.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Epifania, manifestação de Deus-Helena Serpa

 

3 DE JANEIRO DE 2021

 

DOMINGO - EPIFANIA DO SENHOR 

Cor - Branco

1ª. Leitura -  Is 60, 1-6


Leitura do Livro do Profeta Isaías 60, 1-6 –

1Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. 2Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. 3Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora. 4Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços.5Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; 6será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “A Luz de Jesus acende as nossas luzes

“Levanta-te, acende as luzes... porque chegou a tua Luz”. Com estas palavras o profeta nos acena com a chegada do Salvador que vem para retirar do mundo as trevas e as nuvens escuras do pecado. Para todos os que ainda se encontram no anonimato, isolados da Luz redentora da glória do Senhor, esta é, portanto, uma Palavra de esperança e de ânimo. A Luz de Jesus é que acende as nossas “luzes”, isto é, as nossas lâmpadas. Ele veio como Farol para tirar o mundo das trevas e, enquanto continuarmos sem dar o passo para nos levantar da nossa acomodação que gera trevas, nós continuaremos sofrendo a angústia e o medo, que são uma consequência da escuridão. A profecia de Isaias também prediz a vinda dos reis magos para visitar o Salvador da humanidade, trazendo ouro, incenso proclamando a glória do Senhor. Assim como os magos caminharam ao encontro do Salvador, nós também marchamos na busca para encontrar Aquele que veio nos tirar da escuridão. Não podemos nos acomodar na escuridão esperando pelas pessoas, pois Jesus Cristo é a Luz que se manifesta por meio do Espírito Santo para nos tirar da ignorância e da obscuridade. Precisamos perceber como estão as nossas lâmpadas; se estão apagadas ou enfraquecidas. Muitas vezes não conseguimos mostrar ao mundo a Luz de Deus porque ainda não nos levantamos para acionar o interruptor. Precisamos nos apossar da Luz de Jesus para enxergar tudo de bom que Deus providencia e os milagres que acontecem ao nosso redor. Apossemo-nos, portanto, das riquezas de além-mar que o Senhor já nos mostra com a Sua Luz.  Que neste ano novo saibamos ofertar ao Senhor ouro e incenso por meio do nosso louvor e do serviço em favor do Seu reino, com mais ânimo e disposição. – Você está vivendo na luz ou na escuridão? -  Você já deixou que Jesus acenda a sua lâmpada? – O que está faltando para você levar ao mundo a Luz de Jesus? - Como está a sua disposição para viver mais um ano?

 

Salmo - Sl 71, 1-2.7-8.10-11.12-13 (R. Cf.11)

 

R. As nações de toda a terra, hão de adorar-vos ó Senhor!

1
Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus,*
vossa justiça ao descendente da realeza!
2Com justiça ele governe o vosso povo,*
com equidade ele julgue os vossos pobres. R.

7Nos seus dias a justiça florirá*
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
8De mar a mar estenderá o seu domínio,*
e desde o rio até os confins de toda a terra! R.

10Os reis de Társis e das ilhas hão de vir*
e oferecer-lhes seus presentes e seus dons;
e também os reis de Seba e de Sabá*
hão de trazer-lhe oferendas e tributos.
11Os reis de toda a terra hão de adorá-lo,*
e todas as nações hão de servi-lo.R.

12Libertará o indigente que suplica,*
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
13Terá pena do indigente e do infeliz,*
e a vida dos humildes salvará. R.

 

Reflexão - Essa é uma afirmação que confirma que todos os habitantes da terra têm direito a salvação preparada por Deus para os homens. Jesus é o Rei que acolhe a todos os reis da terra, assim como todos os povos, o indigente, o pobre, o humilde, o rico. Todos têm o direito O adorar. De mar a mar estende-se o Seu domínio e não fica ninguém de fora.

2ª. Leitura - Ef 3,2-3a.5-6

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 3,2-3a.5-6
Irmãos: 2Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 3ae como, por revelação, tive conhecimento do mistério. 5Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho. Palavra do Senhor.

Reflexão – “livre escolha de cada um.

Escolhido por Deus para revelar os Seus mistérios e o Seu projeto de amor aos homens, São Paulo quebrou o preconceito de que somente os judeus tinham direito a salvação.  Nessa perspectiva, portanto, todos nós precisamos ter consciência de que a salvação de Deus é para todos os homens, independentemente da raça, religião, cor, nível social e intelectual. Todos nós somos povo que tem direito à Salvação de Jesus e fomos “admitidos à mesma herança, membros do mesmo corpo e associados à mesma promessa em Jesus Cristo!” Receber, acatar, acolher ou não esse direito, é, porém, uma livre escolha de cada um. Deus não se interpõe e respeita a nossa liberdade, mas nos dá conhecimento dos Seus mistérios nos revelando as Suas promessas e nos acenando com uma vida nova em Jesus Cristo. Depende de cada um e a opção que fazemos! - Como se encontra o seu coração para acolher os mistérios de Deus? – Você acredita que Ele tem um plano para cada um de Seus filhos?    Você entende que a salvação de Jesus é para todos? – Você tem algum preconceito com pessoas de outras religiões? – Você já imaginou que Deus precisa da sua ajuda para que outros possam conhecer Jesus?

 

Evangelho - Mt 2,1-12

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 2,1-12
-
1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia,
no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: 'Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.' 3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado
assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: 'Em Belém, na Judéia,
pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá,
porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo.' 7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido.
8Depois os enviou a Belém, dizendo: 'Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo.' 9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino.
10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes,
retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.
Palavra da Salvação.


Reflexão – “Epifania, manifestação de Deus”
A primeira manifestação visível de Deus para revelar que o Seu projeto salvífico se dirigia a toda a humanidade foi dada pelos magos que, atraídos por uma estrela foram em busca do lugar onde encontraram o menino Jesus, junto de Maria e de José. A Estrela que ia diante deles os guiou e eles prostrados, adoraram o menino Jesus oferecendo a Ele o que traziam em suas mãos, ouro incenso e mirra. Hoje, podemos nos situar neste cenário, para também, como eles, nos render ao Espírito Santo que nos indicará a Estrela que nos guia até Jesus. Esta é uma percepção espiritual e acontece se estivermos atentos e abertos aos sinais de Deus. A Estrela que nos guia até Jesus é Maria! Por meio dela nós encontramos a Luz que ilumina a nossa caminhada. Maria exerce, pois, um duplo papel: Ela nos orienta, nos mostra onde Jesus se encontra e, ao mesmo tempo, nos recebe e nos acolhe como nossa intercessora. Diante de Jesus Salvador, nós também podemos oferecer o ouro que são os nossos bens, dons e talentos; o incenso, que é o nosso louvor e adoração; e a mirra, que são a nossa luta do dia a dia, os nossos sofrimentos e dificuldades. Este é, portanto, o tesouro que precisamos colocar aos pés de Jesus. – Você tem Maria como Estrela para a sua caminhada aqui na terra? - Qual a função que Maria tem exercido na sua vida?

 – Quem o tem ajudado a buscar Jesus?  – O que você tem colocado à disposição de Deus? -  Você tem ofertado a Ele as suas alegrias, tristezas e sofrimentos?

2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir