.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

A revelação do mistério-Helena Serpa

 

20 DE DEZEMBRO DE 2020

 

4º DOMINGO DO ADVENTO

 

·        Cor Roxo

1ª Leitura - 2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16

 

Leitura do Segundo Livro de Samuel 7,1-5.8b-12.14a.16

1Tendo-se o rei Davi instalado já em sua casa e tendo-lhe o Senhor dado a paz, livrando-o de todos os seus inimigos, 2ele disse ao profeta Natã: 'Vê: eu resido num palácio de cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!' 3Natã respondeu ao rei: 'Vai e faze tudo o que diz o teu coração, pois o Senhor está contigo'. 4Mas, naquela mesma noite, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5'Vai dizer ao meu servo Davi: 'Assim fala o Senhor:
Porventura és tu que me construirás uma casa para eu habitar?
8bFui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fosses o chefe do meu povo, Israel. 9
Estive contigo em toda a parte por onde andaste, e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre como o dos homens mais famosos da terra. 10Vou preparar um lugar para o meu povo, Israel: eu o implantarei, de modo que possa morar lá sem jamais ser inquietado. Os homens violentos não tornarão a oprimi-lo
como outrora, 11no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. Concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos. E o Senhor te anuncia que te fará uma casa. 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. 14a
Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre'. Palavra do Senhor.

·         

Reflexão – “Deus proverá”

·         O rei Davi preocupava-se porque a Arca da Aliança estava alojada em uma tenda, enquanto ele morava num palácio de cedro. Por meio do profeta Samuel Deus o faz entender que é Ele é o Autor de todas as coisas e que seria por Sua providência e no momento oportuno, que o Seu templo seria edificado.   Assim, o Senhor foi muito claro quando fez ver a David que Ele é quem provê todas as coisas e que a Sua casa seria erguida de acordo com a Sua vontade e no tempo certo. Às vezes nós também temos a pretensão de fazer as coisas no lugar de Deus. As promessas de Deus são irrevogáveis, deste modo, devemos descansar no lugar em que Ele nos coloca e louvá-Lo por todas as coisas e pela Sua providência na nossa vida.  É Ele quem prepara um lugar para nós quando nos tira do pecado e nos concede uma vida tranquila e em paz. A Davi Ele prometeu uma casa e um reino estáveis. Jesus Cristo veio para confirmar as promessas do Pai para nós, descendentes de Davi, pela fé. A cada um de nós compete esperar com confiança e estar aberto para agir na hora certa.    Você acredita na providência de Deus ou só no que você mesmo (a) providencia? - Você tem deixado que o Senhor construa a Sua casa no seu coração? Você tem permitido isso? – Você espera confiante nas promessas do Senhor para si e os seus descendentes?

·         

Salmo - Sl 88,2-3.4-5.27.29 (R.2a)

 

R. Ao Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor! 

2Ao Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor,* 
de geração em geração eu cantarei vossa verdade!
3
Porque dissestes: 'O amor é garantido para sempre!'* 
E a vossa lealdade é tão firme como os céus. 
R.

'Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito,* 
e eu fiz um juramento a Davi, meu servido 
R.
5
Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem,* 
de geração em geração garantirei o teu reinado!' 
R.

27
Ele, então, me invocará: 'Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois 
meu Deus,* sois meu Rochedo onde encontro a salvação!`
29
Guardarei eternamente para ele a minha graça* 
e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel. 
R.

 

·        Reflexão - O amor de Deus é a nossa maior herança e é por isso, que precisamos nos apropriar deste bem precioso. A mesma aliança que Deus firmou com os homens da Bíblia, Ele o fez também conosco. Somos assim aliados (as) de Deus nos Seus projetos e nas Suas realizações. Somos Seus servidores (as) e somente seremos plenos de alegria se reconhecermos isto com cânticos de louvor e exaltação. Cantar o amor de Deus é motivar o nosso coração e a nossa alma para viver a felicidade aqui na terra.

 

2ª Leitura - Rm 16,25-27

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 16,25-27

Irmãos: 25Glória seja dada àquele que tem o poder de vos confirmar na fidelidade ao meu evangelho e à pregação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério mantido em sigilo desde sempre. 26Agora este mistério foi manifestado e, mediante as Escrituras proféticas, conforme determinação do Deus eterno,
foi levado ao conhecimento de todas as nações, para trazê-las à obediência da fé. 27
A ele, o único Deus, o sábio, por meio de Jesus Cristo, a glória, pelos séculos dos séculos. Amém!
Palavra do Senhor

·         

·        Reflexão - “a revelação do mistério”

·        Por meio de Jesus Cristo o mistério da Salvação foi revelado para toda a humanidade. Por isso, São Paulo dá glórias a Deus e confirma a fidelidade daqueles que pregam o Evangelho de Jesus Cristo. Este mistério é desvendado para nós na medida em que   nos aprofundamos no conhecimento da Palavra de Deus, primeiro, por meio dos profetas e depois pela Boa Nova de Jesus. Os profetas nos anunciaram a vinda do Salvador dos homens e o que as Escrituras profetizaram já aconteceu com a vinda do Messias.  A salvação é para todas as nações, no entanto, nós sabemos, que muitos e muitos povos ainda nem ouviram falar no Seu Nome. Para muitas pessoas, o mistério da encarnação e da redenção ainda não foi revelado. Cabe a nós, que já experimentamos o poder da Ressurreição de Jesus, obedientes à Palavra de Deus, dar conhecimento deste mistério a todos os que ainda não lhe tiveram acesso, para que assim eles possam também proclamar “a glória de Deus pelos séculos dos séculos. Amém!” - Você tem sido fiel na pregação e no testemunho do Evangelho de Jesus? - Como você o tem feito?  - Você fala da sua vida com Jesus para as pessoas? -  Você dá glórias a Deus por Jesus?

·   

·  Evangelho - Lc 1,26-38

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38

Naquele tempo: 26O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!'
29
Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe:
'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31
Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.
33
Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,
e o seu reino não terá fim'. 34
Maria perguntou ao anjo:
'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?'
35
O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês
daquela que era considerada estéril, 37
porque para Deus nada é impossível'. 38Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor;
faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação.

·         

·        Reflexão - “Maria, cheia de graças”

·        Mais uma vez, a liturgia nos apresenta o Evangelho da Anunciação de Maria. O anjo Gabriel foi o grande anunciador da Salvação que Deus veio dar ao homem e Maria, a cheia de graças, foi a escolhida para ser a detentora desta grande revelação de Deus. Por meio do anjo e por intermédio de Maria o Senhor nos dá recados que são para mensagens de ânimo, coragem e de confiança: “Alegra-te! “Não tenhas medo”! “Conceberás, e darás à luz, um filho, Jesus!”  “O Espírito Santo virá sobre ti!”  “Para Deus nada é impossível!”  Portanto, cada um de nós é também escolhido (a) para assumir a salvação do Senhor e alegrar-se com a manifestação do Espírito Santo que tem poder para fazer maravilhas no meio de nós. Hoje, o anjo Gabriel fala também para você: “Alegra-te, o Senhor está contigo”. “Não tenhas medo!”

·        - Pense nisso agora e responda a saudação do anjo que vem até você como mensageiro de Deus! - O que será que Deus pede a você hoje, por meio do anjo? Escreva no seu caderno de oração.

·         

 

 

 

2 comentários:

  1. Olá!
    No comentário à primeira Leitura, está escrito: por meio do profeta Samuel... não seria por meio do profeta Natã? Ou neste contexto está se referindo ao livro de 2 Samuel?

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir