.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

A voz que grita no deserto-Helena Serpa

 

13 DE DEZEMBRO DE 2020

 

DOMINGO DA TERCEIRA SEMANA

 

DO ADVENTO

Cor roxo

 

1ª Leitura - Is 61,1-2a.10-11

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 61,1-2a.10-11

1O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; 2apara proclamar o tempo da graça do Senhor. 10Exulto de alegria no Senhor e minh' alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “O Espírito do Senhor está sobre nós”

A cada dia que se aproxima do Natal, a liturgia faz com que o nosso coração expectante se encha de alegria pelas revelações da Palavra de Deus. O profeta Isaias prenuncia a missão de Jesus, O Ungido do de Deus, que será enviado para realizar a obra de redenção e de libertação da humanidade. Da mesma forma, ele retrata o modo como Jesus acolheria este chamado. Cheio do Espírito de Deus Ele exulta de alegria e, como um noivo ou uma noiva se preparam para suas bodas, Ele assume a veste da justiça e da glória. Esta profecia, hoje, destina-se a cada um de nós que como batizados (as) no Sangue de Jesus recebemos de Deus a Sua mesma incumbência: dar a boa nova aos humildes, curar as feridas da alma, de pregar a redenção para os cativos, a liberdade para os que estão presos   e anunciar um tempo novo de salvação. Cheios (as) deste Espírito nós também podemos dizer como Jesus o disse: “Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus”. Somos mensageiros (as) das boas notícias de Deus para a humanidade triste e sem esperança, para isso, fomos também curados (as) e libertados (as). O Senhor Deus já fez germinar em nosso coração a semente da justiça e da paz.  - Como está o seu coração hoje? Alegre, cheio de esperança, ou ainda não entendeu a mensagem deste novo tempo? - Você sente que o Espírito do Senhor está sobre si? Se não o sente, peça-o a Jesus, agora!

 

Salmo - Lc 1,46-48.49-50.53-54 (R. Is 61,10b)

 

R. A minh'alma se alegra no meu Deus. 

46'A minha alma engrandece o Senhor,*
47
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
48
porque olhou para a humildade de sua serva.* 
Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada.
R.

49
porque o Todo-poderoso fez grandes coisas 
em meu favor.* O seu nome é santo,
50
e sua misericórdia se estende, de geração em geração,*
a todos os que o respeitam. 
R.

53
Encheu de bens os famintos
e despediu os ricos de mãos vazias.
54
Socorreu Israel, seu servo,*
lembrando-se de sua misericórdia. 
R.

 

Reflexão - O cântico de Maria é um hino de alegria, de fervor e gratidão. Com ele nós entoamos ao Senhor o nosso reconhecimento pelas Suas grandes obras. Quando nos unimos a Nossa Senhora para louvar o Senhor Deus nós também nos sentimos bem-aventurados (as) e engrandecidos (as). Somos pequenos (as) e frágeis, mas o Senhor nos fortalece e nos sacia com o Seu amor fazendo com que sejamos Suas testemunhas eternamente.

 

2ª Leitura - 1Ts 5,16-24


Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 5,16-24

Irmãos: 16Estai sempre alegres! 17Rezai sem cessar. 18Dai graças em todas as circunstâncias, porque esta é a vosso respeito
a vontade de Deus em Jesus Cristo. 19
Não apagueis o espírito!
20
Não desprezeis as profecias, 21mas examinai tudo e guardai o que for bom. 22Afastai-vos de toda espécie de maldade!
23
Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente,
e que tudo aquilo que sois - espírito, alma, corpo - seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! 24
Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso. Palavra do Senhor.


Reflexão - “Aquele que nos chamou é fiel!
Não apagueis o espírito!” “Não desprezeis as profecias”, nos diz São Paulo! Cada vez mais nós precisamos nos deter para distinguir as mensagens do Senhor levando em consideração o que Ele nos fala a fim de que fiquemos apenas com o que for da Sua vontade. Estar sempre alegre, orar sem cessar e dar graças em todas as circunstâncias, segundo São Paulo, é a vontade do Senhor para nós, principalmente neste tempo que precede o Natal.  Porém, o coração alegre e em paz é fruto da oração e da gratidão. Se fizermos a experiência da oração de louvor e gratidão nós experimentaremos da alegria e da paz prometidas por Jesus. Aquele que nos chamou é fiel e justo e pode realizar muito mais do que, aparentemente, estamos precisando, mesmo nas horas mais difíceis da nossa vida. A nossa santificação é obra do Senhor, no entanto, é preciso a nossa aceitação, nossa consciência e o abandono à Sua vontade.  - Experimente hoje na sua oração somente louvar e agradecer e sinta os efeitos no seu coração.

 

Evangelho - Jo 1,6-8.19-28

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,6-8.19-28

6Surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: 'Quem és tu?' 20João confessou e não negou. Confessou: 'Eu não sou o Messias'. 21Eles perguntaram: 'Quem és, então? És tu Elias?' João respondeu: 'Não sou'. Eles perguntaram: 'És o Profeta?' Ele respondeu: 'Não'. 22Perguntaram então: 'Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?' 23João declarou: 'Eu sou a voz que grita no deserto: 'Aplainai o caminho do Senhor`' - conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: 'Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?' 26João respondeu: 'Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias.' 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “a voz que grita no deserto”

João Batista veio ao mundo enviado por Deus para preparar os caminhos do Senhor. Ele veio como testemunha a fim de dar depoimento da luz de Jesus para que todos chegassem à fé e à conversão. Por isso, ele tinha conhecimento da sua pequenez e da grandeza d’Aquele a quem anunciava e tinha plena consciência de que era apenas um instrumento de Deus e colaborador do Seu Plano para a humanidade. Assim sendo, não se confundiu nem confundiu as pessoas que o acompanhavam. Humildemente se dispôs a agir conforme o Espírito de Deus o conduzia e cumpriu fielmente o seu papel.  Eu sou a voz que grita no deserto: aplainai o caminho do Senhor!”  Nós também somos convocados a abrir passagem para Jesus anunciando a todos o tempo da salvação, no entanto, muitas vezes  nos deixamos confundir e esquecemos de que somos meros operários de Deus  nos arvorando de ter autoridade e poder fazendo com que as pessoas se prendam a nós! João Batista, pelo contrário, sabia distinguir bem quem ele era e para o que viera. Dizendo, “Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”, João Batista pregava um batismo de purificação e conversão, preparando os corações enquanto Aquele que viria batizar com o Espírito Santo chegava. Precisamos estar muito cientes de que somos meros (as) instrumentos de Deus e, seguindo o exemplo de São João Batista, apontar o caminho para que o Salvador seja acolhido, amado e adorado.    – Será que você não está se confundindo olhando mais para as pessoas do que para Jesus? - Você se conhece a si mesmo (a)? Sabe qual é o seu papel? - Existe alguém que se apegou tanto a você que deixou de olhar para Jesus? O que você tem feito para que aconteça o contrário?

 

3 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento13 de dezembro de 2020 às 08:11

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir