.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 9 de junho de 2013

Todo aquele que se encoleriza com seu irmão, será réu em juízo. Todo aquele que se encoleriza com seu irmão, será réu em juízo. -Claretianos


Quinta-feira, 13 de junho de 2013
Santo Antônio de Pádua, Presbítero e Doutor da Igreja (Memória).
Outros Santos do Dia:Aquilina da Síria (virgem, mártir), Fandila de Penhamelária (presbítero, abade), Felícula de Roma (virgem, mártir), Fortunato e Luciano (mártires da África), Peregrino de Aquila (bispo, mártir), Ramberto de Bugey (mártir), Trifilo de Chipre (bispo).
Primeira leitura:2 Coríntios  3,15–4,1.3-6
Do meio das trevas brilhe a luz
Salmo responsorial:84
A Glória do Senhor habitará em nossa terra
Evangelho:Mateus 5, 20-26
Todo aquele que se encoleriza com seu irmão, será réu em juízo.
Esse episódio se situa num contexto maior que compreende Mt 5,20-48. Nesse trecho, temos uma introdução e seis antíteses, todas com a mesma estrutura. Cita-se um mandamento da Lei, seguido pelo ensinamento de Jesus. Há uma frase que conecta as duas partes: “Ouviram o que foi dito aos antepassados”.
A intenção é mostrar a ruptura e continuidade da Lei no projeto de Jesus, que tem sua maior novidade na prática do amor, como símbolo da justiça plena. E a chave de todo amor e de toda justiça é o irmão. O amor a Deus só é possível quando é amor ao outro. Como se pode dizer que existe amor a Deus, a quem não vemos, se não somos capazes de amar o irmão que vemos?
Jesus cita textualmente um dos mandamentos: “Não matarás”. Mateus vai à fonte; diz não à interpretação rabínica, para demonstrar que a justiça não vem do que faço por Deus, observando a Lei, mas do que Deus faz por mim, acolhendo-me, da mesma forma que acolho o irmão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário