.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

DEUS QUER FAZER MORADA EM NOSSO CORAÇÃO –Maria de Lourdes Cury Macedo.

 


Domingo, 20 de dezembro de 2020.

Evangelho de Lc 1, 26-38.

 

A liturgia deste 4º Domingo do Advento nos mostra Maria, uma mulher decidida, amorosa, livre e determinada, capaz de pôr sua vida a serviço de Deus. Maria dialogou com Deus, por meio do anjo Gabriel, com isso notamos que Deus não impõe, não subjuga, mas dialoga, pede permissão para que o seu Filho pudesse nascer. Ela tem autonomia para responder, para aceitar ou não o pedido de Deus.

Maria, menina simples e comum da periferia, como tantas mulheres, como tantas pessoas que mantinham firme a esperança do Salvador, por isso Deus a escolheu para ser a mãe do Salvador. Maria recebeu a visita do anjo Gabriel e por meio dele Maria ouviu a voz de Deus. O anjo Gabriel veio para preparar no coração e no seio de Maria a morada de Deus. O anjo diz “Ave”, “Salve”, “Alegre-se”, tudo é fórmula de saudação. “O Senhor está contigo”, manifestou uma união íntima entre Deus e Maria. Deus dotou Maria da graça divina, depois de Jesus é ela a mais santa, a mais perfeita, a mais digna. O anjo veio para preparar no coração e no seio de Maria a morada de Deus. Maria com o seu sim passou a ser a “Arca da Aliança”, começou a gerar em seu ventre puro, casto, o Salvador, o Filho de Deus.

Sabendo que em seu ventre estava o Messias prometido, que ela fora escolhida por Deus, não aproveitou do fato para ser orgulhosa, vaidosa, mas continuou a mesma pessoa simples, humilde, silenciosa, não se engrandeceu e nem saiu contando a todos que tinha sido escolhida para ser a mãe de Deus. Maria teve medo, ficou insegura, mas encorajada pelo Anjo, pela fé em Deus, aceitou, assumiu o compromisso até o fim de sua vida. Maria entendeu que o seu sim a colocava a serviço de Deus e da humanidade, mesmo sem compreender com clareza o que estava acontecendo.

Deus quis que uma mulher colaborasse bem de perto na redenção da humanidade, porque se por uma mulher, Eva, entrou o pecado na humanidade, por outra mulher escolhida por Deus, Maria, entrou a Salvação. O ser humano, o ser mais perfeito da criação, perdeu o estado de graça, a amizade de Deus. Jesus por intermédio de Maria veio habitar entre nós, para nos religar ao criador e nos trazer a Salvação. 

Deus perguntou à Maria e para nós também: “Posso entrar?”. Como? Se não conheço varão! Mas logo o anjo a tranquiliza com as palavras: “Para Deus nada é impossível!”. Continuamente Deus está nos pedindo uma abertura de coração para fazer sua morada em nós. Basta que aceitemos o seu amor, que façamos a nossa parte, que digamos o nosso “sim”, que Ele vem e se estabelece em nós.

O Senhor é educado, mesmo sendo o criador do ser humano Ele pede licença para entrar e espera nossa decisão.  Maria deixou Deus entrar, fazer morada nela, em nome de todos nós. Agora nós todos temos a mesma oportunidade de dizer o nosso “sim”, como Maria e como ela dizer com convicção: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”. Maria se fez serva e tornou-se a mãe do Filho de Deus e mãe da humanidade toda, mãe de todos nós que acolhemos Jesus, como o nosso Redentor.

Maria é mãe de todos os que aceitam a Palavra de Deus, de todos que acolhem Jesus como Salvador, como o Messias, o Servo Sofredor como disse o profeta Isaías, esperado por muitos séculos. Maria é mãe atenta a todos que acolhendo a Palavra e abrindo-se a ação do Espírito Santo, testemunham ao mundo, que Deus quer fazer morada no nosso coração e contar com nossa pequenez para continuar nascendo em todos que acolhem Jesus, o Salvador. “O Senhor quer estabelecer morada em nosso coração, em nossas famílias e em nossas comunidades. Para isso, é necessário que lhe abramos as portas, para que entre e faça parte da nossa vida. Deixando-nos transformar pelo seu amor e inebriar pela alegria desejada pelo anjo a Maria, seremos, nós também, portadores e testemunhas do mistério da encarnação.” (Pe Nilo Luza)

Esse texto nos leva a refletir que Deus entra na nossa vida, alegra-nos com a sua chegada, nos enche da sua graça e diz para nós que está sempre conosco.

Vamos todos os dias, dizer para o Senhor: sim, eu quero fazer a sua vontade, meu Deus, faça morada em mim!

 

Abraços em Cristo!

Maria de Lourdes

 

5 comentários:

  1. Linda e alegre reflexão sobre Deus, Maria e a todos nós seus filhos!
    Mensagem de esperança e fé para que continuemos amando-O e respeitando-O acima de todas as coisas e glorificando Maria por sua intersecção!!! Louvado seja!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  3. Aprendo muito sobre o evangelho com os textos da senhora. Deus abençoe muito a senhora que continue sendo esta pessoa iluminada.

    ResponderExcluir
  4. Um feliz e santo Natal para a senhora e família

    ResponderExcluir
  5. Amém! Obrigada! Deus abençoe vc e sua família! Um feliz E abençoado Natal !

    ResponderExcluir