazemos, não o fazemos por nós mesmos, é Deus, que nos usa como instrumento em suas obras, Ele age no mundo através de nós!
Tudo o que fazemos gratuitamente, sem a intensão de aparecer, com certeza, alguém verá e este nosso testemunho, poderá ser seguido...
“Quem é que traz uma lâmpada para coloca-la debaixo de um caixote, ou de uma cama?” A vida do cristão, deve ser luminosa como uma lâmpada acesa! A nossa pertença a Deus deve ser integral o tempo todo, pois de nada adiante sermos um cristão que se incendeia nas celebrações dominicais, se passamos a semana inteira na passividade, como uma lâmpada apagada! 
“Tudo o que está escondido deverá torna-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto.”
Quando nos omitimos diante as injustiças, quando tentamos esconder os nossos malfeitos, podemos até enganar as pessoas por algum tempo, mas um dia, a máscara cai e a verdade vem à tona, falsidades, mentiras, não permanecem escondidas, diante a clareza da Luz de Cristo.
“Com a mesma medida que medirdes também vós sereis medidos...”
É importante conscientizarmos: da mesma forma que tratamos o nosso irmão, seremos tratados por Deus, ou seja: se somos indiferentes a ele, Deus será indiferente conosco, por outro lado, se formos generosos com o nosso irmão, Deus será generoso conosco! 
Os ensinamentos de Jesus são graças de Deus acessíveis a todos, aos que os acolhe, lhes é dado o dom da sabedoria para que possam entendê-los bem, já aos que se fecham à graça de Deus, lhes é tirado até mesmo o pouco de entendimento que possam ter. 
A todo aquele que crê em Jesus, que está aberto para acolher e dar vida a sua palavra é dada a graça de conhecer o mistério do Reino dos céus, presente na pessoa de Jesus! 
Não é difícil identificar quem  caminha  sob a Luz de Cristo, pois as suas atitudes, irradiam o brilho desta Luz...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho


Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebookhttps://www.facebook.com/ groups/55233693155138

“SE ALGUÉM TEM OUVIDOS PARA OUVIR OUÇA.” – Olivia Coutinho

 

Dia 29 de Janeiro de 2020

Evangelho de Mc4,21-25

É desejo de Jesus, que todos nós, seus seguidores, estejamos sempre numa espécie de candeeiro, não, para sermos incensados,  mas para que os reflexos da sua luz, que brilha em nós, possa clarear, através de nossas ações, a vida daqueles que ainda não experimentaram uma vida em Jesus! 
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus, ao alertar uma multidão, sobre a importância de viver e testemunhar a sua palavra, deixa claro, que nós, não podemos ficar somente no encantamento da palavra. Precisamos dar vida a palavra que ouvimos, deixar que ela  fecunde o nosso coração, que torne conhecida no meio em que vivemos, através do nosso modo de viver...
Dar testemunho de Jesus neste mundo em volto em trevas, pode implicar em grandes riscos, pois são muitos, os adversários do projeto de  Deus, porém, o maior de todos os riscos que corremos, é o de  não aceitar o desafio do testemunho, o que pode nos condenar a pior de todas as trevas: ficar longe de Jesus!
Ninguém deve fazer propagando do bem que faz, mas também, não precisa fazê-lo escondido, afinal, o crescimento do Reino de Deus, depende do nosso testemunho, não podemos esconder o Deus que habita em nós! carregamos em nós. Mas é importante tomarmos consciência: Todo o bem que fazemos, não o fazemos por nós mesmos, é Deus, que nos usa como instrumento em suas obras, Ele age no mundo através de nós!
Tudo o que fazemos gratuitamente, sem a intensão de aparecer, com certeza, alguém verá e este nosso testemunho, poderá ser seguido...
“Quem é que traz uma lâmpada para coloca-la debaixo de um caixote, ou de uma cama?” A vida do cristão, deve ser luminosa como uma lâmpada acesa! A nossa pertença a Deus deve ser integral o tempo todo, pois de nada adiante sermos um cristão que se incendeia nas celebrações dominicais, se passamos a semana inteira na passividade, como uma lâmpada apagada! 
“Tudo o que está escondido deverá torna-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto.”
Quando nos omitimos diante as injustiças, quando tentamos esconder os nossos malfeitos, podemos até enganar as pessoas por algum tempo, mas um dia, a máscara cai e a verdade vem à tona, falsidades, mentiras, não permanecem escondidas, diante a clareza da Luz de Cristo.
“Com a mesma medida que medirdes também vós sereis medidos...”
É importante conscientizarmos: da mesma forma que tratamos o nosso irmão, seremos tratados por Deus, ou seja: se somos indiferentes a ele, Deus será indiferente conosco, por outro lado, se formos generosos com o nosso irmão, Deus será generoso conosco! 
Os ensinamentos de Jesus são graças de Deus acessíveis a todos, aos que os acolhe, lhes é dado o dom da sabedoria para que possam entendê-los bem, já aos que se fecham à graça de Deus, lhes é tirado até mesmo o pouco de entendimento que possam ter. 
A todo aquele que crê em Jesus, que está aberto para acolher e dar vida a sua palavra é dada a graça de conhecer o mistério do Reino dos céus, presente na pessoa de Jesus! 
Não é difícil identificar quem  caminha  sob a Luz de Cristo, pois as suas atitudes, irradiam o brilho desta Luz...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook