.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

-E a graça de Deus estava com Ele-José Salviano

 

30 de Dezembro de 2020-Ano B

 

Evangelho  Lc 2,36-40



 

Evangelho

E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade;
E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.
E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.
E, quando acabaram de cumprir tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para a sua cidade de Nazaré.
E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.

Reflexão


O Menino Jesus, o mesmo que menino Deus, não era uma criança normal, mas sim, especial, no bom sentido de ser o próprio Deus encarnado e presente no meio daquela gente, no meio de nós. A graça de Deus estava com Ele o tempo todo.  Ele crescia forte e saudável, com uma sabedoria que assustava os seus próprios pais, muito embora eles já sabiam quem Ele era.

E eis que o semelhante atrai o semelhante. A profetisa Ana reconheceu o Menino Jesus, e avisou a todos os presentes ali no Templo, quem Ele era.

Isso também acontece conosco. Os maus se identificam com os maus. Quem está bêbado, percebe com facilidade outros bêbados, que embora disfarçam muito bem, para que ninguém perceba que beberam de novo, esses são detectados pelos “especialistas” do copo. Assim também, os santos se aproximam dos santos. Quem é puro, consegue ver a pureza do outro, da outra, quem é justo, percebe a justiça dos demais, quem é de Deus, consegue identificar todos os demais que também são de Deus.
Quem segue os ensinamentos do Evangelho, são pessoas facilmente perceptíveis pelos seus iguais. Pelos demais que assim como esses, vivem na presença de Deus.

Como exemplo, podemos citar o fato de que uma criança (que é pura e inocente) poder identificar, reconhecer, uma pessoa também pura. Uma mulher, ou um homem que vive a graça santificante, que está na amizade com Deus. É normal que uma criancinha  sorria para um homem puro (quase como ela) em algum lugar da vida. E os pais, logo todo cheios de ciúmes e cuidado, busca naquele momento, recolher, proteger aquela criança em seus braços.


Ana sentiu, percebeu, reconheceu o Menino Jesus! Sejamos como Ana. Santos, puros, profetas, e prontos para receber a Luz divina e refleti-la ao mundo. Na primeira Carta de São João 2,12-17, aprendemos verdades maravilhosas e muito úteis à nossa vida.
Aprendemos que os nossos pecados serão perdoados, se buscarmos Aquele que é desde o princípio, o nosso Salvador.
São João escreve aos, jovens, e para nós também. Precisamos, com a graça de Deus, vencer o Maligno, e suas enganações. Suas propostas mentirosas de riqueza, prazer e diversão, que no fundo, só nos prejudicam, nos levam para longe de Deus, e nos causam grandes danos e malefícios. A Palavra de Deus é que deve permanecer em nós, e a sua vivência é que nos faz vencer as artimanhas do Maligno. Não devemos amar o mundo e o que há nele.  Pois se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Se amamos o mundo e suas ilusões, acabamos afastados dos caminhos de Deus, e com isso só teremos sofrimentos, em vez de vida em abundância.
Porque tudo o que há no mundo não passa de paixões da natureza, concupiscência dos olhos,  ostentação da riqueza, e nada disso nos vem do Pai, mas sim,  do mundo. Ora, o mundo passa, esta vida passa, com toda sua concupiscência. Mas aquela e aquele que faz a vontade de Deus, esse permanece para sempre, pois será conduzido à avida eterna!
 
 

Tenha um bom dia. José Salviano

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir