.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

-SAGRADA FAMÍLIA-APREESENTAÇÃO DE JESUS-José Salviano

 

 

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

27 de Dezembro de 2020-Ano B

 

Evangelho         Lc 2,22-40


-Jesus foi apresentado ao Senhor no Templo-José Salviano

 

Evangelho

E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor
(Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor);
E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos.
Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.
E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor.
E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei,
Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse:
Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra;
Pois já os meus olhos viram a tua salvação,
A qual tu preparaste perante a face de todos os povos;
Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel.
E José, e sua mãe, se maravilharam das coisas que dele se diziam.
E Simeão os abençoou, e disse a Maria, sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, e para sinal que é contraditado
(E uma espada traspassará também a tua própria alma); para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.
E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade;
E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.
E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.
E, quando acabaram de cumprir tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para a sua cidade de Nazaré.
E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.


Reflexão

 

EVANGELHO

 

Hoje, a Igreja celebra a festa da Sagrada Família. A liturgia nos convida a pensar na nossa vida familiar; nos convida a refletir no como vai a nossa família hoje, diante de tantas ameaças, tantos inimigos, tanta catequese do mal que inverte os valores deixados por Jesus Cristo a respeito da união de dois corpos que os transforma em um só corpo e uma só carne. 

A família hoje atravessa um pântano  perigoso, tempos difíceis, no qual por todos os lados ela enfrenta perigos fatais.  Jovens se acasalam sem se importar com as palavras de Jesus: "O que Deus uniu, o homem não separa".  Pais que já não sabem mais o que fazer com relação à indiferença e a rebeldia dos seus filhos com relação à instituição do casamento.  Avós escandalizados e infelizes ao ver essas uniões irresponsáveis, pois no seu tempo não era  assim...

São muitos  os inimigos  da família nos tempos atuais. As novelas mostram a traição,  a separação, a união fora do matrimônio, com a maior naturalidade, e isso tudo está estimulando a destruição  da união marido-mulher, abençoada pela Igreja.  Aliás, os maiores protagonistas do desprestígio do casamento, são os inimigos da Igreja, esses que vivem de olho em qualquer deslize do Papa, para  criticá-lo.

Recentemente  fizeram uma grande investida crítica contra o Papa, dizendo que ele era favorável a união Gay.  Ora, sabemos que isso está fora de cogitações, fora dos ditames da Igreja. O fato do Papa ter uma mente aberta, não significa que ele é favorável a união dos sexos iguais.

O amor fraterno que a Igreja demonstra para com os homossexuais, tem origem no amor de Cristo, que amou a todos sem distinção.

Sabemos que existem várias causas da homossexualidade tanto no homem, como na mulher:

1-Uns nascem com uma grande carga de hormônios femininos. Do mesmo modo, acontece com as meninas. Umas nascem com carga alta de hormônio masculino. Neste caso, não tem remédio, não tem jeito de se reverter o quadro. Então, que culpa tiveram esses e essas? E como nós podemos crucificá-los pelo seu jeito de ser? Será que Jesus os discriminaria?

2-Outros sofreram de FIXAÇÃO MATERNA e ficaram efeminados. Eles não tiveram a figura paterna presente na família (por algum motivo) para que a copiassem, para que a imitassem.  Do mesmo modo, outras sofreram do mesmo processo de FIXAÇÃO PATERNA pelo fato de imitar, de assimilar  a figura do pai, e ficaram masculinizadas. Este processo psicológico acontece tanto pela ausência de um dos cônjuges na família, tanto pelo fato do menino ou da menina não reconhecer a figura paterna ou materna por motivos de brigas, traições, pelo sofrimento da mãe diante dos maus-tratos do marido, pelo sofrimento do pai devido a uma traição da esposa, etc. Assim, o menino se recusa a imitar a figura paterna, e passa a assimilar a mãe. Acontece o inverso com a menina.

3-Há uma terceira causa da homossexualidade, que é aquela proveniente da influência de amigos e amigas, o que faz com que um jovem ou uma jovem resolva fazer uma escolha diferente da sua conduta sexual. Notamos aí que a pessoa foi vítima (das más companhias) de uma transformação pessoal, o que a levou a sofrer uma grande repulsa por parte da  sociedade. O que se tem notado, é que o atual Papa Francisco, tem um grande amor para com todos, inclusive pelos homossexuais, pois afinal de contas, somos todos filhos de Deus, e devemos ser tratados com o devido respeito, não obstante as suas escolhas. E qual deve ser a atitude do cristão? Primeiro a de não condenar a ninguém, pelo seu jeito ode ser, ou pelas suas escolhas. O verdadeiro cristão, embora não reconheça uma união entre pessoas do mesmo sexo, é aquele que é fraterno com todos, sem nenhuma distinção de pessoas, como o fez o Mestre.

Jesus, como um filho primogênito, segundo a Lei deveria ser apresentado ao Senhor no Templo para a purificação de seus pais. Movido pelo Espírito Santo, o velho Simeão disse a Maria:  Este menino será sinal de contradição...  ...e uma espada te transpassará a alma. Que coisa estranha! O messias, o prometido do Pai, o Salvador seria motivo de contradição? E o foi!  Pois uns o queriam como rei, enquanto outros não descansaram até o matar em morte de cruz.

E por que tudo isso? Por que Jesus, caminho verdade e vida, não agradou a todos. Ele dizia a verdade, e a verdade dói muito para aqueles que não são verdadeiros! E assim, Jesus cavou a sua própria sepultura ao dizer a pura verdade sobre a vida dupla a que levavam os poderosos da época. E foi por isso que uma espada transpassou a alma de Maria ao ver o seu Filho entregue injustamente nas mãos dos algozes. Porém, no terceiro dia O Filho de Deus volta à vida em toda a sua glória,  numa demonstração plena do seu poder, para que todos acreditem que verdadeiramente Ele não era um homem comum, mas, o próprio Deus! Portanto, irmãos. Não sejamos incrédulos, mas sim, acreditemos!

 

Bom domingo,   José Salviano 

 

 

(Vídeo)FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA, JESUS APRESENTADO NO TEMPLO-Vera Lúcia

 

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir